Vasco quer fim do jejum contra o Flamengo

O Vasco terá a chance de espantar o fantasma rubro-negro e mais a vaga na final da Taça Guanabara.

Superação de desafios tem sido o mote do grupo montado pelo Vasco desde 2011. Da campanha ruim no início do Carioca à conquista da Copa do Brasil. Da comoção pela doença do técnico Ricardo Gomes à campanha vitoriosa no Brasileiro, com o vice-campeonato. Do atraso no pagamento de salários em 2012 à liderança invicta da Taça Guanabara. O elenco cruz-maltino já mostrou que passa com facilidade pelos obstáculos que são colocados à sua frente. Agora, chegou a hora de acabar com um jejum de triunfos sobre o Flamengo, que já dura quase três anos ou oito jogos. Nesta quarta-feira, às 22h, no Engenhão, o time terá a chance de espantar o fantasma rubro-negro e mais a vaga na final da Taça Guanabara.

– O Vasco, nos últimos tempos, tem conjunto e espírito fortes. Sempre que estivemos em dificuldades, reagimos bem. Jamais nos abatemos – lembrou o goleiro Fernando Prass, que foi acompanhado por Eduardo Costa:

– Ano passado já conseguimos tirar o clube de longo período sem titulos de expressão. Nosso objetivo é poder quebrar mais esse tabu, que é longo e difícil, marca para o torcedor e para as pessoas no clube. Nosso grupo tem condições de superar qualquer dificuldade. Estamos nos empenhando para isso. A grande maioria dos jogadores chegou há pouco tempo, mas querendo ou não estamos nessa história. Então incomoda, queremos acabar com isso o quanto antes. É dificil, não podemos entrar com espírito de ganhar a qualquer preço. Tem de ter cautela e inteligência também.

Um dos mais motivados a encerrar a sequência de derrotas para o rival é Juninho Pernambucano. De volta ao Vasco em 2011, o meia viu o time empatar duas vezes com o Rubro-Negro, pelo Brasileiro. Com isso, já se passaram mais de 12 anos que o jogador não sabe o que é vencer o clube da Gávea. A última vez foi em 3 de outubro de 1999, quando um gol dele mesmo selou a vitória por 1 a 0.

– Espero que isso acabe. Tem vezes que não ganhamos por uma questão de momento, um estando melhor que o outro, mas nem sempre é assim. Fizemos dois jogos com eles no ano passado em que jogamos muito bem e não conseguimos ganhar. Acho que para o torcedor isso pesa mais, a gente só tem que estar concentrado em campo e dar alegria para a torcida. Agora a gente tem que vencer – disse o meia.

A escalação de Juninho Pernambucano ao lado de Felipe não está garantida pelo técnico Cristóvão Borges. No entanto, a parceria não traz boas lembranças na história do duelo com o Flamengo. Entre 1996 e 2000, a dupla atuou em oito dos 17 jogos com o Rubro-Negro. Foram quatro empates, três derrotas e apenas uma vitória, justamente a de 1999, quando o Reizinho marcou o gol da vitória. Na última vez que atuaram juntos contra o rival, o Vasco perdeu de 2 a 1, na final do Carioca de 2000, e o camisa 6 ainda foi expulso.

Técnico não deixa ansiedade passar para jogadores

O assunto jejum de vitórias contra o Flamengo passa longe das conversas de Cristóvão como time. Para o técnico, não é preciso motivar os jogadores a vencerem o maior rival.

– Não tocamos no assunto. Percebemos que os torcedores querem muito que a gente ganhe do Flamengo. Mas jogar contra eles, independentemente do momento, já é motivante. Não preciso conversar sobre isso – afirmou.

Vasco e Flamengo decidem a vaga na final da Taça Guanabara nesta quarta-feira, às 22h,no Engenhão.

globo esporte

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Força Jovem do Vasco da Gama
Vasco e Força Jovem firmam parceria para grande festa na Copa do Brasil

Clube e torcida prometem realizar uma grande recepção para o time que enfrenta o Atlético-MG, pelas semifinais da Copa do Brasil, no dia 17.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Thierry henry posa com camisa do Vasco
Denilson testemunha carinho de Thierry Henry pelo Vasco

Denilson lembra com detalhes quando o francês Thierry Henry reproduzia os cânticos da torcida do Vasco da Gama nas arquibancadas.

David comemorando gol contra o Criciúma
Mesmo lesionado, David será comprado pelo Vasco de forma definitiva

Atacante do Vasco da Gama, David rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo contra o Cruzeiro, no final de setembro.

Lucas Piton comemorando gol contra o Água Santa-SP
Lucas Piton vive melhor ano da carreira no Vasco; veja números

Com 24 anos recém-completados, o lateral-esquerdo Lucas Piton tem se destacado com gols e assistências no Vasco da Gama.