Vasco esquece Libertadores e vence a Portuguesa pelo Brasileirão

Sem mostrar um desempenho brilhante, o Vasco foi eficiente neste sábado e venceu a Lusa por 1 a 0, no Canindé, com um belo gol de bicicleta de Alecsandro.

Três dias após a eliminação na Copa Libertadores, o Vasco entrou em campo pela única competição que resta na temporada: o Campeonato Brasileiro. E a ideia era usar a partida contra a Portuguesa para afastar o abatimento pela queda no torneio continental. Sem mostrar um desempenho brilhante, a equipe carioca foi eficiente neste sábado e venceu a Lusa por 1 a 0, no Canindé, com um belo gol de bicicleta de Alecsandro.

Eliminado da Copa Libertadores – caiu nas quartas de final diante do Corinthians –, o Vasco tem apenas o Campeonato Brasileiro para salvar a temporada. Mesmo com todo o foco voltado para o nacional, o técnico Cristóvão Borges não conseguiu utilizar a força máxima. Dedé segue lesionado e ganhou a companhia de Thiago Feltri no departamento médico.

Felipe e Fabrício cumprem suspensão ainda referente ao Brasileirão de 2011. Romulo está com a seleção brasileira. Juninho não teria gostado da condição de reserva e o retorno de ônibus da delegação e voltou ao Rio de Janeiro na sexta-feira. Treinador e diretoria negam o fato e alegam cansaço do veterano jogador.

Sem peças importantes e com a recente queda na Libertadores na memória, o Vasco entrou em campo justamente para apagar a frustração diante de uma Portuguesa que também busca sua reconstrução. Na semana em que anunciou o goleiro Dida e o zagueiro André Luiz em um ‘pacotão’ de reforços, a Lusa foi atrás da primeira vitória no Brasileiro 2012.

E no gramado do Canindé, a Portuguesa tentou fazer valer seu mando de campo com um domínio inicial, mas sem criar chances claras de gol. O Vasco conseguiu escapar da marcação aos 21min. Fagner avançou pela direita, trombou com Raí e caiu. Mas o lateral cruzmaltino insistiu na jogada, levantou e cruzou na medida para Alecsandro acertar uma linda bicicleta e abrir o placar.

A Portuguesa sentiu o gol e abriu mais espaços para o Vasco, que chegou novamente com perigo aos 38min. Após triangulação com Éder Luis e Diego Souza, Alecsandro chutou à direita da meta de Glédson. Seis minutos depois, a Lusa respondeu: Boquita recebeu dentro da área e bateu forte e cruzado para defesa de Fernando Prass. 

Após um primeiro tempo sem muitos lances de perigo, a Portuguesa voltou acelerada na etapa final e criou duas boas chances em menos de seis minutos, com Henrique. O Vasco recuou e sofreu com as investidas dos donos da casa. O goleiro Glédson virou um espectador de luxo na partida. Aos 25min, Boquita acertou um belo voleio, mas a bola desviou na zaga cruzmaltina e saiu pela linha de fundo.

A defesa do Vasco continuou tendo trabalho, enquanto o setor ofensivo pouco fazia. Cristóvão Borges, então, colocou Carlos Alberto e Chaparro nos lugares de Diego Souza e Fellipe Bastos, respectivamente. As alterações não mudaram o panorama e a Portuguesa manteve a pressão, mas com poucas finalizações precisas. Os anfitriões até chegaram a balançar as redes com Rodriguinho, mas a arbitragem marcou impedimento na jogada. A pressão seguiu, mas o time carioca foi eficiente para manter os 100% de aproveitamento no Brasileirão.

uol

Comente

Veja também
Gabriel Pec celebra gol pelo Vasco
Gabriel Pec revela desejo de voltar ao Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Gabriel Pec tem sido um dos destaques do LA Galaxy, dos Estados Unidos.

Troféu da Copa do Brasil
Vasco tinha confiança em reverter datas das semis da Copa do Brasil

Decisão do STJD na última sexta-feira (11) manteve os jogos no fim de semana e frustrou os planos do Vasco da Gama.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Vaso não vence o São Paulo no Morumbi há 12 anos

Próximo adversário do Vasco da Gama no Brasileiro, São Paulo mantém tabu de mais de uma década contra o Cruzmaltino no Morumbi.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Desfalques no ataque do Vasco fazem Rafael Paiva buscar soluções no elenco 

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva quebra a cabeça para definir o setor ofensivo da equipe após baixas por lesões.

Léo Jacó comemora gol do título carioca sub-20 pelo Vasco
Carrasco de rivais, Léo Jacó cumpre profecia em título do Vasco sobre o Flamengo

Herói do título do Vasco da Gama contra o Flamengo, pelo Carioca Sub-20, o atacante Léo Jacó marcou o gol que garantiu a conquista.