Tiros na Cidade de Deus interrompem entrevistas no CT do Vasco
Reportagem da Globo precisa interromper gravação do Media Day do Vasco da Gama após tiroteio perto do CT Moacyr Barbosa.

A reportagem da Globo flagrou o disparo de tiros próximo ao Centro de Treinamento Moacyr Barbosa. No começo da tarde de quarta-feira, as gravações do Media Day do Vasco foram interrompidas por dois momentos por conta de tiroteios na região da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde fica o CT vascaíno. É importante deixar claro que o Vasco deu todas as condições para que as nossas equipes gravassem no CT – e que o clube e seus profissionais também são vítimas da violência na cidade.
Na segunda-feira, o policial José Antônio Lourenço, da Coordenadoria de Recursos Especiais, a Core, a força de elite da Polícia Civil, foi morto durante uma operação na Cidade de Deus. A equipe dele auxiliava o trabalho de investigação de policiais das delegacias do Consumidor e do Meio Ambiente, além de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), contra uma fábrica de gelo sem autorização para produzir e vender o produto. A suspeita era de que gelo contaminado era vendido a estabelecimentos da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes.
Diversos tiroteios foram registrados durante a operação policial. A via expressa Linha Amarela, no sentido Fundão, chegou a ser interditada ao trânsito por cerca de 30 minutos. No total, 19 linhas de ônibus tinham itinerários alterados. Em nota, a Rio Ônibus informou que foi o quinto episódio de violência que impactou a circulação de coletivos na cidade só no mês de maio.
As gravações interrompidas foram com os meias Philippe Coutinho e Nuno Moreira (estas feitas ao mesmo tempo) e com o goleiro Léo Jardim, que chegaram a rir, sem graça e desconfortáveis, de uma cena que, infelizmente, virou rotina na cidade. Os jogadores respondiam a perguntas quando diversos tiros foram ouvidos. Segundo pessoas que trabalham no Vasco, o barulho de disparos e de helicópteros no CT é normal, resultado de operações policiais na região.
O CT Moacyr Barbosa foi inaugurado em 2020. Ele fica próximo à Cidade de Deus, uma região que nos últimos anos concentrou episódios de violência. O Vasco, desde então, tem feito um trabalho de melhoria das instalações do local. A mais recente é a instalação de uma área molhada, com construção de uma piscina e hidromassagem para auxiliar na recuperação física dos atletas. O Vasco também tem planos de finalizar uma área de nutrição e, na lateral do CT, um setor que vai reunir sala da presidência, uma sala ampla de reuniões e um espaço reservado apenas para a comissão técnica.
Fonte: Globo Esporte