Eleições no Vasco acontecem hoje

Os sócios adimplentes vão às urnas hoje escolher o homem que estará no comando do clube pelos próximos três anos.

Assim como na eleição passada, em que a primeira votação foi cancelada pela Justiça, o pleito que decidirá o presidente do Vasco dos próximos três anos tem tudo para tomar o mesmo caminho. Ontem, o candidato José Henrique Coelho confirmou que retirou sua chapa da votação, por não concordar com as irregularidades na lista de sócios. Além disso, o também postulante Pedro Valente anunciou que não participará do evento para não legitimar algo que ele considera irregular. Tudo leva a crer que o resultado das urnas de hoje não será o fim desta história.

Antes de ser confirmada para hoje, a eleição vascaína foi adiada por algumas vezes por conta de possíveis irregularidades na lista de sócios. A oposição questionou esta relação e houve até uma acusação de existirem sócios-fantasmas aptos para votar.

Na quinta-feira passada, uma dcisão judicial quase cancelou o pleito de hoje, mas a Assembleia Geral do clube conseguiu uma liminar no fim de semana que garantiu a eleição para a data marcada.

Inicialmente, as eleições para presidência cruz-maltina estão marcadas para serem realizada entre 9h e 22h. Os sócios adimplentes e com mais de um ano de associação no clube poderão ir às urnas no estádio vascaíno e escolher o homem que estará no comando do clube pelos próximos três anos.

Com a desistência de José Henrique Coelho, Jayme Lisboa, Léo Gonçalves e Pedro Valente concorrem com o atual presidente Roberto Dinamite pelo posto máximo do clube.

Para tentar evitar irregularidades, os sócios que forem votar terão de levar um documento com foto. Na teoria, hoje será conhecido o presidente do Vasco no próximo triênio, mas a última eleição mostra que, na prática, isso pode não acontecer.

José Henrique Coelho retira candidatura

Candidato da chapa “Seremos campões”, José Henrique Coelho desistiu da candidatura à presidência no final da noite de ontem.
Alegando irregularidades na lista de sócios votantes, ele preferiu não compactuar com o pleito.

José Henrique Coelho afirmou, por meio de sua assessoria, que não iria participar da eleição sem que houvesse um recadastra-
mento dos sócios, algo que foi pedido pelo candidato desde os primeiros meses do ano e que a Justiça não obrigou o clube a fazer.

Pedro Valente não participará do pleito, mas decidiu manter a candidatura para poder brigar na Justiça após a realização do mesmo. Promessa de novela.

Problemas alegados

Mesmo CEP
Oposição alega que na última lista de sócios votantes entregue pelo clube há pessoas de bairros diferentes com o mesmo CEP. A inclusão do dado era uma das exigências da Justiça para aprovação da lista.

Morto vivo?
Pedro Valente conseguiu cadastrar uma pessoa morta no programa “O Vasco é meu”, expondo a fragilidade no cadastro de sócio. Vasco alega que somente sócios portando documento com foto poderão realizar o voto.
Oposição alega que na última lista de sócios votantes entregue pelo clube há pessoas de bairros diferentes com o mesmo CEP. A inclusão do dado era uma das exigências da Justiça para aprovação da lista.

Eleição vascaína é de forma indireta

Apesar da participação dos eleitores, as eleições no Vasco são realizadas de forma indireta. Os associados votarão nas chapas dos seus candidatos de preferência. O estatuto cruz-maltino diz que a chapa vencedora nas urnas tem direito a 120 cadeiras no Conselho Deliberativo, já a chapa que ficar com a segunda colocação tem direito a 30 cadeiras no Conselho Deliberativo.

Estes 150 conselheiros eleitos se unem aos 150 natos (Beneméritos e Grande Beneméritos) para compor o colegiado de 300 conse-
lheiros que elegerá o novo presidente administrativo do clube, bem como o presidente do Conselho Deliberativo.

Após a apuração e anúncio da chapa vencedora, então, os conselheiros serão escolhidos e tomarão posse. A partir de então, haverá a reunião para que seja decidido o novo presidente administrativo. Ainda não há data marcada para tal decisão, mas, caso não haja nenhuma decisão judicial que interrompa o processo eleitoral, a escolha do novo presidente pode sair na próxima semana.

Do voto à escolha

Votos dos sócios
Nesta terça-feira, os sócios que forem a São Januário vão escolher a chapa do candidato para votar.

Resultado
A chapa vencedora terá direito a 120 cadeiras no Conselho Deliberativo. A que ficar em segundo lugar, terá direito a 30 cadeiras. Esses 150 se juntarão a 150 conselheiros natos para formar o colegiado de 300 conselheiros que elegerá o novo
presidente administrativo do clube.

Escolha final
Após os conselheiros tomarem posse, haverá a reunião para que seja escolhido o novo presidente. Ato que poderá acontecer na próxima semana.

 

Eleição passo a passo

Local e hora
A eleição acontece hoje, no ginásio poliesportivo de São Januário, no período das 9h às 22h.

Segurança
Por motivos de segurança e organização, somente sócios com carteirinha e documento com foto em mãos têm entrada permitida no
clube. Não é permitida a entrada de acompanhantes, amigos, seguranças, etc. Haverá um grande processo de triagem dos votantes que agilizará o processo eleitoral.

Entrada
Deverá ser feita pelo portão principal da sede social. A saída acontece pelo portão 4 (como mostram as imagens). Haverá
diversos orientadores aptos a esclarecer qualquer dúvida do associado. Para evitar qualquer confusão, a segurança será
reforçada por homens do 24 Batalhão da Polícia Militar.

Voto
Ao chegar ao ginásio poliesportivo, os sócios se dividem em três roletas, de acordo com as letras iniciais dos nomes. Haverá uma roleta especial para grandes beneméritos, beneméritos, eméritos, idosos, deficientes físicos e gestantes. Depois, passam pela mesa de listagem de presentes, também dividida pelas iniciais dos nomes. E, a partir de então, podem escolher uma entre as dez cabines para realizar o voto.

Fonte: lancenet

Entrevistas com os candidatos

Entrevista com Roberto Dinamite

Entrevista com Pedro Valente

Entrevista com Jayme Lisboa

Entrevista com Leonardo Gonçalves

Comente

Veja também
Jean David deve ser o próximo a deixar o Vasco

Fora dos planos da comissão técnica, Jean David deve rescindir seu contrato com o Vasco da Gama em breve.

Tiros na Cidade de Deus interrompem entrevistas no CT do Vasco

Reportagem da Globo precisa interromper gravação do Media Day do Vasco da Gama após tiroteio perto do CT Moacyr Barbosa.

Roger Flores destaca importância de Léo Jardim para o Vasco e projeta futuro

Roger Flores fala sobre a importância de Léo Jardim para o Vasco da Gama, cobra renovação e fala sobre interesse de outros clubes.

Craque Neto enaltece Vegetti: ‘É monstro de centroavante’

Torcedor do Corinthians, Craque Neto elogia Vegetti, do Vasco da Gama, e aponta centroavante como bom reforço para clubes paulistas.

Relação entre Diniz e Rayan no Vasco tem admiração mútua e elogios

Rayan e Fernando Diniz formam parceira no Vasco da Gama, com admiração de ambas as partes, elogios e broncas.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Operário-PR

No confronto válido pela 3ª fase da Copa do Brasil, o Vasco da Gama enfrentou o Operário-PR e teve um lucro de quase R$ 500 mil.

Alexandre Pato assistiu a Vasco x Operário-PR em São Januário

O atacante Alexandre Pato esteve em São Januário para acompanhar a partida entre Vasco x Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Paiva relembra relação com Payet e conta reação curiosa do craque nos treinos

Ex-treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva revelou bastidores da convivência que tinha com o meia francês Payet.

Rayan volta a marcar e vira peça importante no ataque do Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Rayan tem amadurecido e se tornado fundamental no esquema de Fernando Diniz.

Novo dirigente do Vasco pode ser chave para renovação com Léo Jardim

Novela envolvendo Léo Jardim e Vasco da Gama pode terminar com a chegada de um diretor de futebol no Cruzmaltino.