Vasco pode voltar a ter eleições diretas após quase 100 anos

O Vasco da Gama teve presidentes eleitos diretamente nos primeiros anos de suas história, entre 1898 e 1921.

Comendador Antonio de Almeida Pinho
Antonio de Almeida Pinho, último a ser eleito diretamente no Vasco (Foto: Memória Vascaína)

Há uma grande expectativa em relação às eleições diretas no Vasco da Gama. Embora o tema tenha sido aprovado com grande folga na Assembleia Geral Extraordinária do último domingo (30), o resultado está sob judice até que o caso seja analisado no TJRJ.

Depois da reviravolta na última eleição, quando Alexandre Campello superou o seu antigo aliado, Julio Brant, na reunião da Lagoa após terem vencidos juntos na votação em São Januário, a implementação das eleições diretas ganhou força no Clube, até chegar a ser incluída no texto da reforma do estatuto.

Na convocação da AGE, no entanto, o presidente da Assembleia Geral do Vasco, Faues Mussa, colocou o item eleições diretas separado da reforma do estatuto, sendo que este último foi retirado da pauta semanas antes da realização da reunião, o que gerou revolta em correntes políticas do Clube.

Caso se confirme na Justiça, o Vasco voltará a ter eleições diretas após quase 100 anos. Segundo informação da página Memória Vascaína, comandada pelo historiador vascaíno Henrique Huebner, o Vasco elegeu presidentes diretamente nos primeiros anos de sua história, entre 1898 e 1921.

O último presidente eleito diretamente pelos sócios no Vasco foi o Comendador Antonio de Almeida Pinho, em 15 de abril de 1921. Ele era dono da Fundição Progresso e foi o autor da primeira contribuição para a construção de São Januário. No fim daquele mesmo ano aconteceu uma reforma estatutária que delegou poderes de eleição da diretoria para o Conselho Deliberativo.

Mais sobre:Eleição
1 comentário
  • Responder

    Eleição direta já

Comente

Veja também
John Textor na CPI das apostas esportivas, no Senado Federal
Joia do Vasco pode parar no Botafogo em 2025

Lyon negocia com o Vasco da Gama a compra de Rayan, já que é o mesmo grupo do Botafogo, o jovem pode ir para o rival.

Treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa
Rayan treina com elenco em reapresentação; Coutinho e Léo podem seguir fora

Rayan não teve lesão constatada e treinou normalmente, já Coutinho e Léo fizeram atividades leves nesta quinta-feira.

Pedrinho, presidente do Vasco
Sem acordo, Vasco e A-CAP voltam à disputa em arbitragem na FGV

As partes manifestarem acordo após suspensão, e Vasco e A-CAP voltam à disputa em arbitragem na Fundação Getúlio Vargas.

Raphael Vianna, CFO do Vasco
CFO do Vasco revela que dívida da SAF aumentou e prevê limite em gastos

Em entrevista, o CFO do Vasco da Gama, Raphael Vianna, afirma que dívida da SAF aumentou em R$ 350 milhões; Clube busca redução.

Nova camisa do Vasco
Nova camisa 3 do Vasco é aprovada por jogadores e vira sucesso de vendas

Após meses de planejamento, o Vasco da Gama lançou a camisa 3 em homenagem aos 100 da Resposta Histórica, com aprovação dos atletas.