Especialista em estatística avalia chance do Vasco escapar do rebaixamento

Especialista em estatística avalia chance do Vasco da Gama escapar do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Germán Cano durante o jogo contra o Coritiba
Germán Cano durante o jogo contra o Coritiba (Foto: André Durão)

A situação do Vasco no fim da atual temporada do Brasileirão não é animadora. Apesar de ainda não estar efetivamente rebaixado, os 38 pontos na 38ª rodada praticamente selaram o passaporte do clube para a Série B. Se a situação já era de desesperança, dados estatísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tornam ainda mais evidente o cenário do time: a probabilidade de rebaixamento divulgada é de 100%.

Com apenas nove vitórias no campeonato, o Gigante da Colina precisa vencer o Goiás e o Fluminense superar o Fortaleza, na próxima quinta, e, além disso, tirar uma diferença de 12 gols no saldo para se salvar da Série B. Segundo o professor do Departamento de Matemática da UFMG, Gilcione Nonato Costa, esta é uma situação quase impossível.

— Um jogo de futebol não funciona como o basquete, em que as pontuações chegam a 200, por exemplo. O gol é algo raro se comparado aos outros esportes. Matematicamente, a possibilidade existe, mas é estatisticamente improvável — disse o acadêmico.

Se a possibilidade matemática existe, mesmo que seja considerado um evento milagroso, por que os dados divulgados pela universidade apresentam probabilidade de rebaixamento em 100% para o Vasco?

De acordo com Gilcione, o sistema de cálculo utilizado considera nulo todo tipo de probabilidade menor que 1 em 200 mil — e este é o caso da fuga do rebaixamento para o Vasco. Desta maneira, as possibilidades de rebaixamento se tornam totais.

— As probabilidades do Vasco escapar de um rebaixamento são menores que 1 em 1 milhão. É algo da mesma ordem de grandeza que ganhar na Mega Sena, por exemplo — explicou o professor.

Depois de 17 derrotas na temporada, o torcedor cruz-maltino precisa sonhar com uma improvável vitória de 11 a 0 sobre o Goiás, já rebaixado, na próxima quinta, mas também tem que torcer pela derrota do Fortaleza — 17º colocado — rival do Fluminense no mesmo dia, o que torna as chances ainda menores.

Fonte: Extra Online

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Goias..

  • Responder

    Pelo pouco ou pelo muito que vocês gostam do Vasco, dispensem… dê de graça… pague a quem quiser… mas por favor, me desapareçam que este tal de Pikachu (“Pica Fumo” – na minha região, significa “”imprestável””) e, para aproveitar a “carona”, mande também: Ricardo “sem” Graça, o “nanico” do lateral esquerdo e o “meio de campo” todinho (que fica só passeando em campo e não resolve nada). Favor atender este meu pedido e, vamos iniciar a “Série B”, com mais ânimo e confiança. A vergonha é muito grande… Não houve nenhum jogo neste Brasileirão/2020 que vim a assistir com tranquilidade. Foi só sufoco… só insegurança… só vergonha… só desespero… E por isto, e com razão e com merecimento, hoje o Vasco está aonde e como está e, com certeza é para onde irá – SÉRIE B. De novo!!! Pela QUARTA VEZ… Haja coração…. Só mesmo um “milagre” para tirá-lo de lá e, “milagre” não combina com futebol. Com futebol combina “raça”, “determinação”, “caráter”, “dedicação”, “respeito” e principalmente a “Boa Vontade”. Não a “força de vontade”, pois a “força” acaba e, a “BOA VONTADE” de seguir em frente lhe dá a o motivo e a razão para vencer… Não sei se alguém (do Vasco – Responsável) irá ler ou receber este “texto”. Se não receber, pelo menos, desabafei comigo mesmo e… se sim receber, me sentirei realizado, pois este pouco eu estava querendo lhe transmitir desde o início do campeonato. Não o fiz, porque não sabia como mas, como o fiz agora, me sinto conformado. Espero não ter desagradado ninguém. A verdade dói. Mas doa em quem doer, a verdade sempre será o melhor caminho. Att, Benedito Vitor.

  • Responder

    Acho que o Vasco tem que fazer um rastreamento nos jogos para ver se houve irregularidades nas equipes, como escalações de jogadores irregular. Fazer um trabalho igual ao Fluminense e ganhar no tapetão. ?

  • Responder

    Vai perder p curitiba , bando de bostas do caralho.

Comente

Veja também
Vegetti em ação pelo Vasco contra o Fortaleza
Sem marcar há 2 jogos, Vasco enfrentará rival que leva poucos gols

Ataque do Vasco da Gama passou em branco nos últimos dois jogos e se prepara para encarar defesa sólida do Athletico-PR.

Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Rafael Paiva é o 7º interino a comandar o Vasco na década; relembre nomes

Técnico do Sub-20, Rafael Paiva assumiu o time principal do Vasco da Gama após a saída conturbada do técnico Ramón Díaz.

Zé Elias na ESPN Brasil
Zé Elias condena protesto de torcedores e diz que Vasco não é ‘destino atrativo’

Comentarista da ESPN Brasil, Zé Elias não poupou críticas a atual situação do Vasco da Gama e da SAF do Clube.

Ramón Díaz durante jogo na Arena Independência
Vasco e Ramón Díaz travam queda de braço por multa rescisória

Ex-técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz alega que foi demitido pelo Clube. Já o Cruzmaltino afirma que o argentino pediu para sair.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho questiona pagamento a Jorge Salgado após venda da SAF do Vasco

Filho de Eurico Miranda, Euriquinho voltou a cobrar transparência do Vasco da Gama no contrato firmado com a 777 Partners.