Vasco se solidariza com Marcus Rashford, da Inglaterra, vítima de ofensas raciais
O Vasco da Gama enviou apoio ao atacante Marcus Rashford, que foi alvo de ofensas racistas após perder a final da Eurocopa com a Inglaterra.
Na tarde do último domingo (11), aconteceu a grande decisão da Eurocopa entre Itália e Inglaterra, e a Azzurra saiu com a conquista. O fato de a Seleção Inglesa ter perdido o título depois de tanta expectativa gerou revolta de muitos torcedores que, em parte, apelou para ofensas racistas.
Os alvos foram Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka, que perderam os três pênaltis que renderam a derrota da Inglaterra, em pleno estádio Wembley, em Londres. Com a histórica luta contra o racismo e qualquer tipo de preconceito, o Vasco da Gama se solidarizou com o primeiro citado, que joga no Manchester United.
RACISMO NÃO! Estamos juntos nessa luta, como sempre! Mantenha-se forte nessa luta, Rashford!
Vasco da Gama
RACISMO NÃO! Estamos juntos nessa luta, como sempre!
— Vasco da Gama (@VascodaGama) July 12, 2021
Keep strong in this fight @MarcusRashford #SayNoToRacism#DigaNãoAoRacismo https://t.co/163ab8SJeh
A decisão
Itália e Inglaterra ficaram no 1 a 1 com a bola rolando, nos 90 minutos e depois na prorrogação. Luke Shaw marcou para os ingleses e Leonardo Bonucci a favor dos italianos. Na decisão por pênaltis, prevaleceu a Azzurra que superou o adversário por 3×2 nas penalidades. Na última, Gianluigi Donnarumma defendeu a cobrança de Bukayo Saka.
Os comentários ofensivos enviados através das redes sociais dos atletas tiveram grande repercussão nas últimas horas, com muito repúdio, inclusivo do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. Espera-se que providências aconteçam sejam tomadas autores de tais palavras sejam punidos como se deve.