Câmara aprova Dia da Resposta Histórica do Vasco no calendário oficial do Rio

Dia da 'Resposta História' do Vasco da Gama foi aprovado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (22).

Resposta Histórica do Vasco da Gama
Resposta Histórica do Vasco da Gama (Foto: Rafael Ribeiro)

A ‘Resposta Histórica’ do Vasco da Gama, um dos capítulos mais emblemáticos do futebol brasileiro na luta contra o racismo foi reconhecido pelo poder público do Rio de Janeiro. A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (22), um projeto de lei que inclui a data oficialmente no calendário oficial da cidade.

O proposta foi idealizada pelo vereador vascaíno Tarcísio Motta, assíduo frequentador das arquibancadas de São Januário. Após a votação que decretou o reconhecimento da data no cronograma de celebraçãoes do Rio de Janeiro, o político celebrou:

“É sempre muito importante falar de onde vem esse debate. Tem a ver com a chamada data da Resposta Histórica, que é uma resposta que o Clube de Regatas Vasco da Gama deu em um determinado momento diante de uma tentativa de outros clubes que tentavam limitar a participação de atletas profissionais que, ao fim e ao cabo, limitavam a participação dos atletas negros. E aí é nessa questão muito cara para a torcida do Vasco, mas que é importante para todas as torcidas do futebol brasileiro… ‘Eu já lutei por negros e operários’. É o que a torcida do Vasco, com muito orgulho, canta nas arquibancadas. Essa data colocada no calendário oficial é para se lembrar de um clube importante na cidade, mas sobretudo da perspectiva de como é necessário lutar contra o racismo no futebol todos os dias, contra toda e qualquer manifestação racista”.

A carta escrita em 7 de abril de 1924 pelo então presidente do Vasco, José Augusto Prestes, ficou conhecida como ‘Reposta Histórica’ por não ceder as pressões da federação de futebol do Rio, na época, (AMEA) que exigia do Cruzmaltino (atual campeão da competição) a exclusão de analfabetos (negros ou brancos de origem humilde) do seu quadro de atletas. O Gigante da Colina, através de seu mandatário, se negou a cumprir a determinação, enviando o documento a entidade.

Perda de contato

O Time da Cruz de Malta perdeu o elo com parte importante de sua história. O Clube não possui contato com nenhum parente de José Augusto Prestes. O último aconteceu em meados de 2013, com um familiar distante que, na ocasião, morava em Petrópolis, município da Região Serrana do Rio.

Eu tinha um contato com um sobrinho-neto ou sobrinho-bisneto dele. Isso lá por 2013, mas perdi esse contato. Ele morava em Petrópolis“, disse João Ernesto Ferreira, vice de Relações Especializadas do Vasco.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Lúcio Barbosa na inauguração da Exposição dos 100 anos da Resposta Histórica
SAF sabia do processo do Vasco contra a 777 desde o começo da semana

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, se reuniu com Lúcio Barbosa, o CEO da SAF, ainda no começo da semana.

Josh Wander e Jorge Salgado
Gestão Jorge Salgado desaprova ação do Vasco contra a 777 e cita ‘passado sombrio’

Em nota, a Gestão de Jorge Salgado reconheceu o problema da 777, mas condenou a ação e frisou que a empresa sempre cumpriu as obrigações.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Vasco acerta a contratação de Álvaro Pacheco; técnico pode estrear contra o Fortaleza

Os jogadores do Vasco da Gama já foram informados da escolha por Álvaro Pacheco e anúncio deve ser a qualquer momento.

Felipe Carregal e Pedrinho em coletiva em São Januário
Carregal revela que a 777 pegou R$ 25 milhões emprestado com o Vasco

O vice-presidente jurídico do Vasco da Gama, Felipe Carregal, disse que a 777 Partners obrigou a SAF a devolver parte do aporte de 2023.

Pedrinho em reunião com José Roberto Lamacchia
Pedrinho aponta desejo da 777 de vender a SAF e cita Crefisa; empresa nega

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, é próximo a José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, que patrocina o Palmeiras.