O Vasco decidiu todas as competições disputadas ultimamente

Em um ano, O Vasco da Gama chegou as fases decisivas de todas as competições, e neste domingo decidirá a final da Taça Rio.

Palavras, gestos e atitude. Esse é o segredo do sucesso do Vasco de Cristóvão Borges, que mais uma vez está em uma decisão de turno do Campeonato Carioca.

– Estamos chegando perto e se continuarmos assim, vamos ser campeões – disse ele aos jogadores.

Desde que era auxiliar de Ricardo Gomes, Cristovão vê o Vasco candidato ao título em todas as competições que disputa.

A vaga na final da Taça Rio é apenas mais um capítulo. A rotina de decisões da dupla Ricardo/Cristovão começou ano passado, também no segundo turno do Carioca. Com derrota nos pênaltis para o Flamengo.

Não demorou para o trabalho ser coroado. Ricardo Gomes, auxiliado por Cristovão, comandou o time no título da Copa do Brasil, que tirou o grito de campeão engasgado na garganta da torcida. Com Cristovão, o Vasco foi vice no Brasileiro, chegou na semifinal da Copa Sul-Americana e na decisão da Taça Guanabara.

Cristovão havia admitido que não planejava assumir o comando de um time profissional. Mas após o AVC de Ricardo Gomes reviu seus conceitos e mudou os planos.

– Não fiz previsões quando assumi o cargo. O objetivo era de cumprir uma missão. Era importante que o Vasco continuasse no mesmo caminho. Recebi e recebo o apoio para que isso aconteça. Quem me trouxe e me sustenta no comando do Vasco é o grupo – disse Cristovão, em referência ao ex-técnico Ricardo Gomes e aos jogadores cruz-maltinos.

‘Pouco para o título’

Com um dos melhores retrospectos entre os principais treinadores do país, Cristovão vislumbra a primeira conquista como treinador.

Em oito meses, foram poucas as tensões vividas em São Januário. O ambiente e a proximidade que o ex-auxiliar tem dos atletas resulta em bons resultados no campo.

– Temos uma relação muito próxima. Admiro muito ele. É um treinador excelente. Pelo que está fazendo, tem tudo para despontar como grande treinador. São pessoas excepcionais (lembrando de Ricardo Gomes) – disse o maestro Felipe.

Para, enfim, voltar a conquistar o caneco, Cristovão sabe que detalhes separam o título do time.

– O Vasco vem mantendo uma regularidade. Está sempre no topo. Para ser campeão ainda falta alguma coisa, mas não é muito. Falta pouco para ser campeão – afirmou.

Elenco completo faz a diferença em 2012

Ao assumir o cargo de treinador no ‘susto’, Cristovão Borges contava com um elenco enxuto, mas com um bom time titular.

Para fazer um bom papel no Brasileiro e na Sul-Americana, a comissão técnica implantou um rodízio com seus principais jogadores, num trabalho de parceria com preparadores e fisiologistas do clube.

A prática foi mantida nesta temporada. O comandante contou com o retorno de peças importantes, como Eder Luis e Rômulo, e a volta de Carlos Alberto. O resultado é a boa campanha na Copa Santander Libertadores e no Carioca.

– Isso faz muita diferença e é muito bom. Na pré-temporada, me queixava de não poder contar com alguns jogadores ou ter outras opções. Agora tenho uma dor de cabeça para montar o time. Este jogo (contra o Flamengo) foi um exemplo disso. O banco garantiu a vitória – analisou o treinador cruz-maltino.

Contra o Flamengo, Allan, Carlos Alberto e Nilton foram utilizados. Além deles, Juninho estava à disposição e não foi utilizado.

lancenet

Comente

Veja também
Lucas Eduardo do Sub-20 do Vasco
Lucas Eduardo projeta final do Carioca Sub-20 contra o Flamengo

O volante Lucas Eduardo destacou que o jogo será difícil, mesmo disputando em São Januário, mas mira vitória do Vasco.

Torcida do Vasco em São Januário
Torcida do Vasco planeja festa inspirada nos anos 90 para jogo na Copa do Brasil

A torcida organizada do Vasco prepara grande festa para o jogo contra o Atlético-MG e a vaquinha já ultrapassou R$ 60 mil.

Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.