Dedé pode ser o primeiro zagueiro craque do Brasileirão

Caso vença a disputa de craque do Brasileirão, Dedé será o primeiro zagueiro eleito o craque do Brasileirão.

Os quatro gols nos últimos três jogos, a regularidade apresentada ao longo de toda a temporada, além de partidas memoráveis, serviram para levantar, a nível nacional, uma questão que os vascaínos já vêm debatendo: Dedé é o craque do Campeonato Brasileiro de 2011?

Dentre os zagueiros, parece que o caso já virou uma barbada. De acordo com as notas dadas pelo LANCE! na competição, o Mito da Colina lidera com uma nota média de 6,3. Ao que parece, a cada rodada as discussões ganham um patamar acima, e o defensor passa a ver seu nome comparado a outros jogadores, de renome, que tiveram algum momento de brilho na competição, como Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

Caso vença esta disputa, o vascaíno será o primeiro zagueiro eleito o craque do Brasileirão. A premiação, que teve início em 2005, coroou, até o momento, o atacante Tevez (2005), o goleiro Rogério Ceni (2006 e 2007), o volante Hernanes (2008), o apoiador Diego Souza (2009) – hoje no Vasco – e o também apoiador Conca (2010).

Os números, cada vez mais, o tornam um candidato de respeito. E, se antes seu destaque era pela marcação e os desarmes, agora vem surpreendendo também na frente. Já é o zagueiro que mais fez gols na competição e é o terceiro artilheiro do Vasco com os seis anotados (foram 12 na temporada).

Sem vaidades, ele curte a fase com os pés no chão.

– Fico feliz por tudo o que está acontecendo e o que estou passando. É um momento bom. Passei por momentos difíceis no Vasco mas, hoje, graças a Deus, as coisas vêm andando e fluindo – comemorou o Mito, enquanto tentava deixar o aeroporto – no melhor estilo popstar – cercado de jornalistas, seguranças e fãs enlouquecidos por uma foto e um autógrafo.

Recordes pelo Vasco

Com os 12 gols anotados no ano, Dedé já é o zagueiro que mais marcou em apenas uma temporada em toda a História do Vasco. Antes dele, Brito, em 1967, havia balançado as redes sete vezes.

Considerando somente os feitos no Brasileiro, ele também já é o maior artilheiro do Vasco em uma única edição do torneio, com seis.

Somando todas as edições disputadas com a camisa cruz-maltina, ele está empatado na liderança com Henrique (que atuou no clube entre 1998 e 2004), ambos com sete. Logo atrás vem Mauro Galvão, com seis (entre 1997 e 1999).

O defensor, no entanto, está um pouco longe de bater outra marca: a de maior zagueiro artilheiro do Brasileirão em uma só edição: os recordistas são Juninho e Chicão, que marcaram 10 vezes em 2007.

Animado com a fase ofensiva, ele espera guardar mais um na sua conta para homenagear a namorada Patricia, que fará aniversário justamente amanhã, na data do jogo contra o Avaí:

– Se Deus quiser… – desejou.

Trajetória de Dedé no Vasco temporada a temporada

2009
Dedé foi contratado após o Carioca de 2009, mas não chegou a ter muitas chances no time de Dorival Júnior. Atuou em cinco jogos e não marcou.

2010
No ano seguinte, não começou como titular, mas foi ganhando a vaga aos poucos e terminou o ano como o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro.

2011
O ano iniciou com Dedé tendo status de Mito e peça fundamental no time. Tem sido primordial à equipe cruz-maltina e decisivo em algumas partidas.

A opinião dos especialistas:

“Ele, sem dúvida alguma, está na lista dos jogadores que se destacaram neste campeonato. É o principal jogador do Vasco”
Vitor Birner, colunista do Lance!

“Dedé é um dos jogadores mais importantes do Vasco e do Campeonato Brasileiro. Se o Vasco for campeão, certamente será eleito”
Sérgio Arêas, editor do Lance!

“Dedé é, junto com o Diego Souza, o destaque do Vasco. Mas acredito que só ganhará o prêmio se o time vencer a competição”.

Fonte: lancenet

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vegetti em jogo contra o Grêmio
Vasco não vence há 6 jogos e vive maior jejum de vitórias em 2024

Com empate diante do Juventude, o Vasco da Gama chegou há 6 jogos sem vitórias e vive sua maior sequência nesta temporada.

Jogadores do Vasco em São Januário
Ausência de vitórias reacende alerta contra o rebaixamento no Vasco

O Vasco da Gama não vence no Brasileiro há 4 jogos e faz com que o alerta contra o rebaixamento seja reacendidos no Clube.

Victor Luís em jogo contra o Juventude
Vasco perde chance de encerrar jejum negativo contra o Juventude e é vaiado

O Vasco da Gama já enfrentou o Juventude 24 vezes, sendo 5 vitórias do Gigante da Colina, 8 derrotas e 11 empates.

Jair Ventura reclama de arbitragem após empate contra o Vasco

Jair Ventura afirmou que Hugo Mura deveria ter recebido o 2º cartão amarelo e reclamou de pênalti não marcado para o Juventude.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco vacila em retorno a São Januário e fica no lucro com o empate

Rafael Paiva fez modificações que não funcionaram e Vasco da Gama fez um resultado negativo diante do Juventude, em São Januário.