Fifa destaca liderança do Vasco no Brasileiro

Até este domingo eram dois líderes. Agora, somente o Vasco aparece na ponta da tabela.

Até este domingo eram dois líderes. Agora, somente o Vasco aparece na ponta da tabela. A equipe carioca bateu o Bahia fora de casa por 2 a 0 e foi a grande vencedora de uma rodada em que quase todos os time da ponta tropeçaram. O Corinthians, que estava à frente nos critérios de desempate, ficou no 1 a 1 com o Internacional no Beira-Rio, em um resultado que, devido às circunstâncias, acabou sendo comemorado com o uma vitória para os paulistas.

Mas os três pontos obtidos em Pituaçu falaram mais alto, e o Vasco aparece agora com 57, dois a mais que o Corinthians e já com cinco de vantagem  para Botafogo e Flamengo. Restando sete rodadas para o término do Campeonato, a disputa pelo título segue emocionante e terá novo capítulo no próximo final de semana, quando os cariocas recebem o São Paulo e os paulistas pegam o ameaçado Avaí no Pacaembu.

Contra um Bahia ainda correndo risco de rebaixamento, o Vasco precisou mais do que nunca da experiência de Felipe e da boa fase de Diego Souza para vencer. Sem Juninho Pernambucano e Elton, foi o camisa 10 que construiu as principais jogadas, uma delas devolvendo para Felipe acertar um lindo chute no ângulo de Marcelo Lomba. No segundo tempo, Diego Souza enfim deixou o dele no finalzinho – o nono no campeonato –, selando um triunfo complicado.

“Não é fácil jogar aqui não. O Bahia é uma boa equipe, que joga na força e tem um treinador experiente (Joel Santana). O time está de parabéns por essa vitória”, explicou Diego Souza. “Temos sete finais agora e, se a gente continuar assim, com essa dedicação, temos tudo para ir em busca do sucesso.”

Enquanto isso, no Beira-Rio, o Corinthians ia se complicando frente a um Internacional empurrado por uma barulhenta torcida. O até então líder foi acuado e ainda viu o lateral Alessandro ser expulso no primeiro tempo. Na volta do intervalo, o Inter abriu o marcador com Nei, mas não aproveitou a vantagem numérica para ampliar. No final, a expulsão de D’Alessandro se provou decisiva: na cobrança de falta de muito longe, Alex empatou, calando o Beira-Rio e incendiando a torcida corintiana.

Depois de sofrer em todo o confronto, o Corinthians acabou saindo no lucro, principalmente pela boa sequência de jogos que tem pela frente (Avaí e América-MG). “Tem um gostinho de vitória. Mas acredito que teríamos feito mais se não tivéssemos perdido o Alessandro”, destacou Paulo André.

Mudanças na parte de baixo

Se a emoção aumenta na ponta da tabela, embaixo ela não é menor. Depois de dormir no sábado na zona do rebaixamento, o Cruzeiro conseguiu uma vitória na base da raça para cima do Atlético-GO depois de ficar duas vezes atrás do placar. O atacante Anselmo Ramon acabou como o herói ao marcar duas vezes no final, ajudando o time a encerrar uma série de 11 jogos sem triunfos. Agora, a Raposa soma 34 pontos, um a mais que o Atlético-MG, que também havia escapado no sábado.

Quem se deu mal mesmo foi o Ceará, que perdeu para o Atlético-PR na Arena da Baixada e entrou na zona da degola. Paulo Baier fez de falta o gol da vitória no duelo e deu esperança ao Furacão, que agora soma 31 pontos, um a menos que os cearenses.

Empates ruins

Mesmo sem Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Bottinelli, o Flamengo esperava sair do Engenhão com um resultado melhor no duelo com o Santos, mas esbarrou em um Neymar inspirado e ficou no 1 a 1. O craque santista abriu o placar no segundo tempo em pênalti e Deivid empatou.

Se esperava uma reação do time após a demissão de Adilson Batista na rodada anterior, a torcida são-paulina mais uma vez saiu frustrada do Morumbi após ver a equipe ficar no 0 a 0 com o Coritiba. Os anfitriões até foram melhores, criaram boas chances, mas esbarraram no goleiro Vanderlei. Este foi o sétimo jogo sem vitória do São Paulo, que estagnou na sexta colocação, com 49 pontos. O Coritiba foi a 42, no décimo posto.

Confira os resultados da 31ª rodada:

Sábado
Palmeiras 1 x 2 Figueirense
Fluminense 0 x 2 Atlético-MG
Avaí 3 x 2 Botafogo
América-MG 2 x 2 Grêmio

Domingo
São Paulo 0 x 0 Coritiba
Internacional 1 x 1 Corinthians
Atlético-PR 1 x 0 Ceará
Bahia 0 x 2 Vasco
Flamengo 1 x 1 Santos
Cruzeiro 3 x 2 Atlético-GO

Do site da Fifa

Comente

Veja também
Torcedor do Flamengo, Thiago Galhardo revela ter mais carinho pelo Vasco

Torcedor declarado do Flamengo e ex-jogador do Vasco da Gama, Thiago Galhardo revela ter maior carinho pelo Cruzmaltino.

Capasso e Souza estão fora do Vasco

Fora dos planos da comissão técnica, Souza e Capasso rescindem de forma amigável e não atuam mais pelo Vasco da Gama.

Diniz tem bom retrospecto contra Vojvoda, do Fortaleza

Em reestreia pelo Vasco da Gama em São Januário, Fernando Diniz tem pela frente o Fortaleza de Vojvoda e tem bom retrospecto.

Fernando Diniz comenta reencontro com Tchê Tchê após atrito

Após atrito no São Paulo, Fernando Diniz comenta sobre reencontro com Tchê Tchê, elogia jogador e coloca ponto no assunto.

Vasco é o 4º clube com as maiores dívidas no Brasil; veja ranking

Conforme valores registrados até dezembro de 2024, o Vasco da Gama é o quarto Clube mais endividado do Brasil.

Vasco planeja inaugurar 3 novos ambientes do CT nos próximos meses

Com orçamento de R$ 30 milhões para reformas no CT Moacyr Barbosa, Vasco da Gama deve entregar primeiros ambientes em julho.

Vasco tem a 13ª maior média de público em 2025; veja ranking

O Vasco da Gama tem sete jogos como mandante em 2025 e é a 13ª maior média de público nesta temporada; veja ranking.

Fortaleza nunca venceu o Vasco em São Januário; veja histórico

Adversário do Vasco da Gama na 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fortaleza não tem vitórias atuando em São Januário; veja.

Vasco anuncia Kyrios Sport como nova fornecedora de material esportivo

Parceria entre a Kyrios Sport e o Vasco da Gama foi divulgada nesta quinta-feira (15) nas redes sociais do Clube.

Vasco monitora Rodrigo Caetno após afastamento de Ednaldo da CBF

Vasco da Gama crê que a saída do presidente da CBF pode facilitar a contratação de Rodrigo Caetano como diretor técnico.