Cristóvão Borges se surpreende com invencibilidade em clássicos

Cristóvão venceu dois clássicos e manteve o Trem-Bala no rumo de uma taça que não conquista desde 2003.

Agora quase ninguém lembra, mas há apenas 17 dias Cristóvão saía de São Januário debaixo de vaias e escutando gritos de ‘burro’ dos torcedores. O Vasco havia perdido para o Nacional na estreia da Copa Libertadores e as críticas se deviam ao fato de o treinador não ter colocado Bernardo em campo. E o tempo fez com que o garoto fosse afastado do elenco, enquanto o treinador venceu dois clássicos e manteve o Trem-Bala no rumo de uma taça que não conquista desde 2003.

Seria a primeira como treinador de Cristóvão, que substituiu Ricardo Gomes no fim de agosto e, seis meses depois, tem ótimo aproveitamento no Vasco. Foram 34 jogos, 18 vitórias, 8 empates e 8 derrotas, com aproveitamento de 60,7% — um pouco menor do que o de Ricardo, com 66% (44 jogos, 25 vitórias, 13 empates e apenas seis derrotas).

Mas o desempenho de Cristóvão é melhor em clássicos estaduais, onde defende a invencibilidade de cinco jogos: quatro vitórias e um empate. Ricardo comandou o Vasco em seis jogos, com apenas uma vitória, quatro empates e uma derrota.

— Eu nunca parei para pensar nessa invencibilidade em clássicos, mas tem a ver com os clássicos que, por si só, já são motivadores. Isso a gente precisa aproveitar e passar para eles, com palestras, na preparação. Colocá-los com consciência disso — afirmou Cristóvão.

Não é só assim que o auxiliar de Ricardo conquistou vitórias e o respeito de muita gente — assim como o troféu de melhor treinador do Brasileiro 2011. A cada clássico, Cristóvão mexe em alguma posição ou até mesmo no esquema do time.

No turno, Chaparro foi titular contra o Fluminense; Fellipe Bastos voltou ao time no último domingo contra o Flamengo; e até Felipe e Juninho atuaram juntos em outra vitória sobre o Tricolor, mas no Brasileiro.

— O Cristóvão é muito inteligente. Ele vê qual o melhor jogador e muda de acordo com as partidas. O grupo já se conhece, sabe como cada um joga. Isso ajuda também — aprovou Dedé.

Fato é que desde o início do que ele chama de “grande missão” e “desafio”, há exatos 178 dias, Cristóvão deixa Ricardo orgulhoso.

extra online

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Orellano em campo pelo Cincinnati
Saiba quais jogadores emprestados pelo Vasco podem retornar ao Clube em 2025

Vasco da Gama conta com 12 jogadores que estão defendendo as cores de outros times espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Torcida do Vasco em São Januário no clássico contra o Botafogo
Reta final! Confira os últimos jogos do Vasco em São Januário antes da reforma

Previsão do Vasco da Gama é poder iniciar as obras de revitalização em São Januário imediatamente após o fim do Campeonato Brasileiro.

Sforza e Cocão disputam posição no Vasco
Sforza ou Cocão? Veja números dos volantes que brigam por vaga no Vasco

Jovens meias do Vasco da Gama, Sforza e Mateus Cocão tem se revesado no time titular comandado por Rafael Paiva.

Léo em lance com Paulinho em Atlético-MG x Vasco
Sem vencer há 6 jogos, Vasco vive maior jejum de vitórias na temporada

A última vitória do Vasco da Gama aconteceu no início de setembro, quando o Cruzmaltino venceu o Vitória por 1×0.

Estádio de São Januário, a casa do Vasco
Presidente do Conselho Fiscal do Vasco explica ‘reservas’ da aprovação de contas de 2023

João Marcos Amorim, falou sobre a “aprovação com reservas” das contas de 2023, último ano de gestão do ex-presidente Jorge Salgado.