Éder Luís prova a sua importância ao Vasco

Éder Luís voltou a mostrar por que o Vasco brigou pela renovação de empréstimo com o Benfica ano passado e agora tentará tê-lo em definitivo.

A pouco mais de dois meses de encerrar seu contrato com o Vasco, Éder Luís voltou a mostrar por que o clube brigou pela renovação de empréstimo com o Benfica ano passado e agora tentará tê-lo em definitivo. O poder de decisão e a característica praticamente única no elenco o tornaram imprescindível na campanha do título da Copa do Brasil.

Recuperando a melhor forma nas últimas partidas, o desempenho do atacante é animador. Os números, pelo menos, trazem um início de temporada até melhor do que o de outros anos. Foram apenas 11 jogos, metade do que o Vasco disputou, e quatro gols marcados. Em 2011, o atacante participou de quase toda a temporada, presente em 61 partidas. E balançou as redes pouco mais que o dobro da marca atual, com nove.

Faro de artilheiro não é o forte de Éder. A velocidade, que abre espaços para os gols dos companheiros, é que o faz especial no time. Mas os quase quatro meses fora dos gramados por causa da cirurgia no pé direito cobraram seu preço. Na volta à equipe, em março, o receio e a falta de ritmo eram evidentes. A vontade era a de sempre . Mas só aos poucos conseguiu colocar tudo em prática.

— Vai melhorando. Isso não tem como. Nesses jogos decisivos, a motivação é outra. Eu fico feliz de mais uma vez estar ajudando e ter feito esse gol. Pelo Atlético-MG eu já tinha feito, pelo São Paulo também. Só faltava pelo Vasco. Agora é dar sequência, aproveitar esse bom momento que eu e a equipe estamos vivendo agora — disse o atacante, referindo-se ao fato de não marcar em clássicos.

Efeito suspensivo válido

Para comprá-lo, no entanto, o Vasco terá de desembolsar um dinheiro que, no momento, o clube não tem. Porém a diretoria afirma que buscará recursos a fim de deter os direitos econômicos do jogador definitivamente. Na mesma situação está o volante Fellipe Bastos. O contrato de empréstimo de ambos acaba no dia 30 de junho, quatro dias antes do jogo final da Libertadores.

Este assunto Éder deixa nas mãos do clube. Só reforça o quanto quer ficar e que o que tem produzido em campo é reflexo desse desejo. Sem querer antecipar os dois meses que lhe restam, prefere viver o momento. No caso, o Botafogo. Time invicto na Taça Rio e que já derrotou o Vasco no segundo turno. A ótima atuação contra o Flamengo não dá garantia de nada, muito menos de favoritismo. Mas o bom momento vivido pela equipe pode fazer diferença sim.

— Acredito que a gente está em um bom caminho, mas favoritismo, não temos, não. O Botafogo tem uma equipe boa, tem um elenco bom. Já jogamos com eles este ano. Tivemos dificuldades e até perdemos o jogo. É um time ofensivo, que tem bons jogadores para decidir. Ainda mais agora, com o Loco Abreu voltando bem. Assim como eles estão bem, o Vasco também está bem. Por isso, pode ter certeza de que será uma final bem jogada — afirmou.

Na final, o Vasco também contará com todos os jogadores. O julgamento do recurso pedido pelo Vasco não está na pauta da semana do Tribunal de Justiça desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). Assim, Rodolfo, Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Rômulo, que foram punidos de seis a oito jogos de suspensão no primeiro julgamento, continuam sob efeito suspensivo.

o globo

Comente

Veja também
Lucas Eduardo do Sub-20 do Vasco
Lucas Eduardo projeta final do Carioca Sub-20 contra o Flamengo

O volante Lucas Eduardo destacou que o jogo será difícil, mesmo disputando em São Januário, mas mira vitória do Vasco.

Torcida do Vasco em São Januário
Torcida do Vasco planeja festa inspirada nos anos 90 para jogo na Copa do Brasil

A torcida organizada do Vasco prepara grande festa para o jogo contra o Atlético-MG e a vaquinha já ultrapassou R$ 60 mil.

Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.