Vasco perde para o Lanús na reestreia de Fernando Diniz
O Vasco da Gama perdeu para o Lanús pelo placar de 1x0, pela 5ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana.

Fernando Diniz teve uma estreia para esquecer no comando do Vasco. Na noite desta terça-feira (13), pela primeira vez sob o comando de seu novo treinador, o time carioca colecionou mais uma atuação ruim e perdeu por 1 a 0 para o Lanús, no Estádio La Fortaleza, com gol de Carrera. O nono jogo seguido sem vencer leva o Cruz-Maltino para a última rodada da fase de grupos da Sul-Americana sem chances de avançar diretamente para as oitavas de final, mas com condições de ficar em segundo e se garantir nos playoffs.
Com a derrota, o Vasco fica na terceira posição do Grupo G da Sul-Americana, com cinco pontos, atrás do líder Lanús, com 11, e do Melgar, com sete. Para se classificar aos playoffs de oitavas de final contra algum terceiro colocado da Libertadores, o time de Fernando Diniz será obrigado a vencer os peruanos no próximo dia 27, às 19h (de Brasília), em São Januário. O próximo jogo da equipe será no próximo sábado (17), às 18h30 (de Brasília), contra o Fortaleza, em casa.
Logo nos primeiros minutos da Era Diniz, foi possível ver o esforço dos jogadores do Vasco para tentar se enquadrar nas ideias de jogo do novo treinador. O time carioca teve mais posse de bola e tentou evitar os “chutões” na saída de jogo, mas teve dificuldades para penetrar na área do Lanús. Com o jogo morno, o Vasco só conseguiu assustar em chutes de fora da área, com Tchê Tchê e Coutinho, mas sem grande perigo.
Apesar de ter mais a bola, o Vasco acabou dando muitos espaços na defesa e viu o Lanús ter a melhor chance da primeira etapa. Marcelino Moreno recebeu lançamento, invadiu a área e driblou Léo Jardim, mas Luiz Gustavo se atirou para evitar que o Cruz-Maltino fosse em desvantagem para o vestiário.
No segundo tempo, o Vasco não demorar a levar um banho de água fria. Com apenas oito minutos, Medina lançou para Salvio, que entrou em velocidade e cruzou rasteiro na área. Marcich furou, mas Carrera completou para as redes e abriu o placar.
Em desvantagem no placar, o Vasco até tentava criar algo no setor ofensivo, mas tinha muitas dificuldades na criação e passou todo segundo tempo sem conseguir ameaçar o Lanús. A situação se complicou ainda mais quando Hugo Moura, que passou a jogar de zagueiro após as substituições de Diniz, foi expulso no fim após receber segundo cartão amarelo por falta em Marcelino Moreno.
Mais vulnerável com um homem a menos, o Vasco quase levou o segundo logo após o vermelho de Hugo Moura. Marcelino Moreno cobrou falta com categoria e a bola bateu na trave após defesa de Léo Jardim. Depois disso, as duas equipes não conseguiram produzir mais nada e apenas aguardaram o apito final que selou a derrota cruz-maltina.
Lanús 1 x 0 Vasco
- Local: Estádio La Fortaleza (ARG)
- Árbitro: Carlos Benítez
- Assistentes: Roberto Cañete e José Villagra
- Lanús: Losada, Armando Méndez (Muñoz), Izquierdoz, Dejesús e Marcich; Agustín Cardozo, Medina, Marcelino Moreno (Orozco) e Carrera (Ramírez); Salvio (Segovia) e Walter Bou (Canelo). Técnico: Mauricio Pellegrino.
- Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Luiz Gustavo (Paulinho) e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê (Mateus Carvalho) e Philippe Coutinho (Alex Teixeira); Rayan (Adson), Nuno Moreira (Lucas Oliveira) e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.
- Gols: Carrera (8’/2ºT)
- Cartões amarelos: LAN: Marcelino Moreno; VAS: João Victor, Paulinho e Hugo Moura
- Cartão vermelho: VAS: Hugo Moura
Fonte: O Dia