Álvaro Miranda fala sobre acordo com o Fluminense por 30% dos direitos de Miguel

Ex-gerente de futebol da base do Vasco da Gama, Álvaro Miranda falou sobre acordo com o Fluminense por 30% dos direitos do atacante Miguel.

Miguel na base do Vasco
Miguel na base do Vasco (Foto: Carlos Gregório Jr)

O ex-gerente de futebol da base do Vasco da Gama, Álvaro Miranda, falou sobre o atacante Miguel, do Fluminense, confirmando que 30% de seus direitos econômicos pertencem ao Cruzmaltino, com base em acordo firmado no ano de 2016.

Em entrevista ao UOL, o filho de Eurico Miranda afirmou que tem a cópia de um contrato assinado e que realimente o Cruzmaltino tem direito a 30% dos direitos econômicos do atacante que busca rescisão com o Fluminense na Justiça.

– Confirmo. Inclusive tenho esse documento em cópia. O pai, porque queria aumento, pediu a liberação. Como tínhamos contrato de formação em vigor rigorosamente em dia, não liberamos. Mais para frente recebi ligação do Marcelo Teixeira. Na época tínhamos acordo entre os clubes formadores que ninguém poderia pegar jogador de outra agremiação com contrato em vigor. Então, falei que só liberaria mediante algum percentual para o Vasco como clube formador, e aí firmamos de 30% para o Vasco e 70% para o Flu.

Em outro trecho da entrevista, Álvaro Miranda citou que o Fluminense deveria informar com mais clareza sobre a participação do Vasco nos direitos de Miguel. Ele também citou que não é do seu conhecimento se o pai do jogador sabia do acordo firmado pelos clubes.

– O pai do atleta não tem direito nenhum sobre os direitos federativos. O Miguel era 100% do Vasco, que era o clube que o registrou. Então, para fazer contrato para ceder os direitos, não precisa da anuência do pai. O acordo foi firmado de clube para clube. Se ele não tinha ciência, aí já não sei. Caberia ao Flu passar para ele, né? Mas firmei isso na época com o Marcelo Teixeira. Ele pode confirmar. Inclusive, se ligar para o Vasco, esse documento está lá assinado pelos presidentes dos dois clubes.

Por fim, o ex-gerente citou que quando deixou o cargo ele informou aos membros na nova direção sobre o contrato de Miguel e outros jogadores que deixaram o Vasco, mas o Cruzmaltino é detentor dos seus direitos econômicos.

– Não recorreu porque tínhamos uma linha de trabalho de que o jogador que não estivesse satisfeito, não forçaríamos a nada, mas como tínhamos os direitos, não poderíamos lesar o clube. Então, entramos em acordo com o Flu, liberamos o atleta e ficamos com o percentual futuro. Inclusive, quando saí do meu cargo de gerente, passei para o pessoal da nova direção a respeito desse acordo e de outros, mas esse específico do Miguel confirmo porque participei diretamente. Agora, se o pai tem ciência ou não, não cabe a mim.

A atual diretoria cruzmaltina não se manifestou ainda oficialmente sobre a situação, mas monitora o imbróglio na Justiça entre o jogador e o Fluminense, que deve ser resolvido em breve.

Comente

Veja também
Falhas individuais viram marca do Vasco no início do Brasileiro

Com mais uma falha individual, o Vasco da Gama sofre outro revés no Brasileiro 2025 e erros viram marca do Clube na competição.

Lucas Freitas desfalca o Vasco na Sul-Americana; Loide fica à disposição

Com uma lesão detectada no pé, Lucas Freitas não enfrenta o Puerto Cabello na Venezuela; Loide fica à disposição de Felipe.

Loide evolui: atacante justificará contratação? Opinamos, veja

Após desconfiança, Loide Augusto dá a volta por cima no Vasco da Gama, vem de boas atuações e empolga a torcida.

Felipe elogia base do Vasco ao comentar atuação do zagueiro Luiz Gustavo

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe destacou a presença de atletas da base no plantel do Cruzmaltino.

Jovens da base devem ganhar chance no Vasco em meio à maratona de jogos

Com Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, Vasco da Gama fará 10 jogos no mês de maio.

Milton Neves decreta futuro do Vasco no Brasileiro

Apresentador de TV, Milton Neves não titubeou ao analisar a realidade do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro.

Renato Maurício Prado critica decisão do Vasco de poupar Vegetti e Coutinho

Comentarista esportivo, Renato Maurício Prado reprovou a decisão do Vasco da Gama de preservar Coutinho e Vegetti diante do Palmeiras.

Detalhes separam Vasco de anunciar Fernando Diniz como novo treinador

Sem técnico desde a saída de Fábio Carille, Vasco da Gama está prestes a ter Fernando Diniz como seu comandante.

Aproveitamento do Vasco em 2025 já é pior que nos anos em que caiu

Vasco da Gama soma duas vitórias, um empate e quatro derrotas até aqui na atual edição do Campeonato Brasileiro.

Vasco é processado após criança ser atingida por saco de cimento em SJ

Episódio aconteceu em nas dependências do complexo esportivo do estádio de São Januário, durante uma competição de natação infantil.