Confira o retrospecto do Vasco em estreias na Copa do Brasil

Com ótimo retrospecto em estreias, o Vasco da Gama fará sua 30ª participação na Copa do Brasil contra a Caldense-MG.

Vasco contra o Botafogo
Vasco enfrenta o Botafogo pela Copa do Brasil

Clube que mais participou da Copa do Brasil, o Vasco está indo para a sua 30ª participação no mais tradicional torneio mata-mata brasileiro. Com ótimo retrospecto em estreias, (73,5%), o Cruz-maltino fará sua primeira partida contra a Caldense-MG. E, se encaminhando para sua quarta disputa da Série B, o Cruz-maltino mantém o ótimo desempenho em estreias mesmo nos anos que esteve na ‘segundona’.

Na primeira delas, em 2009, o Vasco bateu o Flamengo-PI facilmente por 4 a 1, evitando o jogo da volta e já garantindo vaga na segunda fase. Com Dorival Junior no comando e um time que encaixou rapidamente, o Cruz-maltino chegou até as semifinais na edição em questão, sendo eliminado de maneira invicta pelo Corinthians, à época com Ronaldo Fenômeno. Com um 1 a 1 num Maracanã lotado na ida e um 0 a 0 polêmico na volta, o sonho do título inédito acabou sendo adiado. Dois anos depois, porém, os cariocas saíram da fila e fizeram história ao conquistar a Copa do Brasil sobre o Coritiba, em pleno Couto Pereira.

Em 2014, quando o Vasco esteve pela segunda vez na Série B, a caminhada não foi tão duradoura, tendo caído nas oitavas de final contra o ABC-RN, seu parceiro de divisão à época. Na estreia, empate por 0 a 0 contra o Resende, dando o tom do que seria aquela temporada: desempenho fraco e time sendo vaiado ao apito final no dia em que conquistou o acesso.

Dois anos mais tarde, mais uma participação no segundo escalão do futebol brasileiro. Porém, uma importante vitória na estreia da Copa do Brasil contra o Remo, em pleno Mangueirão. A base do Vasco ditou o ritmo do triunfo, com Henrique e o falecido Thalles participando diretamente do gol único da vitória por 1 a 0. O lateral-esquerdo cruzou com perfeição para o atacante, que testou bonito para fazer o gol único da partida. O Vasco viria a ser eliminado nas oitavas pelo Santos.

Problema à vista?

Além das participações do Vasco na Copa do Brasil em anos de Série B, há outro fator chamativo em estreias na competição. A última vitória em jogo inaugural do torneio veio somente em 2017, quando Nenê marcou duas vezes de pênalti para dar a vitória ao Cruz-maltino sobre o Santos-AP. Desde então, o Vasco flertou bastante com eliminações precoces, tendo sido, inclusive, eliminado de fato em 2018, na primeira vez que o Vasco caiu na Copa do Brasil em sua primeira fase no torneio. Cabe lembrar que nem todas as vezes que o time carioca estreou na Copa foram na primeira fase. No ano da última Copa do Mundo, por exemplo, por ter participado da Libertadores, o Vasco só estreou nas oitavas de final.

Foi nessa ocasião que o Vasco perdeu pela única vez em sua estreia de Copa do Brasil, sendo, inclusive, eliminado. Derrota por 3 a 0 para o Bahia, com a equipe carioca quase revertendo a situação, vencendo por 2 a 0 em São Januário. Em 2019, empate com o Juazeirense-BA com direito a muitos sustos: após sair na frente, o Vasco levou a virada na etapa final e precisou empatar com um pênalti polêmico nos minutos finais da partida, com Maxi López. No ano em questão, os times visitantes jogavam pelo empate em jogo único.

Em 2020, já com Germán Cano na equipe, foi do artilheiro o gol de empate contra o Altos-PI após sair atrás com gol contra de Marrony. O Vasco perdeu um verdadeiro caminhão de gols e correu sério risco de ser eliminado precocemente no fim da partida, quando o time piauiense quase marcou após cobrança de escanteio.

Para 2021, a estreia será em uma das próximas quartas (10 ou 17 de março), contra a Caldense em Poços de Caldas. Será que o Vasco mantém os bons números de quando está na Série B ou a tônica recente de dar sustos no seu torcedor se repetirá?

Confira o retrospecto do Vasco em estreias na Copa do Brasil:

Jogos – 29

Vitórias – 18
Empates – 10
Derrotas – 1

Aproveitamento – 73,5%

Gols Pró – 55
Gols Contra – 26
Saldo de Gols – 29

Com o Vasco na Série B:

Jogos – 3

Vitórias – 2
Empates – 1
Derrotas – 0

Aproveitamento – 77,7%

Gols Pró – 5
Gols Contra – 1
Saldo de Gols – 4

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:Copa do Brasil
Comente

Veja também
Vasco perde para o Bahia pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Bahia pelo placar de 5×1 nesta quinta-feira, pela 5ª rodada do Brasileiro Sub-20.

Coutinho e Adson treinam normalmente e devem enfrentar o Sport

Após problemas físicos, Coutinho e Adson treinam no CT Moacyr Barbosa e devem integrar lista de relacionados do asco da Gama contra o Sport.

Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem ao elenco do Vasco em preleção

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.