Família de Wendel tem histórico de complicações cardíacas

Familiares de Wendel confirmaram a funcionários do clube que há histórico de complicações cardíacas na família.

A investigação sobre o mal súbito sofrido pelo garoto Wendel Júnior Venâncio da Silva, que morreu na quinta-feira em um CT do Vasco em Itaguaí (RJ) durante treinamento, ganhou um fato novo. Nesta sexta, familiares do jogador de 14 anos confirmaram a funcionários do clube que há histórico de complicações cardíacas na família.

O departamento jurídico do Vasco está colhendo informações e documentos que serão entregues à Polícia Civil. O objetivo é fazer uma investigação do que ocorreu para colaborar com o inquérito policial. Os médicos sabem também que o atestado apresentado ao clube
por Wendel é verdadeiro, mas ainda não está esclarecido a quais exames ele foi submetido antes de chegar para a peneira.

Outra informação confirmada por pessoas próximas é que a mãe de Wendel passou por cirurgia cardíaca recentemente e que a avó paterna do
garoto também teve problemas. Isso não significa, claro, que o atleta adolescente tinha alguma anomalia.

Nesta sexta, durante o velório do jogador, em São João Nepomuceno (MG), o pai de Wendel, Antônio Carlos Venâncio, isentou o Vasco de culpa.

– O sonho dele era jogar no Vasco, e o que a diretoria poderia fazer, fez, mas infelizmente não teve jeito – disse o pai, abalado.

Amigos e parentes que estavam no velório também confirmaram à reportagem do LANCENET! o histórico cardíaco da família, mas ninguém
sabia dizer se o garoto tinha ou não algum problema. Pessoas que estavam próximas a ele no dia da morte não perceberam nada diferente antes do mal súbito.

O exame de necropsia que vai apontar a causa da morte ainda não está pronto. O delegado Julio Cesar Vasconcellos da Costa, da 50a- DP, de
Itaguaí, já solicitou urgência no resultado, que deve ser entregue no meio da próxima semana.

Com a palavra
Fernando Soares Moreira
Especializado em medicina esportiva

Se um familiar teve ou tem problemas cardíacos, a chance de uma pessoa ter é muito grande. Por isso, antes de iniciar atividades físicas, é necessária uma consulta com o médico para verificar os antecedentes familiares de doenças congênitas.

Para jovens sem histórico de problema, o indicado é um exame clínico com estetoscópio. Podem ser feitos outros exames, como o de
sangue e um ergoespirométrico (na esteira). Caso exista indício de problemas na família, deverá ser realizado o ecocardiograma (é um ultrassom do coração).

lancenet

 

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.