Vasco relembra último jogo oficial contra Garrincha, defendendo o Botafogo

O último jogo entre Vasco da Gama e Garrincha pelo Botafogo aconteceu no dia 05 de setembro de 1965, pela Taça Guanabara.

Coronel e Garrincha
Coronel e Garrincha (Foto: Acervo/CPAD/CRVG)

A última partida oficial entre o Vasco e Garrincha, com a camisa do Botafogo, aconteceu em 05 de setembro de 1965. Naquele tempo, o antigo estado da Guanabara era governado por Carlos Lacerda, o Brasil estava sob o governo de Castello Branco, e Israel e Alemanha Ocidental restabeleceram relações diplomáticas. O encontro final entre o Gigante da Colina e o “Anjo das pernas tortas” pelo seu alvinegro carioca ocorreu na última rodada da primeira edição da Taça Guanabara. O Vasco venceu por 2 x 0, com gols de Oldair no primeiro tempo e Paulistinha (contra) na segunda etapa.

Garrincha é um ídolo inconteste do futebol mundial e durante 12 anos construiu uma das mais belas carreiras no futebol no Botafogo. De 1953 a 1965 Garrincha defendeu as cores do alvinegro e encerrou a carreira no Olaria, em 1972.

O “Anjo das pernas tortas” já atuou com o manto Cruzmaltino em uma oportunidade. Em 1967, aos 33 anos, em um amistoso contra a seleção de Cordeiro, uma cidade do interior do Rio de Janeiro famosa por suas festas e exposições agropecuárias as margens do Rio Macuco. Garrincha fez um dos seis gols na vitória de 6 x 1 sobre o selecionado cordeirense.

Garrinha era famoso por seus dribles e seu maior marcador foi o lateral esquerdo Coronel. Coronel era o apelido de Antônio Evanil da Silva e no Vasco foi campeão carioca de 1956 e 1958. Sobre Garrincha Coronel disse ao Globo Esporte em 2012:

“Eu tentava (marcar o Garrincha). Quando eu não conseguia, eu segurava (pela camisa). Não havia cartão amarelo. Eu parava o jogo. Para não dar um pontapé no maior ponta-direita de todos os tempos. Eu iria me sentir mal se o Garrincha deixasse de participar da próxima partida machucado por mim. Era quase impossível marcar o Garrincha. Era um sonho”.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

VASCO 2×0 Botafogo/RJ

Data: 05 de setembro de 1965

Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro/RJ

Público: 115.064 – Renda: Cr$ 72.927.380,00

Árbitro: Frederico Lopes

Vasco: Gainete; Joel, Brito, Fontana, Oldair; Maranhão e Lorico; Luisinho, Célio, Mário, Célio e Zezinho. Técnico: Zezé Moreira.

Botafogo: Manga; Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Aírton e Gérson; Garrincha, Sicupira, Jairzinho e Roberto. Técnico: Daniel Pinto.

Gols: Oldair 40/1T (VAS) e Paulistinha (contra) 5/2T (VAS).

Obs.: Nessa partida, o Club de Regatas Vasco da Gama conquistou a Taça Guanabara de 1965, a primeira edição dessa competição.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Era tempos que o Vasco tendo a frente gente séria,fazia historia , primeiro campeão no Maracanã ,e esta Taça Guanabara a primeira a ser disputada .O lateral esquerdo Oldair ,veio de minas como volante ,mas acabou deslocado para a lateral esquerda onde fez grandes partidas ,descobrindo a sua verdadeira posição ,tinha um chute forte marcando vários gols .O ponta Luizinho ,foi descoberto quando o Vasco junto com o Flamengo ,participou de um quadrangular no recem inaugurado Estádio Serra Dourada ,si não me engano os outros dois time era o Vila Nova ,clube tido como o maior torcida e , Atletico Goianiense .Luizinho foi o grande nome deste torneio ,pelas suas atuações ,acabou sendo contratado pelo Vasco ,era um grande ponta direita ,cogitado até por convocação a Seleção Brasileira .Era bons tempos de títulos e vitorias ,bem diferente de hoje ,rebaixado no campeonato brasileiro e,correndo sério risco de acontecer também no campeonato estadual ,

  • Responder

    Na escalação do VASCO, Célio aparece 2 vezes

  • Responder

    Desgraça de jogadores.

Comente

Veja também
Gary Medel em confusão contra o Santos
Medel quase foi preso ao tentar agredir um guarda no jogo contra o Água Santa

Clima entre o chileno Medel e o restante do elenco e comissão do Vasco da Gama tem ficado cada vez mais insustentável.

Nova camisa do Vasco da cor preta
Vazamento de patrocínio máster irrita dirigentes do Vasco

O Vasco da Gama fechou o maior patrocínio máster da sua história com uma casa de apostas e vai receber R$ 115 milhões.

Vasco x Fortaleza no Castelão
Caio Ribeiro analisa time e projeta futuro do Vasco no Brasileiro

O Vasco da Gama não vence há quatro jogos no Campeonato Brasileiro e Caio Ribeiro analisou o atual cenário do Clube.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Reserva no Vasco, Puma é novamente convocado pela seleção uruguaia

Mesmo na reserva do Vasco da Gama, Puma está na pré-lista da Seleção do Uruguai e deve disputar a Copa América 2024.

Edmundo destaca decepção com a política do Vasco
Edmundo condena comentário de Gustavo Villani em jogo do Vasco

Edmundo não gostou nada do comportamento do narrador Gustavo Villani, na transmissão de Athletico-PR x Vasco da Gama.