Vasco: a virada do século
O Vasco conseguiu de forma heróica marcar quatro gols no segundo tempo e sagrou-se campeão.
Nesta segunda-feira, dia 20 de dezembro de 2010, os vascaínos celebram os dez anos de uma das maiores conquistas da história do clube, o título da Copa Mercosul de 2000. Depois de estarem perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo, no Palestra Itália, o Vasco conseguiu de forma heróica marcar quatro gols no segundo tempo e sagrou-se campeão com show de Romário e Juninho Paulista. O feito foi apelidado pelos torcedores como “A Virada do Século”.
“Quando começou o segundo tempo, todo mundo estava ciente da dificuldade que seria virar o placar, mas o grupo sabia que a reação era algo viável, pois tínhamos uma equipe de muita qualidade. E apesar de tudo, todos nós sabíamos que o mínimo que devíamos fazer era honrar a camisa do Vasco. E com o jogo rolando, foi tudo acontecendo e quando percebemos já tinha virado o jogo de uma forma incrível, eu tenho certeza de que nunca mais terá um jogo como este, foi algo inesquecível” disse Pedrinho ao site oficial do clube.
A arrancada vascaína começou com uma substituição realizada pelo treinador Joel Santana (contratado apenas quatro dias antes do jogo) no início do segundo tempo. O técnico promoveu a entrada de Viola no lugar de Nasa. O atacante infernizou os defensores alviverdes e as oportunidades de gol começaram a surgir. Aos 13 minutos, Juninho Paulista sofreu pênalti e Romário converteu. Dez minutos depois, novo pênalti em Juninho Paulista e mais um gol do baixinho.
O empate só saiu aos 40 minutos, após cruzamento da direita a bola sobrou para Juninho Paulista que não perdoou. O feito já seria heróico até então, mas o Vasco conseguiu mais e no último suspiro concretizou o milagre. Aos 48 minutos, Viola fez jogada na esquerda e a bola sobrou para Juninho Paulista, que chutou em cima da zaga. No rebote, Romário, sozinho, mandou para o fundo do gol palmeirense. Vasco campeão. Uma das viradas mais inacreditáveis da história do futebol.
A lembrança deste tempo contrasta com a realidade atual. A última conquista vascaína foi o Campeonato Carioca em 2003. A torcida espera que o título histórico da Copa Mercosul de 2000, o último internacional conquistado pelo Vasco, sirva como inspiração para o time voltar ao caminho das vitórias.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 3 x 4 VASCO
Local: Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 20 de dezembro de 2000
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (MG)
Gols: Arce, aos 36, Magrão, aos 37, e Tuta aos 45 minutos do 1º tempo; Romário aos 14, 23 e aos 48; Juninho Paulista aos 40 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Flávio e Juninho (Palmeiras); Hélton, Odvan, Jorginho Paulista e Nasa (Vasco).
Expulsão: Júnior Baiano aos 32 minutos do 2º tempo.
PALMEIRAS: Sérgio; Arce, Gilmar, Galeano e Tiago Silva; Fernando, Magrão, Taddei e Flávio; Juninho e Tuta (Basílio)
Técnico: Marco Aurélio
VASCO: Hélton, Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Jorginho (Paulo Miranda); Nasa (Viola), Juninho e Juninho Paulista; Euller (Mauro Galvão) e Romário
Técnico: Joel Santana
ESPN