Juninho Pernambucano e Felipe: ídolos não foram decisivos

Juninho Pernambucano e Felipe não foram decisivos no jogo de ontem, como esperávamos.

Desde que se reencontraram em São Januário, no segundo semestre de 2011, Juninho Pernambucano e Felipe haviam iniciado nove partidas juntos como titulares. Em todas o objetivo era dar ao Vasco maior qualidade nos passes e aumentar as chances de gol. Em apenas uma a equipe havia perdido. Nessa quarta-feira, um novo revés. O Nacional do Uruguai fez 2 a 1 em São Januário e jogou um balde de água fria na expectativa em relação à expectativa criada pelo retorno do time à Libertadores após 11 anos.

Em 1998, quando o Vasco ganhou a competição, Juninho e Felipe eram peças de uma engrenagem encaixada. Em 2011/2012, são sinônimo de experiência e passes precisos, o que compensaria a perda de força na marcação. Mas nessa quarta-feira o que se viu foi um time nervoso em alguns momentos. E Juninho errou oito dos 36 passes – um índice de acerto de 78%, bem abaixo dos apenas razoáveis 84% do time.

Após uma atuação apagada, Felipe deixou o campo aos 15 minutos do segundo tempo para a entrada do atacante Carlos Tenorio. Juninho atuou durante todo o jogo e deu o passe para Alecsandro marcar – além de colocar a bola na cabeça de Tenorio, que fez um gol anulado acertadamente por impedimento.

O técnico Cristóvão Borges não se mostrou arrependido por optar mais uma vez pela dupla começando como titular. No entanto, admitiu que o objetivo planejado com isso não saiu como o esperado.

– Com as peças que eu tinha para esse jogo, não dava para marcarmos em cima, como é nosso hábito, mas tentamos fazer o que nossa equipe tem de melhor, que é o toque de bola. Erramos muitos passes, e isso fez com que a equipe se desorganizasse um pouco – observou.

Ainda não se sabe se o treinador repetirá a opção no segundo jogo pela Libertadores, contra o Alianza Lima, em São Januário, dia 6 de março. No entanto, até lá, Juninho e Felipe continuarão a ser peças importantes. Titulares ou não, serão deles a voz que buscará recolocar o grupo emocionalmente nos eixos para se superar no campo e ajudar a lidar com questões administrativas, como o atraso no pagamento dos salários.

globo esporte

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.