‘Vaquinha’ virtual bate meta, e Vasco terá muro pintado em homenagem a Barbosa
Projeto Negro Muro desembarcará em breve em São Januário para pintar muro próximo à piscina com homenagem a Barbosa, ídolo do Vasco da Gama.
Idealizado em 2018, o Projeto Negro Muro, que eterniza rostos de personalidades negras das mais variadas áreas de atuação em paredes do Rio de Janeiro, chegará em breve ao Vasco da Gama.
Isso porque termina na próxima sexta-feira (02) a ”vaquinha” virtual promovida com o intuito de homenagear o ex-goleiro Moacir Barbosa, um dos maiores ídolos da história do Clube.
Até o fechamento desta matéria, vale ressaltar, a campanha já havia arrecadado R$ 40.432, ou seja, mais que o total pretendido de R$ 39.800. O valor excedente será convertido em cestas básicas, que serão doadas à Barreira do Vasco, comunidade vizinho a São Januário.
A ideia de homenagear Barbosa, além da questão racial, levou em consideração outro fator primordial: o centenário do ídolo, que aconteceria em 27 de março caso ele estivesse vivo.
Para Pedro Rajão, idealizador do Negro Muro, o projeto sempre buscou homenagear alguém ligado ao esporte, e Barbosa foi considerado o nome ideal.
Barbosa é um dos nomes mais importantes na luta contra o racismo. Ele sofreu grande boicote e perseguição midiática, que se perpetuou de forma brutal. A verdade é que nunca há segunda chance ao homem negro. Nos anos 1950, ele foi massacrado. E nunca se confirmou que ele teve culpa naquele gol que tirou a Copa do Brasil. Sempre quisemos ter alguém atrelado ao esporte no projeto, e o Barbosa é o nome certo.
Pedro Rajão
O muro onde Barbosa será pintado fica atrás de um dos gols de São Januário, próximo à piscina. A previsão é que o trabalho tenha início no final de julho e demore pouco mais de uma semana para ficar pronto.
A conversa com o Vasco para pintar Barbosa aconteceu há aproximadamente três meses. Também houve autorização por parte da família de Barbosa.
Até aqui, o Negro Muro já retratou 18 pessoas negras nas paredes cariocas, como Marielle Franco, Cartola e Mussum, entre outros.