CBF antecipa fim do Brasileiro e adia final da Copa do Brasil
A CBF fez mudanças no calendário de antecipou o fim do Campeonato Brasileiro de 21 de dezembro para o dia 7.

A CBF anunciou neste sábado mudanças no calendário do futebol brasileiro em 2025. O fim do Brasileirão foi antecipado de 21 de dezembro para o dia 7 do mesmo mês.
Assim, as semifinais e a final da Copa do Brasil serão disputadas depois do fim do Brasileirão. O torneio de mata-mata terminará no dia 21 de dezembro. Antes das mudanças, a Copa do Brasil acabaria em 9 de novembro.
A CBF tomou essa decisão para permitir a disputa da Copa Intercontinental por um time brasileiro caso uma equipe do país conquiste a Libertadores deste ano. O campeão sul-americano vai estrear na competição no dia 10 de dezembro, contra o Cruz Azul, do México, em sede a definir.
A mudança no calendário ocorre porque não há mais clubes na Libertadores e na Copa do Brasil. O último nessa situação era o Botafogo, eliminado do torneio continental na última quinta-feira, ao perder para a LDU por 2 a 0, em Quito.
As quartas de final da Copa do Brasil começam na próxima quarta-feira, com três jogos: Atlético-MG x Cruzeiro, Athletico-PR x Corinthians e Vasco x Botafogo. Na quinta, o Bahia recebe o Fluminense. As partidas de volta serão nos dias 10 e 11 de setembro.
Depois, a competição só voltará em dezembro. As semifinais serão nos 10 e 14, enquanto os dois jogos da final serão disputados nos dias 17 e 21.
Como será a Intercontinental?
A Copa Intercontinental deste ano terá o mesmo formato inaugurado em 2024. Para conquistar o título, o campeão da Libertadores precisará vencer três partidas. No ano passado, o Botafogo foi eliminado logo na primeira partida, diante do Pachuca, três dias depois de conquistar o Brasileirão.
O intervalo de três dias entre a última rodada do Brasileirão e a estreia na Intercontinental será repetido este ano. Se derrotar o Cruz Azul no dia 10 de dezembro, o campeão sul-americano enfrentará no dia 13 Al-Ahli (Arábia Saudita), Pyramids (Egito) ou Auckland City (Nova Zelândia). O vencedor dessa segunda partida enfrentará o PSG na final no dia 17.
Fonte: Globo Esporte