Opinião: o Vasco no caminho certo

O Vasco venceu mais uma rodada e vem acumulado a tal “gordura”, que certamente fará diferença na hora do “vamos ver” do Brasileirão.

Mais uma rodada se passou e o Vasco segue com 100% de aproveitamento. Com os 2 a 1 sobre o Bahia, o time da Colina vem fazendo o que importa num campeonato de pontos corridos: vencido e acumulado a tal “gordura”, que certamente fará diferença na hora do “vamos ver” do Brasileirão.

Estamos cumprindo nosso papel, já que a tabela nos deu uma favorecida nesse início de competição. Não apenas por termos adversários teoricamente menos complicados, mas por conta do momento pelo qual passam nossos oponentes. O Bahia ainda não tinha vencido depois de três rodadas e diante da sua torcida não poderia esperar o Vasco tomar as rédeas do jogo. E tentando jogar de igual para igual conosco, acabou nos cedendo os espaços que precisávamos para chegar à vitória.

Isso porque a vitória foi construída ainda no primeiro tempo. E foi rápido, já que antes dos 10 minutos abrimos o placar com uma cobrança de falta perfeita do Juninho. Sofrer um gol tão cedo obrigou os donos da casa a serem ainda mais ofensivos e consequentemente deixar mais espaços. O jogo franco só poderia nos favorecer e foi o que aconteceu. Apesar do Bahia ter tido algumas boas chances, chegávamos com perigo nos contra-ataques e levamos perigo com chutes de fora da área, uma cabeçada do Alecsandro na trave e uma e outra arrancada do Eder Luis e do Allan. E aos 30, após tiro de meta cobrado por Fernando Prass, Diego Souza e Alecsandro tabelaram em velocidade deixando o primeiro com espaço para invadir a área, driblar o zagueiro e marcar um golaço com um toque sutil.

Falcão mexeu na sua equipe no intervalo e o Bahia voltou cheio de atacantes e uma postura mais agressiva. O Vasco, numa atitude que já se tornou hábito, recuou um pouco sua marcação e deixou o tricolor dominar a partida. O domínio territorial do “Baea” levou nossos anfitriões a criar lances de perigos, obrigando Prass a trabalhar com mais frequência. Enquanto isso, o Vasco puxava contragolpes perigosos, mas que não se encaixaram como no primeiro tempo. A pressão baiana foi até o final, mas o Vasco conseguiu segurar a onda até os 49 minutos, quando o Bahia finalmente marcou o seu gol, num dos poucos contra-ataques que o Vasco se permitiu levar e com a ajuda de uma bateção de cabeça da nossa zaga. O gol foi o lance de decretou o fim da partida e a quarta vitória vascaína na competição.

Não foi um jogo terrível para os torcedores, mas o Vasco poderia ter vencido com mais tranquilidade se tivesse convertido alguma das chances claras de gol que teve no primeiro tempo ou se tivesse mais capricho nos vários contragolpes que teve no segundo. Obviamente, se também mantivéssemos a mesma marcação da primeira etapa na segunda, o Bahia não teria tanta facilidade. Ainda temos o que melhorar, mas o time tem mostrado personalidade e estamos no caminho certo. No fim das contas, isso tudo é menos importante diante do resultado. É como falamos desde a primeira rodada: se vencermos mais 34 rodadas por um gol de diferença, seremos campeões invictos.

***

Vale um comentário sobre o vídeo do post: deram bastante destaque ao suposto pênalti cometido pelo Rodolfo. Mas no segundo tempo houve um pênalti não marcado a favor do Vasco e não deram replay do lance nem na transmissão.

***

Uma galerinha mais afoita já se preocupou com a ausência do Fagner na partida de ontem. Temem que o lateral esteja de migué, para não completar os seis jogos pelo Vasco no Brasileiro e possa se transferir para outro clube.

Acho muito difícil que isso tenha qualquer procedência. Fagner tem contrato até o fim do ano e para que ele mude de clube não basta que ele não ultrapasse o número de jogos pelo Vasco: quem quiser contar com o lateral precisará pagar a rescisão contratual.

Se algum clube quiser pagar, paciência. Mas acho muito difícil que isso aconteça.

***

blog do torcedor

Comente

Veja também
Torcida do Vasco em São Januário no clássico contra o Botafogo
Torcida do Vasco esgota ingressos para jogo contra o Atlético-MG em 3 horas de venda

Apesar de instabilidade no site, torcida do Vasco da Gama esgota ingressos para o duelo decisivo contra o Atlético-MG em três horas.

Rafael Paiva durante jogo contra o Atlético-GO
Vasco conta com ‘fator Rafael Paiva’ para quebrar mais uma escrita na temporada

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva terá a missão de pôr fim a mais um tabu da equipe, desta vez contra o São Paulo.

Werley em ação pelo Vasco contra o Resende em 2019
Werley relembra passagem pelo Vasco e revela mágoa com saída

Aposentado do futebol, o ex-zagueiro Werley defendeu as cores do Vasco da Gama entre os anos de 2018 e 2020.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo discorda do esquema tático do Vasco, mas confia no trabalho de Rafael Paiva

Ex-atacante do Vasco da Gama, Edmundo sugeriu uma nova formação para a equipe de Rafael Paiva, mas não deixou de elogiar o treinador.

Léo em lance com Paulinho em Atlético-MG x Vasco
Atlético-MG monta operação especial para ter Paulinho contra o Vasco

Jogador revelado no Vasco da Gama, mas que hoje defende o Atlético-MG, Paulinho tem sofrido com lesões na temporada.