Escritor diz que cruz da camisa do Vasco é a Pátea e não a de Malta

Escritor cearense revelou que a cruz que estampa a camisa do Vasco não é a Cruz de Malta, e sim a Cruz Pátea.

Grande parte  do torcedor apaixonado pelo seu time não sabe a origem do escudo. Como foi criado o emblema, as cores escolhidas, o formato, a quantidade de estrelas nas camisas. Amante do futebol, o engenheiro e pesquisador José Renato Santiago lançou o livro “Os distintivos de futebol mais curiosos do mundo”. Bichos, castelos, armas, entre outras curiosidades mostram a história de um clube, que às vezes confunde o seu próprio torcedor.

LEIA SOBRE OS SÍMBOLOS DO VASCO DA GAMA

O escritor cearense citou como exemplo o Vasco da Gama e revelou que a cruz que estampa a camisa do time carioca não é a famosa Cruz de Malta, e sim a Cruz Pátea, de origem francesa.

– Não é a Cruz de Malta, como muitos falam, a cruz de oito pontas. Na verdade essa é a Cruz Pátea, que na verdade era muito utilizada pelo navios portugueses. É uma cruz de origem francesa. Ela é parecida com uma Cruz de Malta, mas não é. O Vasco é o único clube entre os grandes do Brasil que tem um história rica dentro do seu escudo. Os outros são baseados na própria história do clube – analisou.

Segundo o site oficial do Vasco da Gama, o primeiro escudo criado em 1903, tinha uma Cruz de Cristo na caravela, à semelhança do que acontecia nas caravelas da época dos descobrimentos. Anos depois, a Cruz de Cristo foi substituída pelo que seria a Cruz de Malta. Entretanto, descobriu-se que ela é, na realidade, uma Cruz Pátea. A verdadeira Cruz de Malta é bem diferente da Cruz Pátea, pois tem as extremidades bifurcadas.

José Renato Santiago também citou outros times do Brasil e apontou semelhanças entre alguns escudos, citando Bahia e Corinthians, apesar de cores diferentes das duas equipes.

– Os primeiros escudos do Corinthians não tinham os remos e a âncora. Era só a parte central. Se observar a parte central, os escudos são parecidos: o distintivo, a bandeira do estado centralizado. Isso é um dos motivos de o Corinthians ser popular. Foi o primeiro clube a colocar a bandeira de seu estado no escudo. O Bahia é baseado diretamente no escudo do Corinthians. São escudos belíssimos – explicou.

Confira alguns trechos da entrevista sobre os escudos:

Emblemas de times com vários tipos de bichos: de javali até zebra

– O Caçadores das Taipas é um time português em uma região que tem muito javali. É por isso que tem um javali no escudo. O Confiança da Paraíba tem em seu escudo um diabo da Tasmânia. O Adelaide City, da Austrália, tem um canguru e uma zebra no emblema. O Esporte Clube de Patos tinha o Pato Donald com a roupa de marinheiro, mas acabaram deixando ele mais velho. Parece até com o Tio Patinhas, com a roupa vermelha. Tem o Al Whada (Emirados Árabes) com um orion, que é da família da antílope. Esse times adotam animais que sejam próximo da região. E nessa linha, o Smorgon, da Bielorrússia, tem uma história que na região tinham adestradores de ursos. Teve um dia que um circo pegou fogo, e o chão começou a ficar quente. O urso começou a andar com duas patas e de pé. É por isso que tem essa grade vermelha no escudo para mostrar que o chão é quente. Outra curiosidade, o escudo do Persebaya, da Indonésia, que tem um tubarão e um crocodilo, que mostram uma briga pelo mais forte. O lema do time é enfrentar o perigo com coragem.

Escudo do Juventus-ITA tem referência ao clube inglês

– No futebol italiano, no escudo do Juventus tem cores do Notts County (Terceira Divisão inglesa). Muitos times italianos têm essa ligação com ingleses, como o Milan, entre outros. O símbolo no meio do escudo do Juventus é um tourinho, que é da cidade de Turim. Essa é uma adaptação do touro. Tinha uma região chamada taurinaum, em latin, que era semelhante ao touro. Outra curiosiodade: a letra “j” não tem no idioma italiano. O time mais popular da Itália começa com uma letra que não tem. O “j” é usado em Turim para algumas palavras, mas no alfabeto italiano não tem.

Times europeus mantêm tradição da cidade com os escudos

– Eles são imbatíveis. Na Europa tem a tradição da cidade, de representar o povo, não é só um time. Você pega um escudo europeu, tem ali uma bolinha amarela, uma estrelinha, um diamante. Certamente tem um simbolismo todo especial. Falando no animal, cada um tem uma motivação de ficar lá, não é simplesmente pelo motivo de um pessoa que gostou e colocou. Aqui no Brasil acontece muito isso. Do dirigente achar legal e colocar no escudo.

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Vasco acerta com Juh Morais para o futebol feminino; volante comemora

O Vasco acertou a contratação de Juh Morais para reforçar o elenco feminino para a sequência da temporada 2025.

Vasco é eliminado do NBB e Marquinhos se aposenta do basquete

Na despedida de Marquinhos, o Vasco da Gama perdeu o terceiro jogo para o Minas por 83 a 63 e foi eliminado do NBB.

Veja como Fernando Diniz quer renovar o astral no Vasco

Fernando Diniz quer analisar o elenco a partir do início de seu trabalho e vem conversando de forma individual.

Vasco vence o Fortaleza e está no G8 do Brasileiro Sub-20

Com gols de GB e Léo Jacó, Vasco da Gama vence o Fortaleza e entra no G-8 do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Erros individuais, bola aérea e parte física marcam má fase do Vasco

Falhas individuais, gols no segundo tempo e parte física são alguns dos fatores que colaboram com a má fase do Vasco da Gama.

SBT atinge boa audiência com transmissão de Lanús x Vasco

Um dos canais de transmissão do confronto entre Lanús x Vasco da Gama pela Sul-Americana, SBT registra alta audiência.

Nuno tem sua pior atuação desde estreia pelo Vasco

Com desempenho ruim na derrota do Vasco da Gama contra o Lanús, Nuno Moreira tem sua pior atuação pelo Clube.

Fellipe Bastos vê evolução do Vasco com Diniz no comando

Apesar da derrota do Vasco da Gama contra o Lanús, o ex-jogador Fellipe Bastos analisa primeira partida sob o comando de Fenando Diniz.

Ingressos para Vasco x Fortaleza pelo Brasileiro 2025

Confira todos os detalhes da venda de ingressos para o jogo do Vasco da Gama contra o Fortaleza, no sábado, pelo Brasileiro.

Veja as reações de Fernando Diniz em sua reestreia no Vasco

Fernando Diniz reestreia no comando do Vasco da Gama e partida contra o Lanús é marcada por expressões faciais do técnico.