Felipe pode jogar na lateral contra o Bahia

Cristóvão Borges mantém os planos de testar novamente o experiente jogador na lateral.

Se tudo ocorrer como o ensaiado, a esperança é rever a ousada canhotinha de Felipe pelo lado esquerdo. Como Márcio Careca e Julinho ainda não convenceram a ponto de se firmarem como titulares, o técnico Cristovão Borges mantém os planos de testar novamente o experiente jogador na lateral. E para isso, vem tentando readaptar o time do Vasco.

Acostumado a jogar mais em função do setor direito, apostando na dobradinha entre o atacante Eder Luis e o lateral-direito Fagner, o elenco foi treinado exaustivamente ontem para dar suporte a Felipe.

O objetivo é deixá-lo sem tantas responsabilidades de marcação, já que sua idade não o permite ter o mesmo pique de quando foi revelado pelo próprio Vasco no setor.

Para isso, Cristovão arma uma equipe quase como um 3-4-3 contra o Bahia. Isso porque o volante Jumar fará as vezes de um terceiro zagueiro, principalmente quando Felipe subir para o apoio. Por outro lado, Diego Souza atuará como um ponta esquerda, auxiliando Elton, que jogará centralizado, e na companhia de Eder Luis, aberto pela direita. Tudo isto para dar um suporte e deixar o Maestro mais solto para a criação das jogadas.

Tanta precaução se faz para não deixar o setor esquerdo vulnerável. Contra o Atlético-PR, Felipe foi testado pela primeira vez na lateral, e alternou bons momentos ofensivos com outros em que deu espaços pelo seu lado do campo.

Dedé, ícone da zaga, confia na tática de Cristovão Borges:

– Cristovão é um baita de um treinador. Nos passa uma confiança no esquema de jogo e tudo fica bastante claro sobre o que devemos fazer.

No primeiro tempo do coletivo, o treinador vascaíno escalou o time com Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Felipe; Nilton, Jumar, Allan e Diego Souza; Eder Luis e Elton.

Já na etapa final, ele sacou Douglas, improvisou Nilton na zaga e pôs Eduardo Costa de volante.

Sem definição na zaga

Com Renato Silva suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo e Victor Ramos lesionado, com um estiramento na coxa esquerda, o técnico Cristovão Borges parece ainda não ter definido qual será a zaga titular para pegar o Bahia.

No primeiro tempo da atividade da última quinta-feira, o treinador colocou o zagueiro Douglas ao lado de Dedé, mas na segunda etapa testou o volante Nilton improvisado.

Este ano, o volante Eduardo Costa também já chegou a atuar no setor de forma provisória, durante uma partida.

– O Victor Ramos apresentou uma melhora na região adutora da coxa esquerda, mas não o suficiente para ser aproveitado para a partida contra o Bahia. A expectativa é de que ele volte a treinar com bola na semana que vem – disse Albino Pinto, médico do clube.

Único jogador garantido no setor até o momento, Dedé lembra que ainda não atuou ao lado de Nilton na zaga, mas confia tanto no camisa 6 quanto no jovem Douglas.

– Já joguei com o Douglas e com o Nilton, mas na zaga nunca joguei com o Nilton. Mas estou seguro para jogar com quem entrar – afirmou o camisa 26.

Posições de Felipe

Começo na lateral
Felipe subiu para os profissionais do Vasco atuando na lateral-esquerda, se destacando pelos dribles rápidos.

No meio
Ainda no Vasco, Felipe atuou como volante, no Mundial de 2000

Mais avançado
No Palmeiras, Atlético-MG e Fla, Felipe jogou mais como meia esquerda, com a responsabilidade de criação.

No ataque
No rubro-negro chegou a atuar como ponta esquerda em algumas partidas.

Fonte: lancenet

Comente

Veja também
Paulinho e Jair em treino do Vasco
Paiva lamenta lesões no Vasco e projeta voltas de Jair e Paulinho

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva analisou o extenso histórico de lesões do Cruzmaltino na temporada.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Paiva analisa estreia de Dominguez no time titular do Vasco e sai em defesa de Maicon

Treinador do Vasco da Gama analisou as atuações de Maxime Dominguez e de Maicon, no empate entre o Cruzmaltino e o Juventude.

Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Confira as chances do Vasco de Libertadores e permanência na Série A

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta empate do Vasco contra o Juventude: ‘Tinha que ganhar’

O treinador Rafael Paiva lamentou o resultado e afirmou que gol sofrido muito cedo, desestabilizou a equipe vascaína.

Payet e Coutinho
Coutinho e Payet juntos? Paiva espera cenário tranquilo para escalar dupla

Em entrevista coletiva, Rafael Paiva revela que espera cenário tranquilo para escalar Coutinho e Payet juntos no Vasco da Gama.