Vasco mostra sua força com vários heróis nos momentos decisivos

Felipe eliminou o Flamengo e dividiu o mérito com os companheiros, citando a importância de cada um ao longo das duas últimas temporadas.

A declaração de Felipe dando conta que o Vasco é um time sem craques, e que a força está no conjunto , pode ser evidenciada nas campanhas recentes do time cruzmaltino. Domingo, na vitória de 3 a 2 sobre o Flamengo , o meia balançou a rede duas vezes. Assediado, dividiu o mérito com os companheiros, citando a importância de cada um ao longo das duas últimas temporadas. A julgar pelos resultados mais expressivos, o camisa 6 tem razão.

Durante boa parte da temporada de 2011, a grande arma vascaína vinha do banco de reservas. O então xodó Bernardo , hoje no Santos , tentou sem sucesso se firmar como titular da equipe, mas nas vezes em que entrava dava conta do recado. Marcou 18 gols em 57 partidas, sendo o último o que quase mudou a história do Campeonato Brasileiro , contra o Fluminense , na penúltima rodada – o Corinthians já comemorava o título antecipado quando o meia virou a partida para 2 a 1 nos minutos finais.

As peripécias do meia, no entanto, custaram sua permanência em São Januário. Afastado e posteriormente negociado com o clube da Vila Belmiro, a farra de gols passou a ser responsabilidade de Alecsandro. Se em 2011 o atacante marcou apenas 13 vezes, este ano ele mudou as características. Jogo fixo na área e já mandou 15 bolas para a rede em 22 compromissos.

Alecsandro, aliás, foi um dos responsáveis pela inédita conquista da Copa do Brasil , em junho passado, diante do Coritiba. Artilheiro da competição com cinco gols, marcou no Rio e na capital paranaense: 1 a 0 e 3 a 2 . Além dele, Eder Luis foi decisivo na reta final do torneio nacional, junto com Diego Souza . O camisa 10, inclusive, foi o vice-artilheiro do time na temporada passada, com apenas um gol a menos que Bernardo.

Diego alternou boas e más atuações, mas quando esteve bem encantou o técnico Mano Menezes, que o levou de volta para a seleção brasileira – que não acontecia desde 2009, sob o comando de Dunga.

Há ainda jogadores importantes para o elenco, como Fernando Prass; Fágner, em grande fase nos cruzamentos e assistências; Fellipe Bastos, cinco gols em dois meses . Juninho Pernambucano, nas bolas paradas, ainda é perigoso. Após quase três meses fora de combate por contusão, Rômulo vem se destacando novamente. Contra o Nova Iguaçu, marcou um gol e deu passe para os dois de Alecsandro .

E, claro, o grande ídolo hoje do Vasco o zagueiro Dedé . O jogador já superou em prestígio atualmente no clube e no coração da torcida os mais experientes Felipe e Juninho. É nome certo na lista de Mano Menezes e constantemente assediado pelo futebol europeu. Dedé já é o zagueiro que mais gols marcou na história do Vasco desde a era profissional. Foram 15 até aqui, sendo 12 deles em 2011 (um este ano e dois em 2010), marca que impressiona por se tratar de um defensor. Vale lembrar que o atacante Alecsandro fez apenas um a mais que ele.

ig

Comente

Veja também
Lucas Eduardo do Sub-20 do Vasco
Lucas Eduardo projeta final do Carioca Sub-20 contra o Flamengo

O volante Lucas Eduardo destacou que o jogo será difícil, mesmo disputando em São Januário, mas mira vitória do Vasco.

Torcida do Vasco em São Januário
Torcida do Vasco planeja festa inspirada nos anos 90 para jogo na Copa do Brasil

A torcida organizada do Vasco prepara grande festa para o jogo contra o Atlético-MG e a vaquinha já ultrapassou R$ 60 mil.

Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.