Herói de título no Morumbi, Sorato vê Vasco atual parecido com time de

Sorato tinha 20 anos quando marcou o gol do título, na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, no dia 16 de dezembro de 1989, no Morumbi.

Um grupo que misturava experientes e jovens. Um time que construía vitórias importantes fora de casa. No fim, o título que encerrou um jejum de 15 anos celebrado numa decisão contra o São Paulo, no Morumbi. Nesta quarta-feira, o Vasco volta ao estádio para enfrentar um concorrente direto na luta pelo título e tem tudo para comprovar que aquele campo traz bons fluidos. Quem garante é Sorato, herói da conquista de quase 23 anos atrás, que traça algumas semelhanças entre o elenco comandado por Nelsinho Rosa e o liderado por Cristóvão Borges.

Sorato tinha 20 anos quando marcou o gol do título, na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, no dia 16 de dezembro de 1989, no Morumbi. A conquista em São Paulo foi, segundo ele, o símbolo de uma campanha marcada por boas atuações fora do Rio de Janeiro. Para o ex-atacante, este foi a diferença do Vasco de então e pode ser a vantagem do Vasco de agora, na busca pela quebra de um jejum de 12 anos sem uma taça do Campeonato Brasileiro.

– O que mais me marcou naquela campanha de 89 foi o nosso desempenho na reta final. Vencemos o Corinthians por 1 a 0 no Morumbi, com um gol meu, e fizemos 2 a 0 no Internacional em Porto Alegre, com dois gols do Bebeto. Tudo terminou com a vitória sobre o São Paulo fora de casa. Essa é uma característica parecida com o time atual. O grupo suporta bem a pressão e tem boas atuações longe de São Januário. Acho que é uma qualidade importante para quem quer ser campeão – avaliou Sorato.

Vasco leva a melhor em confrontos com o São Paulo no Morumbi

No time de 89, Sorato era um dos representantes da ala jovem de um grupo que mesclava novatos e experientes. Para ele, esse também é um fator importante para que o Vasco atual chegue longe na disputa do Brasileirão.

– Eu, William e Bismarck éramos alguns dos novatos daquela equipe, que também contava com os experientes Tita, Zé do Carmo, Acácio, Boiadeiro e Bebeto. O time atual do Vasco também tem essa mistura, que pode levar o grupo a mais uma conquista – analisou.

A edição de 2012 não tem uma decisão, como ocorreu em 1989. Mas se é verdade que numa competição de pontos corridos cada partida é uma decisão, o Vasco vai contar com um histórico importante para vencer aquele que é considerado um dos concorrentes diretos na disputa pelo título. Isso porque o Vasco supera o São Paulo nos duelos no Morumbi válidos pelo Brasileirão. Foram 18 partidas, com nove vitórias cruz-maltinas, cinco empates e quatro derrotas.

– Por mais que a competição esteja no início, todo jogo do Brasileiro é fundamental. E pelo fato de o São Paulo ser um concorrente direto, a importância da partida desta quarta só aumenta – frisou Sorato, que encerrou a carreira de jogador em 2009, aos 40 anos, e atualmente trabalha para iniciar a carreira de treinador.

globo esporte

Comente

Veja também
Alef Manga, atacante do Coritiba
Gols e jogadas de Alef Manga, cogitado no Vasco

Confira gols e jogadas de Alef Manga, atacante do Coritiba, cogitado para reforçar o Vasco da Gama em 2023.

Evangelos Marinakis
Jornal inglês confirma que magnata grego negocia compra da SAF do Vasco

O Jornal inglês The Telegraph confirmou que o bilionário Evangelos Marinakis negocia para adquirir a SAF do Vasco.

Danilo é alvo do Vasco
Vasco negocia contratação de Danilo, da Juventus 

Danilo pode assinar pré-contrato com outro clube em janeiro e chegaria ao Vasco da Gama para jogar como zagueiro.

Rafael Paiva em jogo contra o Fortaleza
Rafael Paiva tem dúvida no setor ofensivo para enfrentar o Internacional

Rafael Paiva ainda não decidiu a escalação que mandará a campo contra o Internacional e Maxime Dominguez pode ganhar chance.

João Victor em jogo contra o Athletico-PR
João Victor volta ao time do Vasco contra o Internacional;  veja provável escalação

O zagueiro João Victor cumpriu suspensão por expulsão e reforçará o time do Vasco da Gama contra o Internacional.