Vasco muda do inferno ao céu

O clima no Vasco é outro no vestiário, nas viagens e dentro de campo.

Em menos de duas semanas, o ambiente no Vasco mudou da água para o vinho. De time de pior campanha na Taça Guanabara, a equipe de São Januário não sofreu gol nas últimas três rodadas do primeiro turno do Campeonato Carioca. Outra evidência: foram 12 gols marcados em apenas dois jogos desde a chegada de Ricardo Gomes. O clima é outro no vestiário, nas viagens e dentro de campo.

Parte desta mudança é creditada ao novo treinador. Analisando o Vasco de Paulo César Gusmão e o atual, é nítida a diferença de trabalho e relacionamento. O antigo treinador quase não realizava treino tático. Erros eram corrigidos nos coletivos. Com Ricardo Gomes, o time ensaia insistentemente posicionamento com ou sem a bola.

Logo no primeiro dia à frente do grupo, Gomes conversou individualmente com cada jogador. Eram dicas de virtudes e defeitos que cada um precisava assimilar. O novo treinador é adepto do diálogo. Nas últimas semanas, o clima entre o elenco e a antiga comissão técnica não era nada amistoso.

“O clima é outro com a chegada do professor Ricardo. Ele mudou a cara de todo mundo aqui dentro. O que ele faz com o jogador é importante para recuperar a confiança”, observa o zagueiro Dedé.

treino Vasco

No futebol, como em qualquer outra atividade, o grupo se compromete com o líder quando este exerce bem a função e tem carisma. Não que o jogador faça corpo mole quando o técnico não conta com a simpatia do grupo. Em contrapartida, é comum o time correr, jogar e ganhar pelo treinador. E isso tem acontecido.

Ao contrário do que se especulou, Felipe e Carlos Alberto jamais tiveram problema de relacionamento. Nunca foram melhores amigos, mas se respeitavam. Longe de melhor da forma física, Felipe corre contra o tempo para voltar a ser o meia que chegou à seleção brasileira. Já Carlos Alberto, sem ambiente com o presidente Roberto Dinamite após séria discussão na terceira rodada, preferiu se transferir para o Grêmio.

Sem o ex-capitão, o time acabou ganhando um meio-campo leve. Taticamente, o esquema atual favorece a nova formação. Ricardo Gomes mudou a forma de jogar, dando liberdade aos laterais Fagner e Ramon e orientando os jogadores de meio a encostar insistentemente nos homens de frente.

Fonte: ig

Comente

Veja também
Philippe Coutinho em visita a São Januário em 2017
Phillipe Coutinho deve assinar com o Vasco nesta segunda-feira

A tendência é de que Phillipe Coutinho chegue ao Vasco da Gama por empréstimo de um ano junto ao Aston Villa-ING.

JP estreia pelo profissional do Vasco
Conheça a história de JP, garoto de Goiânia que é destaque no Vasco após empenho do pai

JP teve seus vídeos filmados pelo pai em Goiânia e chamou a atenção de um empresário que o levou para avaliações até no Vasco da Gama.

Philippe Coutinho em ação pela Seleção Brasileira
Qual Vasco Philippe Coutinho reencontrará? Veja análise

A volta de Philippe Coutinho será marcada pelo reencontro com Payet, animação da torcida e reformulação no Vasco da Gama.

Vasco x Coritiba pelo Brasileiro A3 Feminin
Vasco goleia o Coritiba e se garante na Série A2 do Brasileiro Feminino

As meninas do Vasco da Gama golearam o Coritiba por 5×1, garantem o acesso à Série A2 e agora busca do título da A3 do Brasileiro.

Douglas Luiz em treino da Seleção Brasileira
Juventus anuncia contratação de Douglas Luiz, cria do Vasco

Douglas Luiz, cria do Vasco da Gama, assinou contrato com a Juventus por cinco temporadas, até meados de 2029.