Vasco aposta em ataque eficiente para superar o Corinthians

Vasco e Corinthians têm números que dão esperanças às suas torcidas. E que mostram, também, o poder dos dois postulantes à semifinal.

O empate sem gols em São Januário, no primeiro confronto das quartas de final da Libertadores, deixou o duelo entre Vasco e Corinthians aberto. O segundo jogo será no Pacaembu, na próxima quarta-feira, e quem vencer avança para a semifinal. Um novo 0 a 0 leva o duelo para os pênaltis, e empate com gols dá a classificação para os paulistas.

Em um confronto tão indefinido, as duas equipes têm bons motivos para acreditarem na classificação. Além de elencos fortes e de esquemas táticos bem definidos desde o Campeonato Brasileiro, os times têm números que dão esperanças às suas torcidas. E que mostram, também, o poder dos dois postulantes à semifinal.

Ataque (quase) infalível – A seu favor, o Vasco tem a eficiência do ataque neste ano. O empate de 0 a 0 em São Januário, na quarta-feira, foi o primeiro jogo em que o setor ofensivo do time passou em branco. Antes, foram 28 partidas oficiais com 53 gols marcados – uma média de 1,89 por jogo. Um índice que, se não é brilhante, mostra que os atacantes vascaínos têm marcado com frequência.

O ataque será importantíssimo para as ambições vascaínas no Pacaembu. Afinal, se os cariocas abrirem o placar, forçarão o Corinthians a marcar pelo menos duas vezes. E aí entra outro dado que dá esperança aos vascaínos: há mais de um ano o time não passa dois jogos consecutivos em branco. A última sequência aconteceu entre abril e maio do ano passado, com dois empates sem gols contra o Náutico, na Copa do Brasil, e para o Flamengo, no estadual.

Como uma espécie de antídoto contra o rival, o Corinthians tem a melhor defesa da Libertadores. O clube comandado por Tite tem apenas dois gols sofridos em todo o a Libertadores deste ano – foi vazado pelo Deportivo Táchira, na estreia, e pelo Nacional, também na fase de grupos.

Volta 100% – Se o Vasco tem a seu lado os números que mostram um ataque eficiente, o Corinthians mostra um retrospecto interessante para o tipo de confronto que fará com os cariocas. Embora não tenha uma história brilhante na Libertadores, o Corinthians nunca foi eliminado após empatar o jogo de ida fora de casa.

Em três ocasiões, o time do Parque São Jorge levou o placar de igualdade para seus domínios em fases de mata-mata. Nas três vezes, venceu diante de sua torcida, avançando à fase seguinte.

O primeiro exemplo aconteceu nas oitavas de final contra o Jorge Wilsterman, em 1999. Depois de empatar por 1 a 1 na Bolívia, o Corinthians goleou por 5 a 2 no Pacaembu. No ano seguinte, nas quartas, novo empate por 1 a 1 fora de casa, contra o Atlético-MG, seguido de classificação no Morumbi, com vitória por 2 a 1.

O terceiro e último exemplo do retrospecto impecável do Corinthians neste cenário é recente: no começo do mês, o clube empatou fora de casa com o Emelec. No Pacaembu, apesar de levar sustos no início, venceu por 3 a 0, garantindo uma vaga nas quartas de final.

espn

Comente

Veja também
Vasco é bicampeão Carioca Sub-20
Sub-20 do Vasco está recheado de bons jogadores; veja a lista

Bicampeão do Carioca Sub-20, o Vasco da Gama está recheado de novos talentos nas categorias de base. Confira a lista.

Romário comemorando gol contra o São Paulo em 2001
Vasco 7 x 1 São Paulo: os lances da ‘alemanhada vascaína’ contra o Tricolor

Vasco da Gama x São Paulo se enfrentam pelo Brasileiro 2024 e goleada de 2001 volta à nota; veja e relembre os lances do 7×1.

Rayan é convocado para a Seleção Brasileira Sub-20
Clubes interessados em Rayan, joia do Vasco

Joia das categorias de base do Vasco da Gama, Rayan está na mira de vários clubes da Europa. Confira os interessados.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
É hoje! Vasco enfrenta o São Paulo às 21:45 no Brinco de Ouro

O Vasco da Gama enfrenta o São Paulo nesta quarta-feira, no Brinco de Ouro, em Campinas, pela 30ª rodada do Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico interino do Vasco
Escalação do Vasco para o jogo contra o São Paulo

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o São Paulo, nesta quarta-feira, pela 30ª rodada do Brasileiro.