Ex- Vasco Edgar vive bom momento em Portugal

O avançado Edgar atravessa um excelente momento de forma e ameaça voltar à ribalta do futebol português.

Aos 24 anos, o avançado Edgar atravessa um excelente momento de forma e ameaça voltar à ribalta do futebol português, confirmando os motivos pelos quais é chamado de Edgolo. O hat-trick em Paços de Ferreira (o primeiro da presente edição da Liga Zon Sagres) tornou o brasileiro do V. Guimarães no melhor marcador do campeonato, com 7 golos (aguarda agora pelo que farão nesta jornada Wolfswinkel, Baba e Cardozo), e provou estarmos perante um finalizador nato capaz de, agora sim, afirmar-se num clube grande.

No verão de 2007, o nome de Edgar animou o defeso com uma guerra feroz entre o FC Porto e o Benfica pela sua contratação. Os dragões acabaram por levar a melhor, mas o salto do Beira-Mar para os portistas revelou-se demasiado exigente para um jovem de apenas 20 anos. O avançado não convenceu Jesualdo Ferreira (foi utilizado apenas em 3 jogos oficiais e não fez qualquer golo, sagrando-se mesmo assim campeão nacional), que o cedeu à Académica na segunda metade do campeonato. Aí teve mais oportunidades (11 jogos) e apontou 3 golos, registo insuficiente para convencer os dirigentes do FC Porto a acionar o direito de opção por mais três épocas.

Pensou-se, então, que se tratava apenas de mais uma contratação falhada, de um jovem promissor incapaz de vingar numa equipa mais forte. As passagens discretas pelo Estrela Vermelha e Vasco da Gama pareciam confirmar essa tese pessimista, mas Edgar não se rendeu e continuou a batalhar. E na época passada teve o merecido prémio com a camisola do Nacional, onde marcou 12 golos no campeonato e um na Liga Europa. Números interessantes, que levaram o V. Guimarães a contratá-lo em junho de 2010 (garantiram a cedência por duas épocas junto da Inverfutbol, empresa que gere a carreira do jogador). Os 15 golos marcados convenceram a exigente plateia da Cidade Berço, com os responsáveis vitorianos a tentarem de imediato fazer um encaixe financeiro no último defeso. Só que a Inverfutbol inviabilizou as intenções minhotas, relembrando que o contrato de cedência é válido até 2012.

Ora, mantendo a veia goleadora já demonstrada (7 golos em 10 jornadas) e tratando-se de um avançado livre, é fácil de prever um intenso assédio a Edgar já a partir do próximo mês de janeiro. Estão criadas todas as condições para o brasileiro ter a segunda oportunidade num dos três grandes em Portugal, onde um goleador é sempre bem vindo, já que é um jogador bem mais maduro e capaz de, agora sim, assumir as suas responsabilidades e corresponder às expectativas. Neste caso o comboio pode mesmo passar duas vezes…

Da Record – Portugal

Comente

Veja também
Payet comemorando gol contra o Juventude
Payet quebra jejum e volta a marcar pelo Vasco após 7 meses

Último gol do francês Dimitri Payet com a camisa do Vasco da Gama foi Campeonato Carioca, contra a Portuguesa-RJ.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco só conseguiu vencer 15% dos jogos em que saiu atrás do placar em 2024

Dos 26 jogos em que o Vasco da Gama começou perdendo nesta temporada, apenas quatro terminaram com vitória.

Lance da expulsão de Souza contra o juventude
Souza se manifesta após expulsão e pede desculpas á torcida

O volante Souza foi expulso após três minutos em campo na partida contra o Juventude e foi vaiado pela torcida do Vasco.

Vegetti em jogo contra o Grêmio
Vasco não vence há 6 jogos e vive maior jejum de vitórias em 2024

Com empate diante do Juventude, o Vasco da Gama chegou há 6 jogos sem vitórias e vive sua maior sequência nesta temporada.

Jogadores do Vasco em São Januário
Ausência de vitórias reacende alerta contra o rebaixamento no Vasco

O Vasco da Gama não vence no Brasileiro há 4 jogos e faz com que o alerta contra o rebaixamento seja reacendidos no Clube.