Promotora: clubes acham que fazem favor a jovens da base

A promotora Ana Cristina Macedo criticou duramente o tratamento dado pelas agremiações aos adolescentes que sonham com uma carreira profissional no futebol.

O Ministério Público do Rio de Janeiro confirmou, na última quarta-feira, o indiciamento do Vasco em função de diversas inadequações detectadas em suas categorias de base. Após quase um ano de investigação, o órgão decidiu fechar o centro de treinamento de Itaguaí, onde morreu o jovem Wendel Silva em fevereiro e impôs ao clube uma série de exigências para melhorar instalações, transporte e alimentação oferecidos aos jovens atletas que acolhe.

A promotora Ana Cristina Macedo criticou duramente o tratamento dado pelas agremiações aos adolescentes que sonham com uma carreira profissional no futebol.

A mentalidade dos clubes é a seguinte: “Nós estamos fazendo um favor aos adolescentes, então nós podemos fazer o que nós quisermos com esses adolescentes”. É uma mentalidade futebolística que não serve para a infância. Se o clube aceita que aquele adolescente esteja ali, ele vai ter que proporcionar a ele tudo o que ele teria em sua casa. Eles (clubes) têm muita dificuldade em entender isso – disse no “SporTV News”.

Ana Cristina Macedo ainda ressaltou o papel dos pais dos atletas que ingressam em categorias de base. Segundo a promotora, nem todos estão cientes da forma como os filhos são tratados.

– Por outro lado, também tem a resistência dos pais. Eu tive que abordar uma mãe em uma das inspeções, pedi para conversar com ela, expliquei qual era o papel do MP, que nós éramos promotores da infância e adolescência, que estávamos ali para exigir a segurança daquele espaço. Essa mãe se recusou a falar comigo e arrancou com o carro e me deixou na poeira do CT.

O Vasco, caso descumpra o determinado pelo MP, corre o risco de pagar multas de R$ 30 mil. A escola Vasco da Gama, que funciona dentro de São Januário, também está na mira da Justiça. A investigação do Ministério Público, inclusive, já se estende a Flamengo, Fluminense e Botafogo. No Rubro-Negro, foram detectados problemas no Ninho do Urubu.

globo esporte

Comente

Veja também
Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.

Vasco x Atlético-MG na Arena MRV
CBF define árbitro do 2º jogo entre Vasco e Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil

Vasco e Atlético-MG se enfrentam no dia 19, às 18h30min, em São Januário, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Banda Living Colour ganha camisas do Vasco
Membros da banda Living Colour ganham camisas do Vasco

Conhecida por romper barreiras no rock and roll e ter todos os integrantes negros, a banda Living Colour ganha camisa do Vasco da Gama.