Vasco busca vaga na semifinal da Sul-Americana

O Vasco enfrenta o Universitario, em Lima, com o objetivo de dar o primeiro passo rumo à sua primeira semifinal.

Nos últimos anos, os clubes brasileiros vêm realizando grandes campanhas na Copa Sul-Americana. No entanto, isto não tem acontecido com o Vasco. Em todas as oportunidades que disputou a competição, o Gigante da Colina nunca passou das quartas de final, fase na qual se encontra atualmente. Na noite desta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), o clube enfrenta o Universitario, em Lima, com o objetivo de dar o primeiro passo rumo à sua primeira semifinal.

Se em outros anos o Vasco não chegava embalado para os confrontos, a história nesta temporada se mostra bem diferente. A classificação para as quartas foi conquistada após uma acachapante goleada por 8 a 3 diante do Aurora, da Bolívia, em São Januário. Além disso, no Campeonato Brasileiro o clube ocupa a vice-liderança, atrás do Corinthians apenas nos critérios de desempate. Ou seja, o momento é mais do que favorável.

O mesmo não se pode dizer do rival peruano. O Universitario é um dos clubes mais populares do país, mas vive momento conturbado. Os salários estão atrasados e os jogadores chegaram a ameaçar entrar em greve. Mas mesmo assim eles esperam fazer bonito diante de sua torcida no Estádio Nacional, que foi totalmente remodelado e está pronto para receber a partida.

Carlos Veras Rodríguez, do Equador, será o árbitro da partida, que terá transmissão da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha todas as emoções do confronto.

header as escalações 2

Universitario: o técnico José “Chemo” Del Solar vai armar a equipe para enfrentar o Vasco contando com força máxima. Com isso, o time entra em campo com:Llontop, Mendoza, Galván, Galliquio e Rabanal; Torres, Gonzáles, Vitti e Ampuero; Ruidíaz e Andy Polo.

Vasco: sem mudar o que está dando certo, Cristóvão Borges manteve a opção por um time misto e também o mistério para o confronto contra o Universitário. Entretanto, o treinador vascaíno confirmou as escalações de Diego Souza e Fagner entre os titulares. Baseado na formação do treinamento da última segunda-feira, o provável time do Vasco terá: Fernando Prass, Fagner, Nilton, Douglas e Julinho; Diego Rosa, Allan, Fellipe Bastos e Bernardo; Diego Souza e Alecsandro

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Universitario: em relação ao último compromisso da equipe na Sul-americana (vitória nos pênaltis sobre o Godoy Cruz), a ausência é o experiente atacante Johan Fan, de 33 anos. Em seu lugar, a aposta é no jovem Alvaro Ampuero, de apenas 19.

Vasco: Renato Silva, Dedé, Romulo, Felipe, Eder Luis e Elton estão entre os principais jogadores poupados por Cristóvão Borges. Machucados, Eduardo Costa, Victor Ramos, Juninho Pernambucano e Jumar estão fora também

header fique de olho 2
Universitario:
com apenas 17 anos, o atacante Andy Polo subiu este ano para o time principal do Universitário e tem como principais características a habilidade e a velocidade. Conhecido como Jóia entre torcedores e dirigentes do Universitario, Polo já foi chamado para treinar com a seleção principal, seguindo a trajetória de sucesso que teve nas seleções sub-15 e sub-17 do país

Vasco: Diego Souza é a grande esperança do Vasco. O apoiador, que está suspenso da próxima partida pelo Brasileiro, será, ao lado de Fagner e Fernando Prass, os únicos titulares para este jogo. Diego terá a missão de encostar em Alecsandro, pois atuará mais avançado com Bernardo sendo o armador principal.

header o que eles disseram

Toñito Gonzáles, volante do Universitario: “O Vasco é um rival duríssimo, já vimos como venceram o Aurora e agora temos que nos preparar para conseguirmos a vitória em casa. Nossa obrigação é assegurar a vitória no Peru para selarmos a classificação no Brasil”.

Cristóvão Borges, técnico do Vasco:“É um time forte fisicamente, joga com uma certa velocidade, em um sistema com três jogadores rápidos na frente, um armador argentino que joga por trás e uma marcação forte – descreveu o comandante vascaíno””.

header números e curiosidades

* Esta é a décima partida do Vasco contra uma equipe peruana na história. Nos primeiros nove jogos disputados, foram seis vitórias brasileiras, dois empates e apenas um triunfo peruano, obtido pelo Sporting Cristal. Desses nove jogos, três foram contra o Universitario.

* Esta é a quinta vez que o Universitario participa da Copa Sul-americana e, apenas neste ano a equipe avançou de fase. O Vasco também disputa a competição pela quinta vez.

* O Vasco disputou oito partidas como visitante na história da Sul-Americana, obtendo uma vitória (4 a 2 sobre o Atlético-PR, em 2007) e sete derrotas, com oito gols a favor e 20 contra.

header último confronto v2A última vez que o Vasco enfrentou o Universitario foi há nada menos do que 51 anos. No dia 3 de fevereiro de 1960, o time cruz-maltino derrotou o rival por 3 a 1, em jogo amistoso realizado no Peru.

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Rafael Paiva, técnico interino do Vasco
Escalação do Vasco contra o Juventude

Confira o time que o técnico Rafael Paiva mandará a campo para enfrentar o Juventude, pela 29ª rodada do Brasileiro.

Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Relacionados do Vasco contra o Juventude

Confira abaixo a lista dos jogadores relacionados do Vasco da Gama para o jogo contra o Juventude, pela Série A do Brasileiro.

Coutinho e Vegetti comemorando gol contra o Flamengo
Vegetti elege companheiro de Vasco como um dos melhores jogadores do mundo

O centroavante Vegetti fez questão de exaltar a personalidade do meio-campista Coutinho dentro e fora dos gramados.

Coutinho festeja gol contra o Flamengo no Maracanã
Edmundo rasga elogios e pede titularidade de Coutinho no Vasco

Edmundo afirmou que o meia Philippe Coutinho precisa seguir entre os titulares para melhorar o condicionamento.

Vasco x Juventude será palco para Bolsonaro e candidatos a prefeito do Rio

Após Ramagem confirmar sua presença em São Januário, o Vasco da Gama busca neutralidade e convidou Paes e Tarcísio Motta.