Vasco: camisa inspirada luta contra o racismo
Conhecido como Camisas Negras, o Vasco foi símbolo da inclusão social no futebol.
Vasco lança seu terceiro uniforme nesta quinta-feira. Em um evento na sede náutica da Lagoa, às 10h, o clube apresentará uma camisa preta, inspirada na histórica luta contra o racismo sofrida no começo do século passado. Para alimentar a discussão, a cerimônia vai começar uma hora antes, pois haverá um debate entre artistas e especialistas no assunto.
A camisa é uma homenagem aos times de 1923 e 24. Conhecido como Camisas Negras, o Vasco foi símbolo da inclusão social, num período em que acabou sendo desfiliado da liga profissional de futebol por permitir atletas negros. Foi solicitada a retirada de 12 jogadores, pois os adversários entendiam que o esporte era apenas para a elite.
“O Vasco foi perseguido por sua vocação humana, social e democrática, numa época em que as elites, os brancos e os ricos dominavam o esporte e controlavam a política em torno dele. Mas, apesar de provocado e ameaçado, não teve dúvidas em ficar ao lado dos discriminados”, discursa Fábio Fernandes, vice-presidente de marketing do clube.
Desfiliado da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (Amea), o Vasco disputou uma liga paralela, uma espécie de segunda divisão. Voltou anos depois. Antes, porém, foi obrigado a construir de um campo próprio. Nascia ali a participação dos sócios na construção do estádio de São Januário.
“A criação do novo terceiro uniforme é uma homenagem mais do que justa aqueles homens que comandavam o clube naquela época, e que nos faz relembrar um belo capítulo da história do nosso Vasco. Esse novo terceiro uniforme dá às novas gerações a possibilidade de conhecer e discutir um assunto que se passou em 1924, mas que é motivo de orgulho até hoje para todo vascaíno”, comentou o presidente Roberto Dinamite.
Fonte: ig