Andrada ex-goleiro do Vasco pode ser condenado à prisão perpétua

Andrada pode ser condenado a vários anos de prisão e até mesmo a prisão perpétua.

Andrada, o goleiro argentino que brilhou no Vasco – campeão carioca de 1970, participando de 16 dos 18 jogos da vitoriosa campanha de 13 vitórias, 3 empates e só duas derrotas -, está em situação difícil perante às autoridades, que o investigam pela participação em torturas e mortes durante o período negro da repressão no país.

É o que me conta Diego Mattei, amigo recente da Rádio Arsenal: “O Andrada fez parte dos chamados “grupos de tareas”(tarefas, em português) de parapoliciais na época da ditadura militar e está sendo investigado pela justiça argentina, podendo ser condenado a vários anos de prisão e até mesmo a prisão perpétua”.

Andrada, que os argentinos chamavam de “El gato”, usava bolas de algodão para demarcar a área em que atuava, tanto em São Januário quanto no Maracanã, como na noite de 23 de novembro de 1969, em que sofreu o gol 1000 de Pelé, na derrota (2 a 1) para o Santos. Irritado depois que a bola entrou, depois de conseguir tocá-la de raspão, deu um soco no campo com a mão direita fechada.

Hoje, aos 73 anos, Andrada está sem cabelo e ainda mais magro do que na época em que jogava. Estreou em clássico no Vasco em junho de 69 – 0 a 0 com o Fluminense, no Maracanã – e o time-base em que foi campeão carioca em 70, sob o comando do técnico Tim, era Andrada, Fidélis, Moacir, Renê e Eberval; Alcir (cap) e Buglê; Luis Carlos, Valfrido, Silva e Gilson Nunes.

Blog do Deni Menezes

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.