Allan se inspira nos experientes colegas Juninho e Felipe
Allan exalta evolução ao lado de companheiros de renome no meio-campo, como o próprio Juninho e Felipe.
Destaque na vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o Libertad, na última quarta-feira, Allan vem aos poucos achando o seu espaço no elenco do Cruzmaltino. Na partida, o volante entrou ao lado de Juninho Pernambucano, no segundo tempo, e impôs velocidade e qualidade à troca de passes da equipe. Aos 21 anos, ele admite que aos poucos vai deixando de lado o estilo ‘peladeiro’, marcado primordialmente pela rapidez em campo, e passa a lapidar o seu perfil técnico. Para isso, o jogador aposta na influência de companheiros de renome no meio-campo, como o próprio Juninho e Felipe.
– Minha infância foi jogando futebol na rua, passava o dia jogando futebol, que era o que eu mais gostava. Jogava na quadra, na areia. Onde tinha bola eu estava jogando. Isso me ajudou a ser veloz, a amadurecer mais rápido. Minha técnica, por outro lado, acaba se desenvolvendo melhor com os companheiros que eu tenho dentro do campo, isso ajuda muito a me aperfeiçoar. Tenho melhorado e espero melhorar cada vez mais – disse o jogador, revelado pelo Vasco em 2009.
Na partida contra o Libertad, Allan disse que o técnico Cristóvão Borges o colocou no lugar de Éder Luis para dar movimentação ao meio-campo. Eficiente nos passes, o volante acabou contribuindo no setor ofensivo e deu a assistência do segundo gol do Vasco, marcado por Alecsandro.
O mapa de calor preparado pela TV Globo indicou que o jogador também teve participação no sistema defensivo, com movimentação nos dois lados do campo.
– Ele (Cristovão) me pediu para eu não ficar muito pela lateral, que é onde eles estavam marcando bem. Pediu para eu jogar mais nas costas dos volantes deles, atrás da linha de quatro deles, para fazer tabelas curtas ou jogadas individuais, desequilibrando a defesa deles e fazendo gols – explicou.
Campeão mundial pela Seleção Brasileira Sub-20, em 2011, Allan espera que a boa atuação contra o Libertad contribua para a sua presença na equipe que vai disputar os Jogos Olímpicos de Londres, a partir de julho. Presente na pré-lista de convocados do técnico Mano Menezes, o volante afirmou que se surpreendeu ao descobrir que o treinador estava em São Januário, na última quarta, para acompanhar o desempenho dele, além de Dedé, Fágner e Rómulo, também cotados para integrar a Seleção Olímpica.
– Fiquei sabendo depois do jogo que o Mano estava lá. Depois, entrei na internet para ver os atletas pré-selecionados na lista. Espero que sim, que eu esteja podendo mostrar o meu trabalho, com boas atuações pelo Vasco, para que o meu nome possa permanecer na lista até o final – disse.
Allan reafirmou que sua posição ideal é a de volante, mas não descartou a possibilidade de voltar a ser aproveitado de outras formas. Em 2011, o jogador chegou a atuar como lateral-direto para substituir Fágner, então machucado. Neste ano, já entrou em campo seis vezes e marcou um gol.
– Acho que minha posição principal é como volante, na qual eu sempre joguei desde as categorias de base. Mas o importante é estar jogando, seja na lateral, no meio-campo, estou para ajudar. Mas a posição que eu prefiro jogar é a de volante.
O Vasco volta a campo no domingo, contra o Resende, às 16h, em São Januário. O jogo é válido pela 5º rodada da Taça Rio.
globo esporte
Veja como ganhar um Celular Oficial do Vasco