Jesualdo Ferreira: aposta arriscada no Vasco

Aos 66 anos, o técnico português Jesualdo Ferreira pode ser uma aposta arriscada do Vasco caso o negócio seja fechado.

Jesualdo Ferreira pode ser uma aposta arriscada do Vasco caso o negócio seja fechado. Acredito que a chance dele fracassar no Brasil é maior do que a de obter sucesso. Além da cobrança por resultados, o futebol brasileiro não costuma abraçar treinadores que não priorizam o ataque.

Aos 66 anos, o técnico português ganhou destaque ao comandar o Porto (POR) entre 2006 e 2010. Neste período, conquistou 5 títulos importantes (3x Liga Portuguesa e 2x Taça de Portugal). Apesar do domínio no país, a equipe não conseguiu grandes feitos em âmbito internacional.

Ao deixar Portugal, no fim de 2010, Jesualdo aventurou-se no futebol espanhol e fechou com Málaga (ESP). Apesar do alto investimento no clube, o treinador não conseguiu realizar um bom trabalho. Em busca de novos desafios, aceitou o convite de comandar o Panathinaikos (GRE).

Na Grécia, Jesualdo reencontrou o caminho das vitórias. Mas o futebol pragmático ainda era o mesmo dos tempos de Porto (quase sempre atuando com apenas um atacante isolado). Apesar de não ter conquistado um título, ele conseguiu classificar o time grego à Liga dos Campeões da próxima temporada.

Diferente dos compatriotas José Mourinho (Real Madrid) e Jorge Jesus (Benfica), Jesualdo não costuma armar os seus times de forma ofensiva. A sua principal característica tática é povoar o meia-campo. A estratégia ajuda a consolidar o time, mas acaba reduzindo o poder de ataque.

Guardadas as devidas proporções, Jesualdo lembra um pouco o Tite. No Timão, o treinador tem como grande trunfo a força no meio-campo. O ataque, por sua vez, acaba em segundo plano. Resultado? Vitórias apertadas por 1 a 0. Porém, a grande diferença é que o corintiano conseguiu encontro o ponto de equilibrio do time. Isso, claro, sem destacar o elenco qualificado e o apoio da diretoria também. Já na Colina, o português iria precisar de tempo, respaldo da conturbada diretoria e um elenco mais forte…

blog ora bolas

Comente

Veja também
Emerson Rodríguez comemorando gol contra o Athletico-PR
Vasco tem o 5º pior ataque do Brasileiro; veja opções e números dos atacantes

Com o 5º pior ataque do Brasileiro, o Vasco da Gama busca soluções para solucionar o problema, já quem tem baixas no setor.

Gabriel Pec celebra gol pelo Vasco
Gabriel Pec revela desejo de voltar ao Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Gabriel Pec tem sido um dos destaques do LA Galaxy, dos Estados Unidos.

Troféu da Copa do Brasil
Vasco tinha confiança em reverter datas das semis da Copa do Brasil

Decisão do STJD na última sexta-feira (11) manteve os jogos no fim de semana e frustrou os planos do Vasco da Gama.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Vaso não vence o São Paulo no Morumbi há 12 anos

Próximo adversário do Vasco da Gama no Brasileiro, São Paulo mantém tabu de mais de uma década contra o Cruzmaltino no Morumbi.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Desfalques no ataque do Vasco fazem Rafael Paiva buscar soluções no elenco 

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva quebra a cabeça para definir o setor ofensivo da equipe após baixas por lesões.