São Paulo e Vasco jogam por embalo no Morumbi

São Paulo e Vasco ainda não ostentam campanhas firmes no Campeonato Brasileiro, mas contam com um desempenho que lhes permitem sonhar com a liderança.

São Paulo e Vasco ainda não ostentam campanhas firmes no Campeonato Brasileiro, mas contam com um desempenho que lhes permitem sonhar com a liderança. E o objetivo passa pelo confronto entre ambos às 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira, no Morumbi, quando os dois têm a chance de arrancar rumo à ponta.

Quem está mais perto são os cariocas. Com 20 pontos, a equipe de São Januário inicia a rodada em segundo lugar e, se vencer, pode roubar a primeira colocação do Atlético-MG, que tem dois pontos a menos. O Tricolor ainda precisa ir mais longe, já que não está nem na zona de classificação para a Libertadores: ocupa a quinta posição com os mesmos 16 pontos do Botafogo, atrás por ter saldo de gols menor.

Os anfitriões, porém, têm como trunfo exatamente o fator casa. O time conquistou todos os 12 pontos que disputou como mandante, e só sofreu um gol nos quatro jogos que realizou no Morumbi. E será a estreia do técnico Ney Franco e do zagueiro Rafael Toloi após decepcionarem no empate com o Palmeiras no domingo, na Arena Barueri – a equipe teve má atuação e o defensor cometeu pênalti defendido por Denis.

O foco, entretanto, está no complicado duelo desta quarta-feira, considerado confronto direto pela parte de cima da tabela. “O Vasco vem fazendo boas partidas, está lá em cima da tabela. Temos que tomar cuidado. Vamos estudar os pontos fortes da equipe deles para entrar em campo e anular os pontos positivos deles”, disse Denis.

Para anular as vantagens vascaínas, a aposta deve ser em Rodrigo Caio, já que Denilson terá que cumprir suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Ney Franco mal treinou a equipe, mas, como pede paciência, deve dar nova oportunidade ao meio-campo com Casemiro e Cícero pelos lados para levar a bola da defesa para Jadson.

A ordem é se recuperar após empatar mesmo com um a mais desde o início do segundo tempo contra o Palmeiras. “É um jogo chave, não podemos pensar em perder, ainda mais em casa contra um time que está na nossa frente. É um jogo difícil, contra um time que marca muito, mas tenho certeza de que teremos estádio cheio. O Vasco é um adversário bom para jogar e a vitória será importante para colarmos nos líderes”, falou Rhodolfo.

Já o Vasco, ciente de que a partida desta quarta-feira reserva fortes emoções para os dois lados, por conta da qualidade dos times e por se tratar de um clássico do futebol brasileiro, Cristóvão Borges, técnico do time carioca, não quer ver o elenco preocupado em assumir a liderança.

“Nossa preocupação neste momento é somar o máximo de pontos que conseguirmos, pois o Brasileiro está em uma fase para se fazer gordura em brigar em boas condições lá na frente. Nossa meta não é alcançar o primeiro lugar na rodada que vem, e sim ganhar do grande time do São Paulo para continuarmos no pelotão de frente”, analisou Cristóvão.

O treinador minimiza o fato de que sua equipe, em caso de vitória, vai assumir a ponta da tabela de classificação caso o Atlético-MG seja derrotado, no mesmo dia, pelo Internacional. Na visão dos jogadores vascaínos, é necessário encontrar a melhor estratégia para neutralizar os pontos fortes do rival.

“O São Paulo é muito forte no Morumbi, ainda mais por que a torcida joga junto. Temos que buscar um grande jogo se quisermos alcançar o resultado positivo, jogar de igual para igual, sem nos fecharmos na defesa e procurando o gol a todo o momento. Além disso, precisamos impor o nosso ritmo de jogo. Se deixarmos eles controlarem as ações, a partida vai se tornar ainda mais perigosa”, afirmou o goleiro Fernando Prass.

Para este jogo, o lateral direito Fagner, livre de dores no tornozelo direito, reaparece na vaga de Max, que volta a ser opção no banco de reservas. Em compensação, o meia Felipe, que foi advertido com o terceiro cartão amarelo diante dos goianos, cede seu lugar a Carlos Alberto. Por questões burocráticas, o zagueiro Renato Silva, o volante Fellipe Bastos e o atacante Eder Luis continuam desfalcando o Cruz-maltino.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X VASCO

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 18 de julho de 2012, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Rafael da Silva Alves (RS)
Assistentes adicionais: Edmundo Alves do Nascimento e José Acácio da Rocha (ambos de SC)

SÃO PAULO: Denis; Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Rodrigo Caio, Casemiro, Cícero e Jadson; Osvaldo e Luis Fabiano
Técnico: Ney Franco

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Douglas e Thiago Feltri; Nilton, Juninho Pernambucano, Carlos Alberto e Diego Souza; Wiliam Barbio e Alecsandro
Técnico: Cristóvão Borges

Comente

Veja também
Alef Manga, atacante do Coritiba
Gols e jogadas de Alef Manga, cogitado no Vasco

Confira gols e jogadas de Alef Manga, atacante do Coritiba, cogitado para reforçar o Vasco da Gama em 2023.

Evangelos Marinakis
Jornal inglês confirma que magnata grego negocia compra da SAF do Vasco

O Jornal inglês The Telegraph confirmou que o bilionário Evangelos Marinakis negocia para adquirir a SAF do Vasco.

Danilo é alvo do Vasco
Vasco negocia contratação de Danilo, da Juventus 

Danilo pode assinar pré-contrato com outro clube em janeiro e chegaria ao Vasco da Gama para jogar como zagueiro.

Rafael Paiva em jogo contra o Fortaleza
Rafael Paiva tem dúvida no setor ofensivo para enfrentar o Internacional

Rafael Paiva ainda não decidiu a escalação que mandará a campo contra o Internacional e Maxime Dominguez pode ganhar chance.

João Victor em jogo contra o Athletico-PR
João Victor volta ao time do Vasco contra o Internacional;  veja provável escalação

O zagueiro João Victor cumpriu suspensão por expulsão e reforçará o time do Vasco da Gama contra o Internacional.