Vasco: Pc Gusmão acredita na base e reforços

PC Gusmão aposta na base e nas contratações pontuais para conquistar o Estadual 2011.

O Vasco estreia nesta quarta-feira no Campeonato Carioca nesta quarta-feira, contra o Resende, às 19h30m (de Brasília), em São Januário, buscando um título que não vem desde 2003. Diante de estrelas como Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Fred e Loco Abreu, o técnico PC Gusmão aposta na base mantida de 2010 e contratações pontuais para tirar o Gigante da Colina da fila e conquistar o Estadual 2011.

Pc Gusmão

– A exigência da própria torcida é que ganhe o título. O ano passado foi muito difícil, principalmente desde a minha chegada antes da Copa do Mundo. Foi difícil nossa trajetória, até mesmo em função de muitas lesões, jogadores subindo para o profissional. Agora, esse ano, com uma base montada, contratações pontuais: trouxemos o Marcel, pois não tínhamos jogador de referência, o Eduardo Costa, que vinha bem no Monaco, um volante bom de saída, o próprio Misael, que trouxe do Ceará, o Anderson Martins, que nós vínhamos observando. Não podemos pensar diferente das outras grandes equipes, o que fará a diferença é o comprometimento desse grupo – opina PC, convidado do programa Arena SporTV, desta terça-feira.

Segundo PC, o Vasco vive uma realidade diferente das realidades de Flamengo, Fluminense e Botafogo.

– Esse ano é de equilibrar as finanças, cumprir compromissos. A nossa maior motivação será honrar nosso clube. Fizemos contratações pontuais, dentro do nosso poderio financeiro. O que a gente espera é que a sequência da competição nos mostre um time competitivo. Não podemos esquecer do Felipe, Carlos Alberto, Eder Luis, do Zé Roberto.

O comandante vascaíno alerta para os times considerados pequenos, que começaram a se preparar para o Estadual antes dos quatro grandes do estado.

– Não podemos esquecer das outras equipes, que vem trabalhando há bastante tempo. Em 2005, trabalhei no Cabofriense e, no primeiro turno, eliminamos o Flamengo e Fluminense e disputamos a final da Taça Guanabara com o Volta Redonda. É um Campeonato Carioca que motiva a todos, em função disso que estamos falando, da contração do Ronaldinho Gaúcho, daqueles jogadores que não tiveram muito tempo para atuar no ano anterior, do Botafogo, o atual campeão, do Fluminense, campeão brasileiro.

 Carlos Alberto

– O Carlos Alberto se apresentou muito bem até mesmo antes da contratação do Ronaldo (Gaúcho) pelo Flamengo. Já havíamos conversado no final do ano passado. Fez uma bela pré-temporada, a preparação é fundamental para que a qualidade possa fluir. Como motivação, é para todos, é a motivação de se ganhar um Campeonato Carioca. Em 2005, o Kleber Leite fez uma contratação, o Romário. Nessa época era técnico de goleiros do Fluminense e conseguimos ganhar o Campeonato Carioca com o gol de barriga do Renato (Gáucho).

Vasco no ápice

– O início tem que ter cuidado muito grande, pois o atleta vem de uma parada de um mês, onde ele extravasa tudo o que passou no ano. Há sempre avaliações iniciais, da comissão técnica, fisiologia. O período é curto para iniciarmos o trabalho com bola. Foram 11 dias de trabalhos intensos. De 70% a 80% a gente entra na competição e, para a sequência, a partir da quinta, sexta rodada, nós podemos estar mais soltos para jogar futebol.

Estrutura do futebol carioca

– Não, não mudou. Acho que, em condições de trabalho, acho que São Paulo está bem mais na frente que o Rio de Janeiro. O próprio Muricy (Ramalho) falou, após a conquista do título brasileiro do Fluminense, que não adianta conquistar títulos sem estrutura.

Neymar

– Pela maturidade, pela forma que ele está atuando, chamando a responsabilidade. Tivemos exemplos, no pré-olímpico do Chile de 2003, ou no início de 2004, se não me engano, naquela seleção tinha vários craques, grandes atletas, e ninguém chamou a responsabilidade. Ficamos fora das Olimpíadas. Fico feliz porque é mais um atleta brasileiro a despontar.

globoesporte.com

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Confira as chances do Vasco de Libertadores e rebaixamento no Brasileiro

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

André Rizek apresentando o programa Seleção Sportv
André Rizek revela frustração com Coutinho e cobra meia do Vasco

Apresentador do Sportv, André Rizek não poupou críticas ao as atuações do meia Philippe Coutinho, do Vasco da Gama.

Felipe durante treino no Vasco
Felipe deve promover mudanças drásticas no Vasco para enfrentar o Atlético-GO

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe pode mandar a campo um time cheio de novidades para a partida contra o Atlético-GO.

Pitta, atacante do Cuiabá
Pitta no Vasco? Clube enfrenta concorrência e valor milionário pelo atacante

Vasco da Gama mira a contratação do atacante paraguaio Isidro Pitta, que atualmente defende a cores do Cuiabá.

Ex-jogador e comentarista Tostão
Tostão surpreende ao avaliar ano do Vasco e exime Paiva de culpa

Ex-jogador analisou a temporada do Vasco da Gama e a campanha do time sob o comando do técnico Rafael Paiva.