Vasco vai lançar vinho português e miniaturas de São Januário

O Vasco vai lançar um vinho português com o escudo do clube e miniaturas do estádio de São Januário.

Nos gramados, a bola rola. Fora deles, o que rola é a grana para os cofres dos clubes de futebol, que aproveitam a paixão dos torcedores para faturar com os mais diversos produtos, das tradicionais camisas a chupetas. Considerando os quatro grandes clubes do Rio, o mercado de artigos licenciados já movimenta cerca de R$30 milhões por ano, segundo Sylvio Maia, professor do curso de MBA de Gestão e Marketing Esportivo da Unidade Rio da Trevisan Escola de Negócios.

— O setor vem amadurecendo, mas, se excluir a venda das camisas de jogo, que são o carro-chefe, o que fica com os clubes é muito pouco. Ainda faltam ações de marketing mais efetivas — analisou.

Passado resgatado

Para dar mais opções aos torcedores, sempre em busca de novidades, os clubes resgatam glórias do passado. Os produtos em homenagem a títulos e ídolos de antigamente estão entre os mais procurados. Em 2011, o Flamengo lançou a linha “Valeu, Pet”, em referência ao meia sérvio Petkovic, que fez história no time rubro-negro.

Com produtos do Vasco e de seus craques, a loja Gigante da Colina foi inaugurada há cerca de um mês no estádio de São Januário.

— Alguns produtos você só encontra aqui — disse o assistente de operação Tiago Rangel, de 31 anos, que foi à loja com o cunhado, o supervisor de agência Paulo Henrique Soares Ramos, de 30.

Os clubes do Rio pretendem expandir suas linhas de produtos licenciados em 2012, com o objetivo de aproveitar o bom momento do futebol carioca, que tem três times (Vasco, Flamengo e Fluminense) na Copa Libertadores da América. A equipe cruzmaltina, por exemplo, vai lançar um vinho (português, é claro) com o escudo do clube e miniaturas do estádio de São Januário.

— Também vamos ampliar a linha de relógios e os produtos ligados a jogadores, como Felipe e Dedé — disse o diretor executivo de Marketing do Vasco, Marcos Blanco.

No Flamengo, as apostas são os produtos comemorativos do centenário do futebol no clube, além de alimentos com as cores do time.

Macarrão tricolor

O Fluminense também quer ver a mesa de sua torcida mais tricolor. Um dos lançamentos para 2012 será o macarrão instantâneo que terá o escudo do clube na embalagem.

Segundo o diretor de Marketing do Botafogo, Marcelo Guimarães, o investimento do alvinegro em 2012 será em produtos tecnológicos, como telefone celular, acessórios para notebooks e aplicativos para iPad e iPhone.

extra

Comente

Veja também
Troféu da Copa do Brasil
Copa do Brasil: julgamento de ações de Vasco e Corinthians será nesta sexta-feira

O STJD marcou o julgamento das ações de Vasco e Corinthians contra o adiamento de jogos pela Copa do Brasil, para esta sexta-feira.

Kaio Magno em treino do Vasco
Kaio Magno encerra carreira e abre empresa de marketing digital

Ex-Vasco e irmão de Talles Magno, Kaio Magno afirmou que já faturou quase 100 mil dólares em três meses com sua empresa.

Pequeno Luca fez sucesso na escola
Menino vai para a escola com miniatura de São Januário no Dia do Cabelo Maluco; veja

O pequeno Luca, de 5 anos, foi para a escola com miniatura de São Januário na cabeça no Dia do Cabelo Maluco e fez sucesso.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Conselho do Vasco se reúne nesta terça para votar contas de 2023 e debater venda da SAF

O Conselho Deliberativo do Vasco se reúne nesta terça-feira para votar contas de 2023 e debater a venda da SAF para a 777.

Vegetti na viagem para São Paulo
De folga, Vegetti curte passeio com Emiliano Díaz e atletas do Flamengo

Com o elenco de folga até na quarta-feira (9), Vegetti curte passeio de barco com Emiliano Díaz, ex-Vasco da Gama, e jogadores do Flamengo.