Vitória ameniza crise em São Januário

O Vasco foi até Macaé enfrentar o Duque de Caxias na tarde deste domingo e amenizou a crise em São Januário.

O Vasco foi até Macaé enfrentar o Duque de Caxias (e a chuva) na tarde deste domingo e amenizou a crise em São Januário com a vitória por 3 a 1. Juninho, Alecsandro e Diego Souza marcaram os gols cruz-maltinos. Gilcimar foi o autor do gol do Tricolor da Baixada.

No segundo tempo de jogo, o campo estava alagado e os jogadores tiveram muita dificuldade. Mas ainda assim, três dos quatro gols da partida saíram na etapa final.

Agora, o Vasco soma seis pontos no Estadual e, na próxima rodada, encara o Bangu, em Moça Bonita, quarta-feira. Já o Duque de Caxias, vai até Friburgo enfrentar o Friburguense e buscar os primeiros pontos no Carioca.

GOLAÇO DO REIZINHO!

A partida começou com o Vasco partindo para cima e, como era de se esperar, ditando o ritmo do jogo. O lado direito do cruz-maltino, uma das principais armas do time, ficou muito prejudicado na etapa inicial pelo alagamento daquela região do gramado. Fagner, Allan e Juninho tinham de brigar contra os adversários e as poças de água que impediam que a bola rolasse. Assim, o lateral-esquerdo Thiago Feltri passou a ser bastante exigido e deu conta do recado. O jogador conseguiu criar boas jogadas e oportunidades de gol.

A primeira oportunidade de gol veio logo aos sete minutos, quando Juninho cobrou falta para a área, a defesa do Duque de Caxias se enrolou e a bola sobrou para o volante Nilton concluir. Porém, à queima roupa, Fernando conseguiu tocar na bola e evitar a abertura do placar.

Aos 24 minutos, a torcida vascaína quase comemorou. Fagner tabelou com Alecsandro e recebeu na frente de Fernando. O camisa 23 bateu na saída do goleiro do Tricolor da Baixada, mas a bola carimbou o travessão. Mas o gol não demoraria. Quatro minutos depois, Thiago Feltri acionou Juninho na intermediária. O Reizinho girou e bateu forte para marcar um golaço no Moacyrzão.

Após o gol, o Duque de Caxias até arriscou algumas jogadas de ataque, principalmente com o lateral-direito Arílson e o atacante Gilcimar. Mas não chegou a assustar.

Antes do fim do primeiro tempo, Allan deixou o campo para a entrada de Bernardo. O camisa 35 saiu de maca e com fortes dores na região do quadril. Minutos antes, ele havia se chocado com o goleiro Fernando depois de um levantamento na área.

EMPATE, DESEMPATE E MUITA ÁGUA

O segundo tempo começou com o Duque de Caxias melhor e criando boas chances. O time da Baixada Fluminense ia com tudo para o ataque contra um Vasco perdido. Depois de algumas oportunidades perdidas, Gilcimar, aos 10 minutos, recebeu na entrada da área e chutou para deixar tudo igual.

O gol acordou o time cruz-maltino, que conseguiu melhorar um pouco em campo. E não demorou para voltar a ficar em vantagem no placar. Três minutps depois de sofre o gol, Juninho cobrou escanteio, a bola passou por todo mundo e sobrou para Alecsandro, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. Nesse momento, a chuva já voltava a cair, e com força.

Na volta do tempo técnico, jogar futebol ficou algo impraticável. A água no gramado era tanta que ficou complicado dar continuidade a qualquer jogada que não fosse pelo alto. Em alguns momentos, os jogadores tentavam conduzir a bola com a famosa ‘embaixadinha’, mas não tinham sucesso.

E em uma das poucas trocas de passes que foi possível executar, o Vasco conseguiu chegar ao terceiro gol. Nilton acinou Fagner em profundidade, o lateral foi à linha de fundo e cruzou para Diego Souza, de cabeça, ampliar. Na comemoração, o camisa 10 fez o famoso ‘embala neném’.

Já nos minutos finais, um susto para os torcedores do Vasco. A zaga deu bobeira e Gilcimar saiu na cara de Fernando Prass. O atacante do Duque de Caxias dividiu a bola com o goleiro, que levou a pior. Imediatamente após o lance, o camisa 1 apontou dores no joelho e indicou substituição. Mas o Vasco já havia feito as três e Prass ficou em campo no sacrifício.

Com a vitória, a segunda consecutiva no Carioca, o Vasco chega aos seis pontos e terá pela frente o Bangu, quarta-feira, em Moça Bonita. Já o Duque de Caxias, ainda não conseguiu pontuar no campeonato e, agora, encara o Friburguense fora de casa.

FICHA TÉCNICA
DUQUE DE CAXIAS 1 X 3 VASCO

Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão), Macaé (RJ)
Data-Hora: 29/1/2012 – 17h (de Brasília)
Árbitro: Pathrice Maia (RJ)
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Wendel de Paiva Gouvea (RJ)

Renda/público: R$54.045,00 / 3.598 pagantes

Cartões amarelos: Paulão (DUQ); Diego Souza e Rodolfo (VAS)
Cartões vermelhos:
Gols: Juninho 28’/1ºT (0-1); Gilcimar 9’/2ºT (1-1); Alecsandro 13’/2ºT (1-2); Diego Souza 27’/2ºT (1-3)

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho (Eduardo Costa – 25’/2ºT) e Allan (Bernardo – 43’/2ºT); Diego Souza (Willian Barbio – 34’/2ºT) e Alecsandro. Técnico: Cristovão Borges

DUQUE DE CAXIAS: Fernando; Arílson, Paulão (Carlos Alberto – 31’/2ºT), Daniel Melo e Rodrigues; Fábio Aguiar, Romário, Juninho (Micheel – 42’/2ºT) e Raphael Augusto; Jefinho (Jorge Fellipe – Intervalo) e GIlcimar. Técnico: Mário Marques

lancenet

Comente

Veja também
Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Veja os 10 jogadores com mais jogos pelo Vasco na história

Confira os craques que ao longo dos anos honraram a camisa Vasco da Gama acumulando o maior número de jogos pelo Clube.

Vegetti comemorando gol contra o Athletico-PR
Vegetti revela rival em quem mais gosta de marcar gols

Capitão e goleador do Vasco da Gama, o argentino Vegetti já balançou as redes de Botafogo, Fluminense e Flamengo.

Dinamite e Zico são amigos de longa data
Zico enaltece Dinamite e relembra últimos momentos com o amigo

Maior ídolo da história do Vasco da Gama, Roberto Dinamite faleceu em janeiro de 2023, aos 68 anos, em decorrência de um câncer de intestino.