Cristóvão Borges comenta o fim do jejum do Vasco

Para Cristóvão Borges, a vitória de virada dá moral os jogadores para a sequência da temporada.

A vitória de 2 a 1 do Vasco no clássico desta quarta-feira contra o Flamengo, pela semifinal da Taça Guanabara, interrompeu uma sequência de triunfos do clube da Gávea, que se consolidou nos últimos 15 anos como grande vencedor do Campeonato Carioca. A partida, marcada pelo incrível gol perdido pelo atacante Deivid, também ajuda a romper a fama de freguês e vice-campeão do Vasco para o rival.

De todos os jogos decisivos disputados pelos rivais desde 1997, o time de São Januário só levou a melhor em três: no confronto pela semifinal do Brasileiro de 97, com o “chocolate” de Edmundo na vitória por 4 a 1; na final da Taça Guanabara de 2000, com outra goleada por 5 a 1 e grande atuação de Romário; e agora na semifinal da Taça Guanabara de 2012, por 2 a 1.

O Flamengo venceu todas as demais decisões, conquistando cinco títulos estaduais (contando o Carioca de 2011, quando o clube garantiu a taça ao bater o Vasco na final da Taça Rio) e uma Copa do Brasil em cima do maior rival. Foi neste período que a marca de ‘vice-campeão’ foi estampada no time de São Januário, apesar do Flamengo ter perdido mais decisões estaduais na história, tendo sido derrotado em 30 finais, contra 23 do Vasco.

O técnico Cristóvão Borges comentou o fim do jejum. Apesar de minimizar tabus e retrospectos, o treinador admitiu que o rival estava ‘engasgado’. Para o comandante vascaíno, a vitória de virada dá moral os jogadores para a sequência da temporada.

“É um jogo onde são colocadas estatísticas, resultados, e Flamengo x Vasco tem um monte de coisas. Essa história de que o Vasco é vice, não ganha clássico. E nossa torcida estava incomodada com isso. Temos outra visão, não entramos nessa coisa de torcedor, mas já faz um tempo que eles ouvem isso e ficamos incomodados pela torcida. É uma felicidade quebrar isso, pois sabemos que os vascaínos estão achando maravilhoso”, disse Cristóvão.

Não bastasse o retrospecto nos últimos 15 anos, o Vasco também conseguiu encerrar um jejum recente, no qual o Flamengo poderia, se tivesse vencido a semifinal, chegar perto de igualar sua maior série invicta diante do rival, que é de 10 jogos. O time de São Januário já não vencia o Flamengo há oito partidas. A última vitória aconteceu em março de 2009, pela fase de grupos da Taça Rio, por 2 a 0. Desde então, foram oito jogos, com três vitórias do Flamengo e cinco empates.

ig

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Veja os 10 jogadores com mais jogos pelo Vasco na história

Confira os craques que ao longo dos anos honraram a camisa Vasco da Gama acumulando o maior número de jogos pelo Clube.

Vegetti comemorando gol contra o Athletico-PR
Vegetti revela rival em quem mais gosta de marcar gols

Capitão e goleador do Vasco da Gama, o argentino Vegetti já balançou as redes de Botafogo, Fluminense e Flamengo.

Dinamite e Zico são amigos de longa data
Zico enaltece Dinamite e relembra últimos momentos com o amigo

Maior ídolo da história do Vasco da Gama, Roberto Dinamite faleceu em janeiro de 2023, aos 68 anos, em decorrência de um câncer de intestino.