Equilíbrio entre defesa e ataque explicam melhora do Vasco no Brasileiro

Consolidação da nova dupla de zaga e melhor aproveitamento do ataque são fatores que marcam a arrancada do Vasco da Gama no Brasileiro.

Time do Vasco no Maracanã
Time do Vasco no Maracanã (Foto: André Durão)

Cinco rodadas, quatro vitórias, 12 pontos e um salto à oitava colocação. A arrancada do Vasco, que ganhou sequência em grande triunfo por 2 a 0 no clássico com o Fluminense, na segunda-feira, pela 29ª rodada do Brasileirão, é uma das principais histórias deste segundo turno. O momento mudou de vez o panorama do clube, que iniciou o campeonato lutando contra o rebaixamento e agora é um dos postulantes a uma vaga na Libertadores.

Hoje, o Vasco é o oitavo colocado, com 39 pontos. Está muito perto da considerada “nota de corte” para não correr qualquer risco de descenso. O olhar é para cima: são 7 pontos de distância para o Bahia, que abre o G6 e tem um jogo a menos. Distância que o técnico Fernando Diniz vê como injusta:

— Era para estarmos posicionados mais acima na tabela, com certeza. Tem muitos pontos que deixamos pelo caminho, em partidas que estávamos com o jogo ganho ou melhores que o adversário. Ao contrário, não ocorreu muito, de fazermos uma partida muito ruim e não pontuar. Eu acho que o Vasco tem elenco para avançar. Vamos conseguir? O tempo vai dizer.

De qualquer maneira, a proximidade do G6 é positiva, uma vez que há dois semifinalistas da Libertadores (Palmeiras e Flamengo) e um da Copa do Brasil (Cruzeiro) dentro da zona de classificação, ampliando as chances de um maior número de vagas ao fim do Brasileirão. O próprio Vasco é outro semifinalista do mata-mata nacional, podendo garantir a vaga na Libertadores em caso de título.

Melhora defensiva

A campanha vascaína tem números impressionantes. No segundo turno, só fica atrás de Palmeiras e Flamengo, que brigam rodada a rodada pelo título da competição. São 20 pontos em 10 jogos, contra 22 do alviverde e 21 do rubro-negro.

A boa campanha passa pela melhora em dois setores, principalmente a defesa: as chegadas de Robert Renan e Carlos Cuesta mudaram a segurança na última linha, em especial nas bolas aéreas.

Comparados às demais rodadas do Brasileirão, nos quatro jogos em que os dois formaram a dupla de zaga, o aproveitamento subiu de 38,7% para 83.3%; os gols sofridos, em média, despencaram de 1,6 por jogo para 0,25; e o número de finalizações médias necessárias para sofrer um gol pulou de 7,9 para incríveis 74. Os dados são da plataforma Sofascore.

Além deles, a chegada do volante Barros também mudou o sistema defensivo. O jovem imprimiu intensidade e combatividade ao setor e ainda não perdeu jogando como titular desde que voltou. Ele soma 1,9 desarmes e 3,6 recuperações de bola por jogo.

Janela certeira

Na frente, Rayan explodiu. Destaque do clássico, o atacante de 19 anos marcou seis gols nos últimos seis jogos e ganhou a titularidade de Vegetti como centroavante. A mudança permitiu a entrada de Andrés Gómez no ataque, que aumentou o volume ofensivo e o poder de recomposição pelas pontas. O trio ofensivo formado pela dupla com Nuno Moreira ajudou o maestro Philippe Coutinho a ser ainda mais influente: são quatro gols nos últimos dois jogos.

Robert Renan, Cuesta, Barros e Gómez foram chegadas assertivas na última janela de transferências. Movimentos que mudaram a perspectiva do clube e do trabalho de Diniz.

— Assim que abriu a janela, tinha uma exigência externa para contratar, e a gente, sem dinheiro, tinha que fazer movimentos cirúrgicos. As contratações vieram no fim da janela, depois de muito trabalho. Todos somaram — comemorou o treinador.

Agora, ele tem a possibilidade de conduzir o Vasco a um caminho muito parecido com o que fez no rival Fluminense, em 2022. Naquele ano, um elenco tricolor longe dos favoritos no Brasileirão garantiu a classificação matemática à Libertadores com três rodadas de antecedência. Na ocasião, o tricolor perdeu pela última vez na rodada 31 e depois, emendou seis vitórias em sete jogos.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Vasco lança aplicativo oficial com conteúdo exclusivo para os torcedores

Nova plataforma do Vasco da Gama reunirá em um único lugar notícias, vídeos, bastidores, entre outros recursos.

Bastidores de Vasco x Fluminense tem previsão de Pedrinho e hino no vestiário

Vasco da Gama derrotou o Fluminense por 2×0, no Maracanã, e chegou aos 39 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro.

Zubeldía minimiza derrota para o Vasco e projeta duelos da Copa do Brasil

Técnico do Fluminense, Zubeldia analisou o clássico contra o Vasco da Gama e comentou como o resultado pode influenciar na Copa do Brasil.

Benfica aciona o Vasco na Justiça por dívida de venda de ex-zagueiro

O Benfica acionou o Vasco da Gama na Justiça por conta de uma dívida referente ao zagueiro João Victor, que deixou o Clube.

Saiba quanto o Vasco terá que desembolsar para comprar trio de reforços

O Vasco da Gama já sabe quanto pagará para comprar os zagueiros Robert Renan e Carlos Cuesta, e o atacante Andrés Gómez.

Comissão indicia Jorge Salgado e mais 20 por venda da SAF do Vasco

A comissão no Vasco indiciou Jorge Salgado e mais diversos membros de antiga diretoria na investigação da venda da SAF para a 777.

Rayan é observado por clube inglês, que pode fazer proposta ao Vasco

Representantes de grande clube da Inglaterra estiveram no Maracanã para ver de perto o o jovem atacante Rayan.

Vasco anucnia parceria e estreia no Roblox

O Vasco anunciou sua chegada à plataforma Roblox, em uma parceria estratégica com a Hermit Crab Game Studio.

Nova cara! Cuesta e Robert Renan mudam defesa e se destacam no Vasco

Dupla Carlos Cuesta e Robert Renan deu nova cara ao sistema defensivo do Vasco, dando estabilidade e confiança ao elenco.

Jornalista discorda de comemoração e manda recado a Rayan

Jorge Iggor, jornalista da Globo, discordou da postura provocativa de Rayan após marcar em clássico contra o Fluminense.