Vasco destaca mídia sociais para atrair patrocínios

O marketing cruzmaltino se apoia na participação de torcedores em comunidades do clube na internet, no Twitter e no Facebook.

Diante de negociações de patrocínio para 2012, não só a Copa Santander Libertadores tem sido usada pelo Vasco para convencer empresas a apostar na equipe. O marketing cruzmaltino se apoia na participação de torcedores em comunidades do clube na internet, no Twitter e no Facebook, para oferecer retorno mais consistente.

Na apresentação levada pelos profissionais vascaínos às empresas, há breve descrição sobre o modo no qual essas redes eram tratadas anteriormente. Em 2009, ano de posse de Roberto Dinamite, o site oficial era feito por terceiros, a atuação em mídias sociais era nula e se registrava o crescimento de redes não-oficiais, como o “NetVasco”.

Após começar a apostar de forma mais sólida na internet a partir de 2010, com ações interativas com a torcida para a escolha de modelo de terceira camisa, pintura do estádio São Januário, reforma no vestiário e quem iria usar o número 113 em determinado jogo, o Vasco chega agora, ao fim de 2011, com cerca de 480 mil fãs no Facebook.

O número ainda é inferior a outros times. O Corinthians, por exemplo, tem 1,5 milhão de seguidores na rede de Mark Zuckerberg. O Flamengo, 1,2 milhão. Mas o Vasco tem usado o grau de atividade de seu público para bater esses times. O número de interações com essa rede após jogos tem balizado a argumentação vascaína.

O Corinthians, após a vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, teve 12,7 mil “curtir” e 4,8 mil “compartilhar” no Facebook ligados ao assunto. O Flamengo, contra o Internacional, também na penúltima etapa, registrou 2,5 mil “curtir” e 307 “compartilhar” após a vitória por 1 a 0.

O Vasco, por sua vez, teve 21 mil “curtir” e 26 mil “compartilhar” relacionados à vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, na mesma rodada. “Nossa audiência é participativa”, resume Marcos Blanco, diretor de marketing da equipe. “Ter um torcedor engajado é muito melhor, um fruto do nosso trabalho de interatividade na internet”.

Máquina do Esporte

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Payet comemorando gol contra o Juventude
Payet volta a jogar bem e empolga torcida do Vasco

Meia do Vasco da Gama, o francês Payet foi o autor do gol Cruzmaltino no empate por 1×1 contra o Juventude.

Payet e jogadores comemorando gol em SJ
Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Juventude

Jogando em São Januário, o Vasco da Gama teve um público superior a 18 mil torcedores contra o Juventude, pela 29ª rodada do Brasileiro.

Payet e Coutinho
Vasco pode ter Payet e Coutinho atuando juntos pela 1ª vez contra o Atlético-MG

Dupla de craques do Vasco da Gama, Payet e Philippe Coutinho ainda não jogaram ao mesmo tempo como titulares da equipe.

Gabriel Pec e Evander surgiram na base do Vasco e agora brilham na MLS
Gabriel Pec e Evander surgem ao lado de Messi em lista da MLS

Dupla de jogadores revelada no Vasco da Gama, Gabriel Pec e Evander têm brilhado no futebol dos Estados Unidos.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo surpreende ao escalar Vasco ideal para jogo decisivo na Copa do Brasil

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo montou sua equipe ideal para a decisão na Copa do Brasil diante do Atlético-MG.