Vasco é 1º em jogadores da base usados na Série B, mas o 8º em tempo de jogo

No primeiro turno, o Vasco da Gama utilizou 16 jogadores oriundos da base, somando um total de 347,9 de minutos jogados pelos garotos.

Gabriel Pec contra o Confiança (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Gabriel Pec contra o Confiança (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Diante da séria crise financeira, o Vasco da Gama tem apostado na garotada para compor boa parte do elenco na Série B. É também uma tradição do Clube, que na história tem grandes talentos revelados. Atualmente, são 16 jogadores oriundos da base no elenco, o que o coloca como clube que mais usou garotos na Série B no primeiro turno.

O Gigante lidera o ranking total de jogadores utilizados, seguido por Goiás, que já colocou em campo 11 garotos, e o Botafogo, com 10. Entretanto, quando leva em consideração a minutagem de jogadores da base na competição, o Cruzmaltino é apenas o oitavo, com 347,9 minutos, sendo que os líderes são o Londrina (710,3), Vitória (698,1), e o Alvinegro de General Severiano (520,6).

Vasco é o 8º em tempo para os garotos na Série B
Vasco é o 8º em tempo para os garotos na Série B (Foto: Lucas Kotovicz/GE)

Quem fez o levantamento foi o site Globo Esporte, usando como base os próprios dados e também do O Gol. De uma forma geral, dos 629 jogadores que jogaram o primeiro turno da Série B, 105 deles (16,85%) saíram da base dos seus respectivos clubes, 142 (22,58%) são emprestados de outros lugares e 381 (60,57%) chegaram em definitivo. Falando exclusivamente do Gigante, já foram 16 garotos utilizados na competição, incluindo Arthur Sales, negociado com o Lommel SK, da Bélgica.

Os garotos

  • Goleiros: Halls, Lucão
  • Defensores: Cayo Tenório, Ricardo Graça, Miranda, Riquelme
  • Meias: Caio Lopes, Bruno Gomes, Juninho, Andrey, MT
  • Atacantes: Vinicius Paiva, João Pedro, Arthur Sales, Gabriel Pec, Figueiredo

O detalhe, entre eles, é que nenhum se firmou como titular absoluto. Quem mais chega próximo disso é Andrey, que está na equipe principal desde 2016, além de Ricardo Graça, Miranda, Bruno Gomes e Gabriel Pec. Lucão e Halls são os reservas imediatos de Vanderlei, caso parecido com Cayo Tenório e Riquelme. Caio Lopes está ganhando espaço agora, enquanto Juninho, MT e Vinícius voltaram ao Sub-20 e João Pedro anda esquecido.

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.