Vasco troca jogo do gramado pelo do ‘tapetão’ em julgamento nesta quar

A partir das 15h desta quarta, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro vai julgar os cinco jogadores citados na súmula do árbitro Wagner dos Santos Rosa.

O Vasco vai entrar em campo nesta quarta-feira para uma importante partida. Mas em vez do gramado, o palco será o tapetão. A partir das 15h, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) vai julgar os cinco jogadores citados na súmula do árbitro Wagner dos Santos Rosa após a derrota por 2 a 1 para o Flamengo, no dia 7 de abril. O risco de suspensão de Rodolfo, Fágner, Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Diego Souza afeta a escalação da equipe para o reencontro com o rival, neste domingo, desta vez pela semifinal da Taça Rio.

Após o último clássico, os jogadores do Vasco contestaram a atuação do árbitro, reclamando de um pênalti e de algumas faltas não marcadas durante a partida. Na súmula, o juiz relatou supostos xingamentos e tentativas de agressão por parte de atletas cruz-maltinos. Além disso, o presidente Roberto Dinamite queixou-se da atuação de Wagner Santos Rosa. Baseado na súmula, o TJD-RJ denunciou os cinco vascaínos da seguinte maneira, tendo como base o Código Brasileiro de Justiça Desportiva:

Rodolfo e Eduardo Costa: Praticar agressão física (suspensão de no mínimo 180 dias) e ofensas (quatro a seis jogos de suspensão, mais multa).

Fagner e Fellipe Bastos: Praticar agressão física e invasão do gramado (um a três jogos de suspensão).

Diego Souza: Praticar agressão física.

Roberto Dinamite e o diretor de futebol Daniel Freitas também foram indiciados pelas declarações dadas após a partida. Os dois vão responder por ofensas, podendo ser punidos com 15 a 90 dias de suspensão, mais multa. O Vasco também foi denunciado por deixar de tomar providências para prevenir a desordem. A pena prevista é de multa de R$ 100 a R$ 100 mil, mas como o fato foi considerado grave, corre o risco de perder de um a dez mandos de campo.

Desde o momento em que a súmula foi publicada no site oficial da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), houve grande controvérsia em relação à atitude de Wagner dos Santos Rosa. O próprio presidente da Ferj garantiu que os jogadores citados não foram expulsos, embora o advogado do árbitro tenha dito o contrário. Por isso, o Vasco decidiu não escalar Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Rodolfo na partida contra o Nova Iguaçu, no último domingo, temendo perda de pontos no futuro. Fagner e Diego Souza cumpriram suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.

Em meio a isso, houve polêmica em relação a uma susposta adulteração na súmula do clássico. As letras “V” (que significariam cartão vermelho) anotadas ao lado dos jogadores do Vasco citados na descrição do árbitro foram apagadas com tinta corretiva. Em comunicado oficial, a Ferj informou que a anotação tratou-se de um rascunho de um funcionário que teriam interpretado erradamente a expulsão dos jogadores, mas que foi apagado depois de a entidade confirmar que os atletas não receberam o cartão vermelho.

globo esporte

Comente

Veja também
Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.

Vasco x Atlético-MG na Arena MRV
CBF define árbitro do 2º jogo entre Vasco e Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil

Vasco e Atlético-MG se enfrentam no dia 19, às 18h30min, em São Januário, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Banda Living Colour ganha camisas do Vasco
Membros da banda Living Colour ganham camisas do Vasco

Conhecida por romper barreiras no rock and roll e ter todos os integrantes negros, a banda Living Colour ganha camisa do Vasco da Gama.