Vasco aposta nas laterais para vencer o Fluminense

Uma das armas do Vasco para o clássico é Fágner, que volta à equipe após cumprir suspensão automática contra o Nacional-URU.

A partida entre Vasco e Fluminense, neste domingo, às 19h30, no Engenhão, pode garantir a classificação antecipada da equipe cruzmaltina. O Tricolor carioca, em circunstância diferente, ficará em situação muito delicada em caso de derrota, já que Boavista e Friburguense venceram seus confrontos na rodada e ocupam segunda e terceira colocações do Grupo B, respectivamente. Neste cenário, o time de Abel Braga, atualmente na quarta posição, mas com um jogo a menos, tentará de todas as formas conquistar os três pontos.

Uma das armas do Vasco para o clássico é Fagner, que volta à equipe após cumprir suspensão automática contra o Nacional-URU, na Libertadores. O lateral direito é visto pelos torcedores como fundamental para o sucesso da equipe. O jogador, no entanto, garante que não existe essa situação de apenas um jogador ser o destaque e elogiou o elenco vascaíno.

“Não existe isso de um jogador ser fundamental. O grupo do Vasco é muito forte, o elenco tem um entrosamento muito grande. Isso faz a diferença e graças aos meus companheiros estou vivendo um momento muito bom na minha carreira”, disse.

O técnico Cristóvão Borges, por sua vez, está preocupado com os laterais Bruno e Carlinhos, do Fluminense. O treinador os considera muito ofensivos e, por isso, cogita mudar o esquema tático da equipe, sacando Juninho Pernambucano, que sente o desgaste da sequência de jogos, para a entrada de Renato Silva. Desta forma, o Vasco entraria em campo com três zagueiro e daria mais liberdade para Fagner e Thiago Feltri jogarem nas costas dos adversários.

“Quando jogamos no ano passado contra o Botafogo, que também tem essa característica, tomamos cuidado com os laterais. Quando enfrentamos uma equipe que tem essa característica, como é a do Fluminense, se você não marcar esses jogadores vai ficar complicado. Quem tiver facilidade pelos lados do campo aumenta a facilidade para vencer a partida. Por isso a preocupação e a possibilidade de entrar com os três zagueiros”, afirmou.

Abel garante que Fluminense buscará o ataque

O Fluminense precisa muito mais da vitória do que o Vasco e o técnico Abel Braga sabe disso. O treinador deixou claro durante a semana que o Tricolor é quem deverá tomar a iniciativa de atacar neste domingo. O comandante do Flu sabe que a derrota vascaína na estreia da Libertadores em nada mudará a personalidade de seus jogadores e espera um clássico muito disputado.

“O grande obstáculo é o time do Vasco. O time é muito bom. Não fez uma boa partida, como nós, mas nós conseguimos vencer (na Libertadores). Dá uma confiança. Mas deve ser um jogo muito bom. O Vasco está em posição tranquila e cabe a nós buscar o resultado”, disse.

Mesmo tendo vencido o Arsenal-ARG, os torcedores reclamaram muito da atuação da zaga, principalmente de Leandro Euzébio expulso no fim. O zagueiro, inclusive, não treinou neste sábado e fez exercícios na academia, mas sua presença contra o Vasco está confirmada. Abel defende o sistema defensivo do time das Laranjeiras, mas não descarta fazer mudanças em caso de erros individuais.

“Temos o Digão, o Gum, que está voltando. A gente vai achar a melhor dupla. Tomara que seja essa que está jogando. Se tivermos problemas na parte individual, será trocada. Nossa característica é ofensiva. Não vou jogar para trás, não tem nada a ver comigo isso. Mas parece que tudo que aconteceu de errado foi com os zagueiros. Me perdoe, mas nossos zagueiros defenderam muito bem”, defendeu.

Apesar de falar da zaga, o treinador está com dúvida em qual jogador formará dupla com Fred no ataque. Wellington Nem e Rafael Sóbis brigam por uma vaga. O meio de campo também não está definido, já que Wagner foi expulso na Libertadores, Thiago Neves entrou e foi muito bem contra o Arsenal-ARG. O camisa sete conta com o apoio do comandante e deverá começar contra o Vasco.

O Fluminense terá que superar ainda o tabu de não vencer um clássico desde o Brasileirão de 2010, quando o time venceu o próprio Vasco com um gol de Tartá. Desde então, o Tricolor disputou mais 10 jogos, com cinco derrotas e cinco empates.Abel Braga se diz incomodado com esta situação e pede aos jogadores para pôr um fim nisso.

“Isso incomoda mesmo e eu fico em cima dos jogadores. Não deixo passar despercebido. Está na hora de acabar com esse negócio. Será complicado. Fico atiçando os jogadores e falo que está na hora de ganhar”, afirmou.

FICHA TÉCNICA
VASCO X FLUMINENSE

Data e horário: 12/02/2012, às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio João Havelange (Engenhão), em Macaé
Transmissão: Premiere
Árbitro: Antonio Schneider (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Rodrigo Correa (RJ)

Vasco

Fernando Prass; Dedé, Rodolfo e Renato Silva (Juninho Pernambucano); Fagner, Nilton, Eduardo Costa, Felipe e Thiago Feltri; Diego Souza e Alecsandro.
Técnico: Cristóvão Borges

Fluminense

Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Rafael Sobis (Wellington Nem), Deco e Thiago Neves (Wágner); Fred
Técnico: Abel Braga

Curta nossa fan page no facebook

uol

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.