Ex- Vasco Edgar vive bom momento em Portugal

O avançado Edgar atravessa um excelente momento de forma e ameaça voltar à ribalta do futebol português.

Aos 24 anos, o avançado Edgar atravessa um excelente momento de forma e ameaça voltar à ribalta do futebol português, confirmando os motivos pelos quais é chamado de Edgolo. O hat-trick em Paços de Ferreira (o primeiro da presente edição da Liga Zon Sagres) tornou o brasileiro do V. Guimarães no melhor marcador do campeonato, com 7 golos (aguarda agora pelo que farão nesta jornada Wolfswinkel, Baba e Cardozo), e provou estarmos perante um finalizador nato capaz de, agora sim, afirmar-se num clube grande.

No verão de 2007, o nome de Edgar animou o defeso com uma guerra feroz entre o FC Porto e o Benfica pela sua contratação. Os dragões acabaram por levar a melhor, mas o salto do Beira-Mar para os portistas revelou-se demasiado exigente para um jovem de apenas 20 anos. O avançado não convenceu Jesualdo Ferreira (foi utilizado apenas em 3 jogos oficiais e não fez qualquer golo, sagrando-se mesmo assim campeão nacional), que o cedeu à Académica na segunda metade do campeonato. Aí teve mais oportunidades (11 jogos) e apontou 3 golos, registo insuficiente para convencer os dirigentes do FC Porto a acionar o direito de opção por mais três épocas.

Pensou-se, então, que se tratava apenas de mais uma contratação falhada, de um jovem promissor incapaz de vingar numa equipa mais forte. As passagens discretas pelo Estrela Vermelha e Vasco da Gama pareciam confirmar essa tese pessimista, mas Edgar não se rendeu e continuou a batalhar. E na época passada teve o merecido prémio com a camisola do Nacional, onde marcou 12 golos no campeonato e um na Liga Europa. Números interessantes, que levaram o V. Guimarães a contratá-lo em junho de 2010 (garantiram a cedência por duas épocas junto da Inverfutbol, empresa que gere a carreira do jogador). Os 15 golos marcados convenceram a exigente plateia da Cidade Berço, com os responsáveis vitorianos a tentarem de imediato fazer um encaixe financeiro no último defeso. Só que a Inverfutbol inviabilizou as intenções minhotas, relembrando que o contrato de cedência é válido até 2012.

Ora, mantendo a veia goleadora já demonstrada (7 golos em 10 jornadas) e tratando-se de um avançado livre, é fácil de prever um intenso assédio a Edgar já a partir do próximo mês de janeiro. Estão criadas todas as condições para o brasileiro ter a segunda oportunidade num dos três grandes em Portugal, onde um goleador é sempre bem vindo, já que é um jogador bem mais maduro e capaz de, agora sim, assumir as suas responsabilidades e corresponder às expectativas. Neste caso o comboio pode mesmo passar duas vezes…

Da Record – Portugal

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.