Ricardo Gomes supera desafios e é campeão no Vasco
Com o título da Copa do Brasil garantido ao Vasco, Ricardo Gomes comemora a missão cumprida e o desafio completado.
“Esse é um dos grandes desafios da minha carreira sem dúvida alguma”. A frase foi dita por Ricardo Gomes em 2 de fevereiro, quando chegou ao Vasco visando reconstrução. Precisava reerguer o time que havia acabado de passar vexame na Taça Guanabara, pelo Campeonato Carioca. Precisava, também, se recuperar da demissão no São Paulo. Nesta quarta-feira, com o título da Copa do Brasil garantido, ele comemora a missão cumprida e o desafio completado.
Ricardo Gomes ficou quase seis meses desempregado. Foi demitido do São Paulo em agosto de 2010, depois de ser xingado de “burro” na eliminação na Copa Libertadores e aguardar quase duas semanas a decisão da diretoria, que chegou a garantir sua permanência. “Só faltou o título”, disse, ao se despedir do Morumbi. Foi escolhido pelo Vasco, que se encontrava em frangalhos, sendo humilhado no Estadual e sem boas perspectivas.
O desafio foi vencido aos poucos. Levar o time à decisão da Taça Rio, segundo turno do Estadual, foi considerado um grande feito, apesar de não ter impedido a vitória do Flamengo e a conquista antecipada do título. A Copa do Brasil virou a grande prioridade. Uma equipe equilibrada, capaz de garantir a classificação fora de casa, conseguiu chegar à final e redimir Ricardo Gomes. Ele próprio, no entanto, não se sente tão responsável assim.
“Eu tenho uma parcela muito pequena de responsabilidade nisso. O mérito é sempre dos jogadores. Eles que conquistaram a copa do Brasil”, disse ao final do jogo. Exaltou a atuação de seus jogadores no Couto Pereira, que garantiram o título apesar da derrota por 3 a 2. Isso porque, em São Januário, venceram por 1 a 0. “Foram dois jogos, e em ambos merecemos o título. Não só por hoje (quarta-feira), mas também pelo primeiro jogo, quando impedimos que o Coritiba fizesse o que fez aqui.”
Antes do Vasco, seu maior título em território nacional havia sido um Campeonato Baiano à frente do Vitória, em 1999. No futebol francês, onde teve prolongada passagem, venceu a Copa da Liga Francesa com o Bordeaux em 2007. O título da Copa do Brasil coroa o trabalho do comandante em seu maior desafio. A falta de títulos não é mais um problema na carreira de Ricardo Gomes.
“Esse título não é uma afirmação porque isso tem que ser a cada competição. Amanhã vou ser cobrado pelo Brasileiro, e eu gosto disso. Já tinha ganhado copas na França, mas essa tem muito mais valor porque estou no meu país. Isso não se explica, é a pura verdade”, complementou Gomes, já de saída dos vestiários do Couto Pereira.
Fonte: terra