Derrota do Vasco levanta debate sobre momento do futebol brasileiro

Para Renato Maurício Prado, vitórias de estrangeiros sobre times do país são um aviso.

A derrota do Vasco para o Nacional-URU por 2 a 1, nesta quarta-feira, na estreia das equipes na Libertadores, levantou um debate sobre o nível do futebol brasileiro no “Redação SporTV” desta quinta. Para um dos convidados do programa, Renato Maurício Prado, a partida em São Januário foi mais uma das várias mensagens que o futebol brasileiro está recebendo. Segundo eles, os times do país estão sendo superados, algumas vezes, de forma assustadora. A mais dramática, segundo o jornalista, foi a derrota do Santos para o Barcelona na final do Mundial de Clubes.

–  Se a gente for lembrar um pouco atrás, o Flamengo levou um chocolate da La U no ano passado, no jogo do Engenhão. Ontem, o Vasco não levou um banho de bola, mas no primeiro tempo teve menos posse de bola do que o time do Nacional, o que é impressionante para um time que jogava em casa. Estamos passando por um momento em que devemos refletir. O futebol brasileiro está recebendo várias mensagens. Olha só como as coisas estão. E a gente, às vezes, parece que não quer entender. A Copa de 2014 está chegando aí. E talvez, a conclusão que se chegue depois seja dura demais.

A situação não é tão grave na opinião de Gustavo Poli, editor do Globoesporte.com. Para ele, o Barcelona está em outro patamar no futebol, o Santos foi campeão da Libertadores no ano passado jogando bem e o Vasco enfrentou o Nacional desfalcado.

– Sem Fágner, Rômulo, Eder Luís e Alan, o Vasco perdeu muita velocidade e não conseguia atacar. E tinha a inteligência tática dos jogadores do Nacional. Não sei se a mensagem é tão grave assim – disse Poli.

Renato Maurício Prado citou vários jogadores veteranos que estavam fora do primeiro escalão do mercado internacional do futebol e que no Brasil fazem ou fizeram a diferença. Como Juninho Pernambucano e Felipe no Vasco, Ronaldo no Corinthians e Petkovic e Adriano no Flamengo. Ele também ressaltou que nos últimos dois anos dois argentinos que nunca se notabilizaram em sua terra de origem foram os craques do Campeonato Brasileiro: Conca e Montillo.

Os clubes brasileiros vivem um momento novo com o aumento das verbas das transmissões da televisão. Mas os dirigentes ainda não aprenderam a controlar os gastos. Gustavo Poli comparou a situação no Brasil com o campeonato inglês, quando os clubes passaram a organizar a Premier League independente da federação e negociaram contratos de patrocínio mais vantajosos.   

– Os clubes estão começando a ter dinheiro. No primeiro momento, todo mundo começou gastando. E gasta-se mal. O salário do Ronaldinho Gaúcho: ganhar mais de R$ 1 milhão pelo o que ele está jogando soa exagerado. Claro que ele ganha também pela imagem. Mas isso demonstra um pouco essa confusão. Os times têm dinheiro, mas não sabem gastar, ou às vezes não conseguem ganhar o dinheiro porrque têm dívidas imensas para saldar – disse Poli.

Curta nossa fan page no facebook

globo esporte

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.