Goleadas sobre o Fla são hábito do Vasco nas últimas décadas

Vasco e Flamengo fazem uma espécie de final neste domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco e Flamengo fazem uma espécie de final neste domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Para o time de São Januário, o título está em jogo. Já os rubro-negros entram em campo brigando por vaga na Libertadores e, claro, reforçar o estigma de vice do rival. Mas o confronto entre as duas equipes de maior torcida do Rio traz algumas curiosidades. Uma delas aponta para as goleadas cruzmaltinas nas duas últimas décadas pela competição nacional.

Ambos já se enfrentaram 364 vezes, sendo 139 vitórias para o Flamengo e 129 para o Vasco. No entanto, as estatísticas mostram equilíbrio em partidas pelo Brasileiro. Até aqui, foram 45 duelos, com 15 empates e 15 triunfos para cada lado.

Outra curiosidade na história do clássico: entre os anos 90 e 2000, o Flamengo foi superior no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil. Mas foi o Vasco o clube a protagonizar as principais humilhações no Brasileiro. Que o diga Edmundo e Romário.

Em 1996, Vasco e Flamengo se enfrentaram pela competição nacional. O time de São Januário tinha Edmundo, e o adversário, Bebeto. O atacante baiano até marcou o seu, mas foi o Animal quem brilhou no Maracanã. Fez três e provocou a torcida rubro-negro – Macedo completou a goleada: 4 a 1.

No ano seguinte, a história se repetiu. Mais uma vez as equipes se enfrentaram pelo Brasileiro. O clássico representava o passaporte cruzmaltino para a final. O Vasco precisava apenas do empate, mas Edmundo, novamente inspirado, marcou três golaços. O último, driblando duas vezes Júnior Baiano, lhe deu à época o posto de maior artilheiro em uma mesma edição do campeonato – 29 gols. Júnior Baiano e Maricá completaram o placar de 4 a 1.

Em 2001, a algoz rubro-negro foi Romário. E o “chocolate” seria ainda mais amargo. O Vasco goleou por 5 a 1. O Baixinho, a exemplo de Edmundo, marcou três vezes. Gilberto, Euller e Bruno Carvalho completaram o marcador.

Vem daí, aliás, a implicância da torcida vascaína com Romário. Enquanto Edmundo festejava alucinadamente seus gols sobre o Flamengo, Romário era frio. E assim passou a ser acusado de rubro-negro, já que nunca escondeu seu carinho pela torcida do Flamengo entre 1995 e 99, período em que defendeu o time da Gávea.

Fonte: ig

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Equipe Sub-16 do Vasco
Vasco vence o Botafogo por 3 x 0 pelo Torneio Guilherme Embry Sub-16

Em confronto válido pela 6ª rodada do Torneio Guilherme Embry, o Vasco da Gama vence o Botafogo por 3×0 e assume a liderança.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco tem 5 problemas para resolver na Data Fifa; veja quais

Sem vencer há 6 jogos, o Vasco da Gama aproveita data Fifa para arrumar a casa antes dos confrontos decisivos na temporada.

Bandeira doada por vascaínos ao CT Moacyr Barbosa
A-CAP coloca Vasco e todos os clubes da 777 Partners à venda

Empresa que controla a 777 Partners, A-CAP coloca todos os clubes da empresa americana à venda, incluindo o Vasco da Gama.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco está na 11ª colocação do returno do Brasileiro

Com 37 pontos, o Vasco da Gama aparece na 11ª colocação na tabela do segundo turno do Campeonato Brasileiro.