Corinthians, Vasco e Flu: do inferno ao céu em 2011

Corinthians, Vasco e Fluminense terminaram 2011 em alta, mas o ínicio do ano não anunciava uma boa campanha.

Até a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, três times lutavam pelo título. Corinthians, Vasco e Fluminense terminaram 2011 em alta, mas o ínicio do ano não anunciava uma boa campanha. Os três melhores times do Brasil enfrentaram crises, demissões de técnicos e eliminações traumáticas que, se não mudaram o planejamento, aumentaram ainda mais a pressão sobre jogadores e comissões técnicas envolvidas.

APÓS TRAUMA, O PENTACAMPEONATO NACIONAL

O caso do pentacampeão Corinthians é emblemático. Classificado para a fase preliminar da Libertadores, o Timão enfrentou o Tolima (COL) para garantir um lugar na fase de grupos da competição continental. Após um empate em 0 a 0 no Pacaembu, o Alvinegro viajou para o jogo de volta precisando de uma vitória ou empate com gols, mas a derrota por 2 a 0 deu fim ao sonho do primeiro título da Libertas e ainda motivou inúmeras brincadeiras por parte dos rivais. O Corinthians obteve o recorde negativo de ser o clube brasileiro eliminado mais cedo do torneio.

A saída precoce aumentou a pressão sobre o técnico Tite. A campanha no Campeonato Paulista diminuiu a revolta dos torcedores e a cobrança da diretoria. Derrotado pelo Santos de Neymar, restou ao Corinhians vencer o Brasileirão para salvar a temporada. Nas primeiras dez rodadas, nove vitórias e um empate. Melhor início de campeonato da História nos pontos corridos. Apesar de alguns tropeços, o Timão liderou o Brasileirão por 29 rodadas, tendo como destaque o conjunto liderado por Ralf, Paulinho e Liedson.

NO VASCO, DRAMA E SUPERAÇÃO

Já o vice-campeão Vasco enfrentou o fantasma do rebaixamento no início do Campeonato Carioca. Com o pior início de Estadual da sua História, o Cruz-Maltino, na época comandado por PC Gusmão, acumulou quatro derrotas conscecutivas, levando a diretoria a demiti-lo.

A chegada de Ricardo Gomes deu início ao ressurgimento do Gigante da Colina. A chegada de nomes como Diego Souza e Alecsandro, combinada a saída de outras peças que não estavam rendendo, levou o Vasco a apresentar um futebol de velocidade e força na Copa do Brasil. O título deu fim ao jejum de oito anos sem uma conquista na elite nacional.

O AVC sofrido por Gomes não desanimou o elenco vascaíno. O técnico interino Cristovão Borges levou o time da Colina Histórica a lutar pela tríplice coroa em 2011 – Brasileirão e Copa Sul-Americana. Após o clássico contra o Flamengo e mesmo com o vice-campeonato nacional, a torcida que carrega a cruz de malta no peito comemorou a campanha do clube na temporada.

O Fluminense iniciou a temporada em estado de graça. Campeão brasileiro em 2010, o time chegava forte para a disputa da Copa Libertadores, a mesma que escapou em 2008 contra a LDU. A base que triunfou no ano passado foi mantida e reforços como Diego Cavalieri, Edinho, Souza, Rafael Moura e Araújo chegaram para encorpar o elenco.

Enquanto a campanha no Estadual transcorria sem problemas, na Libertadores o Flu penava. Dois empates em casa – contra Argentinos Juniors (ARG) e Nacional (URU) e uma derrota para o América (MEX) deram a lanterna do Grupo 3 para os cariocas. Como se isso não bastasse, o técnico Muricy Ramalho pediu demissão em março e abandonou o barco tricolor. Curiosamente, quase um mês depois ele assumiu o Santos e foi campeão do mesmo torneio.

FLU: GUERREIROS DE ABELÃO

Mesmo sem um técnico ‘oficial’, o Fluminense fez valer o apelido de ‘Guerreiros’ e conseguiu uma improvável classificação ao derrotar o Argentinos Juniors, fora de casa, por 4 a 2. Nas oitavas, vitória sobre o Libertad (PAR) em casa por 3 a 1 e no jogo da volta, uma derrota traumática por 3 a 0.

A eliminação instaurou um período caótico nas Laranjeiras. A diretoria do Flu esperava terminar o contrato de Abel Braga com o Al-Jazira (EAU) para anunciá-lo oficialmente como novo comandante do time – o que foi feito no início de junho. Junto de Abelão, chegava ao clube a esperança de um futuro melhor. Ele demorou a vir, exatamente um turno do Brasileiro. Mas quando chegou, a aposta dos cartolas se mostrou acertada. Abel acertou e uniu o time, Fred desandou a fazer gols, Deco brilhou e teve boa sequência de jogos… Resultado: Fluminense campeão do returno e vaga na Libertadores-2012 garantida.

lancenet

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco fecha parceria com o CF4
Vasco fecha parceria para retorno das categorias de base do futebol feminino

Com colaboração do CF4, o Vasco da Gama anunciou o retorno das categorias de base do futebol feminino, após um ano e meio parado.

João Victor em jogo contra o Vitória
João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma comemorando gol contra o Athletico-PR
Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Eduardo Paes com bandeira do Vasco
Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Fernando Lima, o Zé Colmeia
Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.